Barreira fotoelétrica.

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor edison » 27 Set 2007 18:01

Aparentemente na capsula da canetinha só tem o Led laser e o interruptor.
Eu vou destrinchar a bichinha e ver de perto mas antes eu quero comprar mais algumas prá caso venha estragar essa e ficar sem concluir os testes.
Outra coisa:
Pensando em aperfeiçoar o projeto to querendo usar 4 til78 um em cada porta de um ci 4011 ( 4 Nand) ,com isso terei 4 feixes sendo que qquer um interrompido atua a saída ativando o rele. Será que funfa??
Grato.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor fenix3 » 27 Set 2007 18:24

andre_teprom escreveu:edison,
A respeito da ponteira, voce conseguiria descobrir se o feixe é pulsado ? ( deve colocar um osciloscópio no receptor ) Isso é importante saber, pois se caso nao for, assim voce poderia aumentar ainda mais a vida útil do dispositivo.
+++

E melhorar em muito a sensiblidade em relacao a luz ambiente, que eh continua...
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor Maurício » 27 Set 2007 19:58

edison escreveu:Pensando em aperfeiçoar o projeto to querendo usar 4 til78 um em cada porta de um ci 4011 ( 4 Nand) ,com isso terei 4 feixes sendo que qquer um interrompido atua a saída ativando o rele. Será que funfa??
Grato.

Funciona, sim, mas, como é que vc vai iluminar os sensores? Vc vai modular o laser, ou vai colocar um laser pra cada sensor?

Não sei se vc conhece, mas, no mercado de segurança existe um dispositivo chamado barreira de infra-vermelho. Já viu isso?
São postes de emissores e receptores de infra. Tem uns que não são muito grandes. Talvez dê pra adaptar aí no seu caso, e a área de cobertura desses dispositivos é enorme.

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor edison » 28 Set 2007 01:41

A idéia é um laser pra cada sensor com opção de jumper (strap) na placa caso algum venha a queimar,aguardando manutenção
Quanto aos sensores de alarme citado eu já trabalhei com eles mas acho muito grandes ( alcance 60 metros)

RX/TX DUPLO FEIXE 60M EXTERNO SUNTEC
http://www.mixshop.com.br/wfotos/75578.jpg

Quero algo mais discreto para não poluir a máquina.
Basicamente os circuitos vai embutidos dentro de dois metalões paralelos de 50x50 mm com 350 mm de comprimento distanciados a 1,2 metros e feixes paralelos afastados em torno de 70mm.
A grande vantagem do laser é a facilidade de calibração (posicionamento) o que num sistema normal com espelhos e lâmpada fica crítico.
Nessa foto dá praver na boca da máquina um sistema desses mas com dois sensores (braços com lentes)

http://www.bercy.com.br/fotos/G000211.jpg

Essa aí ainda não foi automatizada (tá esperando por mim....rs)

Té mais..
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos