por MOR_AL » 31 Jan 2008 18:12
Caro renatokodaira.
Seu link mostrou que minha hipótese estava correta.
Meu led e fotodetetor não é igual ao que você descobriu neste link, porém é usado para, com o diagrama lógico mostrado anteriormente (e editado para todas as condições), determinar a posição e a velocidade do movimento do mouse.
Minha afirmação de que o detetor poderia possuir comunicação "One Wire" estava exagerada (pois até poderia ser, mas não é). Com o circuito do detetor apresentado no site, fica claro o procedimento.
Para aqueles que não entenderam o funcionamento, segue um exemplo:
a) As letras "II" são os dois fotodetetores e estão parados.
b) As letras O são os feixes de luz que são bloqueados pelo aro entre as frestas do disquinho que está entre o led e os fotos. Ela pode estar se movendo em qualquer sentido ou parada. Os pontos são por onde a luz do led passa.
c) Suponha que na maior velocidade do disquinho, o período de mudança de "luz no foto" para "não luz no foto" seja de 10ms. Se o período de amostragem do estado dos fotos for de 1ms, tudo se passa como se o movimento fosse em "câmera lenta". Haveriam muitas repetições de estados nos fotos antes de aparecer uma alteração.
No diagrama (editado e agora completo) veja a condição do estado 01 para o estado 11, para o 01 e para o 11. Alí informa que o movimento é para a direita e depois para a esquerda.
Observe as condições da mecânica à esquerda com o estado dos fotos e o comentários.
.....II.....
O..O..O.. 01 (Só há luz no segundo foto)
.....II.....
O..O..O.. 01 (Condição idêntica à anterior. Parado ou muito lento.)
.....II.....
.O..O..O. 11 (Não há luz nos dois fotos. Movimento do disquinho para a direita.)
.....II.....
.O..O..O. 11 (Condição idêntica à anterior. Parado ou muito lento para a direita.)
.....II.....
..O..O..O. 10 (Só há luz no primeiro foto. Movimento para a direita.)
.....II.....
.O..O..O.. 11 (Mudança de sentido para a esquerda)
Para que o programa funcione corretamente, cada seta do diagrama de estados tem que ser levada em conta.
Acho que agora ficou claro para mim.
Agradeço a todos pela ajuda.
MOR_AL
PS: Alterei o diagrama e esta postagem diversas vezes. Favor informar algum erro.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain