Caro Edson, como vai, tudo bem?
Antes, algumas correções de português: "bixo" se escreve "bicho";
"trazeira" se escreve "traseira" e "hèlice" se escreve "hélice"...rsrsrsrs
Quanto à potência do magnetron, eu sei que ela é comandada pelos intervalos de tempo em que o relé de potência liga ou desliga. Maior potência, mais tempo ligado; menor potência, menos tempo ligado. Isto não é novidade!
Vc deu algumas boas sugestões sobre o sobreaquecimento do magnetron. Eu já verifiquei o seguinte:
1 - O ventilador está normal, girando a toda velocidade e com o fluxo de ar bastante forte;
2 - Desmontei o magnetron e o mesmo encontra-se perfeito como se estivesse novo sem sujeira ou fuga para a carcaça. Também o duto por onde circulam as microondas para o interior do forno está limpo e livre de impurezas.
3 - A tampa externa do forno está muito limpa e livre de quaisquer obstruções para uma correta ventilação;
4 - O capacitor de AT encontra-se com seu valor de capacitância correto e não apresenta fuga de corrente interna;
5 - O diodo de AT também está ok. Porém, existe um diodo duplo de AT ligado em paralelo com o capacitor de AT que tem por função limitar a máxima tensão sobre o capacitor. Trata-se de um diodo duplo ligado em contrafase internamente (catodo de frente para catodo). Caso esse componente não esteja legal, pode haver um aumento da AT, fazendo o magnetron sobreaquecer;
6 - Uma outra possibilidade, seria um defeito no protetor térmico que está desarmando, ou seja, talvez esse aquecimento do magnetron seja normal para este forno e o culpado seja somente o protetor térmico com excesso de sensibilidade.
Vou verificar o link que vc enviou e um abraço! Desculpe as brincadeiras...