Capacitor eletrolitico esquentando muito !!

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Capacitor eletrolitico esquentando muito !!

Mensagempor tecman » 14 Mar 2010 13:48

amigos tenho uma fonte chaveada ela alimenta um transmissor otico veja so na saida logica +12 existe uma capacitor de 470uf/16v ele esquenta muito e sempre tenho que trocalo ja coloquei capacitor de 105 graus mas ainda esquenta este capacitor alguma solução será que se eu aumentar a capacitancia ira resolver ??
tecman
Byte

Mensagempor Francesco » 14 Mar 2010 13:58

Meu amigo,

De duas, uma... ou ele está invertido, ou está filtrando um ripple muito grande.

Retire o capacitor e coloque um osciloscópio na saída de 12V para ver o ripple. Se for muito grande, vale a pena colocar um indutor antes do capacitor.

Caso a freqüência é que seja o problema, tente colocar também capacitores de cerâmico em paralelo.

Francesco
Francesco
Word

Capacitor

Mensagempor tecman » 14 Mar 2010 14:40

Amigo a polaridade esta correta , a unica coisa que existe uma corrente de 9 amperes sendo drenada !!
tecman
Byte

Mensagempor Francesco » 14 Mar 2010 15:13

São picos de 9 amperes? Tentou tirar o capacitor e medir o Ripple?
O capacitor eletrolítico tem uma característica indutiva muito grande. É possível que tenha uma resposta melhor com capacitores de cerâmico ou poliester.
Tente colocar alguns deles em paralelo com o seu eletrolítico.
Francesco
Word

capacitor problematico

Mensagempor tecman » 14 Mar 2010 18:32

o pico e grande na partida inicial más depois fica estavel noto que o circuito que estou alimentando tem caracteristicas indutivas será que ocasiona algum problema
tecman
Byte

Re: capacitor problematico

Mensagempor fabim » 14 Mar 2010 18:54

tecman escreveu:o pico e grande na partida inicial más depois fica estavel noto que o circuito que estou alimentando tem caracteristicas indutivas será que ocasiona algum problema

TEC.
O DI/DT...
Tem que enxergar, a Z do capacitor, e a Z da carga, em um limite.
Acontece que provavelmente ele esta enxergando uma Z do capacitor muito alta, simplesmente pela frequencia..
Faça um teste.
Bata a ponta do osciloscopio do jeito que esta ai e olhe o riple.
Depois diminua o valor do capacitor.
Ta com 470 coloque 330 depois 220 e vai olhando e anotando o riple.

Depois, faça o seguinte.. Ao inves de utilizar um de 470 utilizei tipo 2 de 220 e um de 100uF, ou um de 330 e um de 220.. DEssa forma você vai puxar a Z que o indutor enxerga para baixo, e o mesmo vai ser enxergado pela carga no tempo do Toff..

Depois tu poste os resultados aí..

Abraços
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor tecman » 14 Mar 2010 19:13

eu havia ate aumentado a capacitancia mas com um unico eletrlitico de 2200uf/35v más notei que ficou na mesma cheguei até a colocar 10000uf mas como você falou sobre a indutancia vc acredita que colocando os capacitores em paralelo mudara meu resultado final ou seja minha indutancia ?? menor aquecimento vida util do capacitor maior
tecman
Byte

Mensagempor fabim » 14 Mar 2010 19:34

tecman escreveu:eu havia ate aumentado a capacitancia mas com um unico eletrlitico de 2200uf/35v más notei que ficou na mesma cheguei até a colocar 10000uf mas como você falou sobre a indutancia vc acredita que colocando os capacitores em paralelo mudara meu resultado final ou seja minha indutancia ?? menor aquecimento vida util do capacitor maior

logico,!!!!!
Veja os CAPS que ficam nas mainboards...
Eles são low ESR!! são muito mais caros que esses normais de mercado. Por isso que quando estufa, o cabra vai lá,coloca outro no lugar e pouco tempo depois da o mesmo pau...rsrsrsrs
Coloca aí pro C ver.
5 de 100uF por exemplo...

Mais olha, desculpa. Tive um certo desconforto visual... lendo que você ja colocou de maior valor PARA TESTAR.rs

Tec, tem que calcular o valor do cap...!!! Calcular !!
E se quiser diminuir o riple, precisa de um PI com um indutor, com a indutancia calculada para X amper máximo , em maxito TON... Etc, coisas de sempre..

Bom, de qualquer forma, coloca aí 5 e 100 por exemplo, e da uma olhada em como eles se comportam, e tambem o riple, encima do ultimo cap pro lado da carga..
Abraços
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor vtrx » 14 Mar 2010 20:05

Antes de mais nada,verifique se os diodos de alta velocidade se tem alguma fuga...
Ja ví muito novato 'arrumando' fontes chaveadas que 'estufam 'capacitores apenas trocando os caps e não verificando fuga AC dos diodos schottky...então volta o problema aí escolhem um de valor 'casado' ou 'maior',aí a fonte trabalha anormalmente e um dia queima,escurece trilhas ou para de vez...
vtrx
Dword

Mensagempor zazulak » 14 Mar 2010 23:58

Tente paralelar um de tantalo de 47uF com este eletrolítico.

Esta fonte não opera com ventilação forçada né?
zazulak
Nibble

Mensagempor brasilma » 15 Mar 2010 08:43

Tec teu capacitor está aquecendo por causa de sua resistência interna.

Todo capacitor "real" possui uma resistência interna não nula, os especialmente desenvolvidos para fontes chaveadas tem este valor reduzido, justamente para não acontecer o que está comentando, mas custam mais caros.

A solução então é fazer o que o colega Fabim comentou, ao invés de utilisar 1 capacitor de 470uF/16V utilisa dois ou três de 220uf/16V.

Com esta associação em paralelo a resistência interna vai cair pela metade ou 1/3 e o aquecimento também.

Pode fazer que vai resolver.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Re: Capacitor eletrolitico esquentando muito !!

Mensagempor MOR_AL » 15 Mar 2010 10:22

tecman escreveu:amigos tenho uma fonte chaveada ela alimenta um transmissor otico veja so na saida logica +12 existe uma capacitor de 470uf/16v ele esquenta muito e sempre tenho que trocalo ja coloquei capacitor de 105 graus mas ainda esquenta este capacitor alguma solução será que se eu aumentar a capacitancia ira resolver ??

Humm! Não sei não. :?
Normalmente as fontes são projetadas para durar alguns anos. Pode ser que haja outro fator influindo na fonte.
Esta fonte foi projetada para a carga que está conectada?
Que tipo de transmissor ótico é esse que funciona com 12V e esta fonte possui um ripple de corrente de 9A?
Se você decidiu trocar o capacitor, não altere muito o seu valor. Ele altera alguns parâmetros da fonte e pode forçar outros componentes.
Veja se dá para verificar a corrente entre os diodos e o capacitor. Se os diodos estiverem com fuga (por qualquer motivo), então a corrente no capacitor aumenta muito mesmo. Procure fazer isso com a fonte em plena operação. De forma dinâmica. Com todas as cargas conectadas.
Se possível, mostre as formas de onda de tensão nos diodos e corrente entre os diodos e o capacitor.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor vtrx » 15 Mar 2010 12:36

Com esta associação em paralelo a resistência interna vai cair pela metade ou 1/3 e o aquecimento também.

Ou a fonte não foi projetada para a corrente que se está usando ou tem alteração no circuito.
Garanto que os capacitores originais da fonte foram projetados para tal...alterar não garante nada se estiver respeitando os limites da fonte.
vtrx
Dword

Mensagempor brasilma » 15 Mar 2010 14:38

Estou aqui a explicar a razão do aquecimento e dar uma solução, qto a questão de "originalidade" decide o nobre colega com o problema...
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor vtrx » 15 Mar 2010 19:13

Estou aqui a explicar a razão do aquecimento e dar uma solução

Veja,nehuma fonte,ainda mais chaveada,é projetada para ser 'adaptada' ou para funcionar 'aquecendo 'capacitores.
Não estou querendo falar de mais ou demosntrar ser rude,é que trabalho com a Samsung/Sony e outras justamente na área de fontes chaveadas,inclusive dando orientações via net/webSupport.
Quando citei fugas nos diodos etc é por experiência de 15 anos na maioria das fontes do mercado.
Isso não quer dizer que neste caso estou completamente certo,teria que ver fotos da fonte ou esquema elétrico.
Adaptações vão rezolver?
talvez sim (a respeito do capacitor) mas garanto que a fonte vai superaquecer e pifar em pouco tempo.
vtrx
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos