Dúvida Display 7 Segmentos Anodo Comum

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor xultz » 20 Ago 2008 13:01

Yuri, eu não pude ver teu diagrama, acho que a maldita proxy daqui bloqueou.
Primeiro, o ULN2003 não precisa de resistor de base, cada base já tem um resistor de 2,7k, conforme o datasheet da Texas.
Segundo, se você ligou o coletor dos PNPs em 6V e alimenta o PIC com 5V, quando você coloca a saída que vai na base em nível alto, vai colocar 5V na base. 6V - 5V dá 1V, suficiente para colocar o transístor em condução, mesmo com a base em nível alto. Dessa fora, o transístor vai conduzir o tempo todo. Infelizmente (o 7805 vai até chorar ao ouvir a notícia), mas você precisa colocar os coletores na saída do 7805, ou então acionar os PNPs com outro NPN, este sim ligado na saída do PIC.
Se quiser me mandar o diagrama por email, me mande para xxultz arroba gmail ponto com, que eu te ajudo a fazer esse bichano funcionar, já toquei display de 7 segmentos na vida muitas vezes, acho que nesta eu consigo te ajudar :)
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor MOR_AL » 20 Ago 2008 16:30

Olá Yuri.

Deixa eu dar um pitaco também.
1 - Você disse que alimentou o 7805 com 6v. Acho que a mínima tensão para manter os 5V na saída é cerca de 7,5V. Mínima instantânea.
2 - Os emissores do bc558 (PNP) devem ser ligados ao +5V.
3 - Cada coletor deve ser ligado ao conjunto de anodos de cada display.
4 - A seleção dos 4 algarismos é feita por meio de um nível zero em apenas uma das quatro saídas do PIC. Exclusivo. Cada saída tem que ter um resistor de 2k2 ligado à base do seu bc558 correspondente.
5 - Cada catodo de mesma letra (a, b, c...) do display, deve ser ligado junto, e conectar um resistor de 330 ohms. A outra perna do resistor vai ao PIC. Eles são responsáveis pelo número que vai aparecer em cada elemento, acionado pelo zero lógico no resistor de base do bc558.
6 - Use uma taxa de repetição de 1/30s para não parecer "piscante". Como são 4 algarismos, cada um deverá permanecer acesso por 1/120s (1/30s * 1/4).
Acho que é isso. (salvo algum erro. He he!).
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor cmte » 21 Ago 2008 07:20

Gente,

Obrigado pelos comentários. Vamos lá:

O ULN está ligado direto na porta D do PIC. Nas saídas dele é que têm os resistores de 220r. Vocês se referem a eles como resistores de base?

O J2 é o conector que vai para os catodos dos displays. 1=segmento "a", 2=segmento "b" e assim vai. Os conectores J3, J4, J5 e J6 vão para os anodos dos displays, e estão ligados nos BC558. Os BC558 estão sendo alimentados por 6v, que é a tensão de entrada do 7805. O 7805 está fornecendo 4,85v, com estes 6v na entrada.

Entre o PIC e as bases dos BC558 têm resistores de 10k, lembrando que já testei com 4,7k e 2,2k.

Não sei se importa para o problema, mas o RV1 é um resistor variável para a tensão de referência do ADC (2,55v), e o U4 é o LM35, que não fica na placa. Está ligado por fios de 15cm de comprimento.

O J10 e o J9 são os pinos do suporte da bateria de backup do DS1302.

Xultz, tô te enviando por email os desenhos.

Tô quase pegando a lista telefônica pra ligar pra mãe diná! :D

Abraços a todos!

Yuri.
cmte
Byte

Mensagempor Maurício » 21 Ago 2008 07:43

Pergunta bobinha, mas, o ULN está aterrado (pino oito)? É que no desenho não aparece.

As portas do PIC estão configuradas como saída?

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor cmte » 21 Ago 2008 08:18

Maurício,

Bom dia.

O pino 8 está aterrado. Você deve estar se referindo ao pino 9 (o último da fileira da direita). Este está "flutuando" mesmo.
O pino 9 também precisa estar aterrado? Eu testei o ULN no protoboard e ele somente precisou do terra no pino 8 e de tensão positiva nos pinos de entrada para acionar leds, com resistores de 220r entre as saídas do ULN e o catodo dos leds.

As portas estão como saídas. O programa funciona na placa de desenvolvimento. Só alterei as saídas que controlam os BC558, pois na easypic usam o port A (0, 1 ,2 e 3), e como eu uso o ADC, mudei para o port B na placa definitiva. Na easypic parece-me que o PIC é ligado direto nos displays, e não tem ULN. Tem outro CI. Por isso é que acho que está aí meu problema.

Obrigado,

Yuri.
cmte
Byte

Mensagempor fabim » 21 Ago 2008 08:21

yuri.
Qual a tensão que esta chegando no emissor dos BC558 ?

Testa aí.

FAbim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor cmte » 21 Ago 2008 08:31

Fabim,

Está chegando 6,15v nos emissores.

Correção: 6,30v.
cmte
Byte

Mensagempor fabim » 21 Ago 2008 08:34

e porco acaso. o C, fez o teste que eu indiqui no meu post anterior.?

Simular o uC com fiozinhos pra ver se os seguimentos acendem sem o bendito uC?
Tipo joga o resistor da base do PNP do display 1 para terra.

Pega um fiozinho liga nos 5V, e vai jogando nas portas do uln para ver se os seguimentos dão sinal de vida!!

C fez isto? caso não faça!!

E verifique antes de mais nada se realmente estes displays são anodo comum mesmo!!

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor cmte » 21 Ago 2008 09:43

Fabim,

Desculpe-me. Esqueci de comentar. Fiz sim, e os displays estão funcionando.

Tem mais coisa: há pouco, tirei os transístores e os soldei novamente para fazer o teste de novo, e não imagino o porquê (já estavam soldados direitinho) os displays acenderam, todos. O que fiz, na verdade, foi retirar todos os BC558, soldar um e testar. Aí acendeu. Então soldei novamente o segundo BC558 e acendeu também. E assim foi. Estão acendendo com um brilho bem legal.

Só que aparecem acesos os segmentos a e d de todos, e não sai disso (com o PIC espetado na placa).

Os displays são anodo sim. Comprei-os de um colega aqui do fórum, e o código impresso na lateral deles bate certinho com o datasheet.

Sem o PIC, o display cujo anodo está ligado no BC558 que vem do portB.2 fica com os segmentos a e d acesos. Troquei o ULN2003 por outro e deu no mesmo.

E agora? Problema no PIC ou algo mais?
cmte
Byte

Mensagempor fabim » 21 Ago 2008 09:54

assim.
Voce pegou o resistor, do BC5548, e jogou ao terra fom o pic fora do soquete.
Nenhum seguimento deve acenter.!!

E tem um detalhe. Esta chegando 6,3V no emissor dos BC558.
O potencial 1 do pino do PIC fica em VDD - 0.3V = 4.7V
6,3VCD - (4.7V pic + 0.56V BC558) = 1,04V

Estes 1.04V / 10K da base = 104uA.
104uA * 300 BEta do transistor = 31mA
Ou seja, mesmo os pinos de seleção do display com logica 1, todos os BC estão conduzindo.

Aí ja tem um erro elementar.!!
Voce deve pindurar um resistor de 4.7K de base para VDD.
Ou ligar os emissores dos transistores no mesmo potencial do uC, que vai sanar este pau.

2°- Feito o dito à cima, refaça o teste que tinha comentado e veja qual foi o resultado.

3°- Post os resultados.

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor cmte » 21 Ago 2008 10:30

Fabim,

SEM o PIC e ligando o terra às bases dos transístores, os segmentos ACENDEM.

Medi novamente as tensões e agora deu o seguinte, lembrando que antes os segmentos não acendiam, e agora a medida é com 2 segmentos acesos em cada display: SEM o PIC, chega 2,65v nos BC558. Com o PIC, chega 0,45v nos BC558.

Tentei ligar os BC558 nos 5v que o 7805 fornece, e só um segmento de um display acendeu, e fraquinho (Chegavam 0,25v nos BCs).

Agora mesmo o circuito está ligado (com o PIC nele), e os displays ficam acendendo de maneira errática, sendo que um par acende com a mesma intensidade (forte) e outro par acende mais fraco (bem abaixo do desejável). Este par mais fraco é justamente cujos transístores ficam mais próximos da alimentação.
cmte
Byte

Mensagempor Maurício » 21 Ago 2008 17:26

Salve, cmte.

cmte escreveu:O pino 8 está aterrado. Você deve estar se referindo ao pino 9 (o último da fileira da direita). Este está "flutuando" mesmo.
O pino 9 também precisa estar aterrado? Eu testei o ULN no protoboard e ele somente precisou do terra no pino 8 e de tensão positiva nos pinos de entrada para acionar leds, com resistores de 220r entre as saídas do ULN e o catodo dos leds.

Não, não! Era o pino 8 mesmo! Se ele não estivesse conectado, não haveria chaveamento dos transistores do ULN. O 9 é saída. Pode ficar flutuando, mesmo.

Mais uma perguntinha besta: Por um acaso, o PIC tá oscilando? Quer dizer, as conexões do cristal/oscilador estão corretas? Faça um teste fazendo um pino ficar gerando uma onda quadrada de 1Hz, p. ex., pra ter confirmação.

Não sei mais o que dizer! Eu sempre uso esse arranjo com ULN, e até agora não tive problemas.

[]'s

Ops! O 9 não é saída. É o comum dos katodos de proteção. No seu caso, pode ficar sem conexão, mesmo.
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor fabim » 21 Ago 2008 18:40

cmte escreveu:Fabim,

Medi novamente as tensões e agora deu o seguinte, lembrando que antes os segmentos não acendiam, e agora a medida é com 2 segmentos acesos em cada display: SEM o PIC, chega 2,65v nos BC558. Com o PIC, chega 0,45v nos BC558.

.

meu como é que é a história aí ?

Boiei feio agóra.
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor otavio luiz » 21 Ago 2008 22:04

100% de chances, tu ta comendo bronha, eletronica é bom porque se fizer certo funfa senão cara da esses paus ai mesmo. Confere tudo voce vai ver que esta fazendo alguma coisa errada.
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor cmte » 22 Ago 2008 20:25

Gente,

Fabim, quando disse que agora a medida era com 2 segmentos acesos, quis dizer que os segmentos "a" e "d" de todos os displays ficam acesos, e antes nem isso acontecia. Não sei se tem relação com as tensões que foram medidas, mas elas foram completamente diferentes, como escrevi.

Ontem troquei o cristal. Era 20 MHz e coloquei 4 MHz. Troquei os capacitores do cristal também. Tudo ficou na mesma.

Como estou ficando cansado, e pra não jogar tudo pela janela, dei um tempo e depois fui testar novamente. Então, SEM MEXER EM NADA, os segmentos que acendiam deixaram de acender. Então aumentei a tensão de entrada do 7805, de 6v para 9v e para 12v. Então voltaram a acender, aumentando o brilho proporcionalmente À tensão de entrada. Parei por aí, ontem.

Agora há pouco, também sem mexer em nada, coloquei novamente 6v na alimentação do circuito e tudo voltou a acender normalmente, como estava antes. Desta vez, mais interessante ainda, dá pra perceber que o programa está ao menos parcialmente funcionando. Apertando um botão, ele vai para o set mode, e apertando o outro, TODOS os segmentos alteram os valores (ao mesmo tempo) em ordem crescente: 1,1,1,1 2,2,2,2 3,3,3,3 4,4,4,4...
Como durante a fase de desenvolvimento passei por problema semelhante, acho que tenho que arrumar a ordem de acionamento dos BC558 e talvez mexer no tempo de ON e OFF (está em 2ms ON e 1 ms OFF).
Também, do jeito que está, me parece que o DS1302 não está funcionando. O programa que funciona na easyPIC utiliza ele, ligado pelo portE, através de um protoboard. No protoboard, eu o coloquei sem os capacitores (8,2pF) com o cristal de 32768, e ele funcionou direitinho. Eu deixava ele ligado durante 2, 3 dias direto, e a precisão não variava. Na placa do relógio, o DS1302 ESTÁ com os capacitores de 8,2pf. Uma perna do capacitor no cristal e outra perna do capacitor no terra, igual ao cristal do PIC.
Além dos outros problemas não identificados, tem alguma dica para o DS1302?
Eu havia decidido não mexer mais no relógio e começar do zero, pois realmente estou comendo bronha, :D , mas agora estou vendo a possibilidade de aprender mais. Só com as intervenções de vocês, já aprendi muito.
Na verdade, quero refazer tudo, desde o circuito, pois até no desenho tem montes de coisas a melhorar, mas, como disse, parece que estou "perto" de fazer esse treco de funcionar.

Abraços a todos!
cmte
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos