Como aumentar RPM ventilador de teto?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Como aumentar RPM ventilador de teto?

Mensagempor Haroldo Coelho » 08 Nov 2009 17:17

como moro no Rio, muito calor, gostaria de aumentar em uns 30% a RPM dos meus 4 ventiladores de teto. DE que forma poderia fazer...pode ser só aumentando a tensão?? tem que ser via inversor de frequencia...isso não aquecerá muito o motor?

Alguém já tentou..
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor mazzer » 08 Nov 2009 17:45

Acho que a resposta não vai ser muito útil... mas vai assim mesmo.

Eu tinha um ventilador que o cano do teto ao ventilador era muito curto. Quando ligado na máxima velocidade ele só fazia barulho.
Aumentei o cano e ele ventilou melhor, mas ficou mais perto da minha cabeça...rs.

Abraço,
mazzer
mazzer
Byte

Mensagempor vtrx » 08 Nov 2009 17:46

Haroldo,só para descontrair,4 ventiladores no teto com overclock na velocidade não vai gastar mais que um ar condicionado?
vtrx
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 08 Nov 2009 18:10

elementar meu caro watson, meu ap são 3 qtos e mais a sala...são também 4 ar condicionados mas não dá para ligar os ar direto não...não sou sócio da LIGHT..
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor MOR_AL » 08 Nov 2009 18:45

Bom.
Notei que os ventiladores de teto, quando com controle de velocidade contínuo, ficavam mais lentos no final do potenciômetro. Então:

1 - Ou se bypassa o controle contínuo, deixando-se apenas o liga/desliga.

2 - Ou se mexe na defasagem do controle, para que a mesma chegue até o zero grau elétrico.

Outra opção.
Em alguns ventiladores de teto, a rotação máxima é maior que em outros.
Se o seu ventilador já tem a velocidade maior, então não recomendo esta opção. Caso contrário, esta opção é por sua conta e risco. Eu nunca tentei esta opção.
Se o seu ventilador possui velocidade final baixa, pode-se entortar um pouco mais as pás. Não entorte a chapa que fixa as pás. Isso pode deixá-las com desequilíbrio. Coloque um espaçador entre a chapa e a pá. Use uma porca com diâmetro maior que o do parafuso. Coloque esta porca em apenas um dos três parafusos que fixa a pá. Naquele lado que a pá fica mais alta. Faça isso em todas as pás. O vento deverá aumentar, mas o consumo também. Não pelo consumo, mas pelo aquecimento do motor, você deve monitorar este aumento de temperatura e ver se o motor pode sobreaquecer.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 08 Nov 2009 20:13

obrigado pelas dicas. Meus ventiladores já não tem mais dimer, apenas um diodo( numa chave de 3 posições) para uma redução de rpm nos dias frios. Desculpando minha ignorancia, a rpm não depende da frequencia, no caso 60HZ. se eu conseguir manter a mesma voltagem e aumentar a frequencia não aumentarei a RPM?
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor fabim » 08 Nov 2009 20:52

Haroldo Coelho escreveu:obrigado pelas dicas. Meus ventiladores já não tem mais dimer, apenas um diodo( numa chave de 3 posições) para uma redução de rpm nos dias frios. Desculpando minha ignorancia, a rpm não depende da frequencia, no caso 60HZ. se eu conseguir manter a mesma voltagem e aumentar a frequencia não aumentarei a RPM?

nop´´s..
Vai diminuir a rpm.
Maior frequencia, maior Z , consequentemente menor I, que vai ter um menor B nas bobinas, que vai freudinhar tudo.rs
Nesse caso, tem que diminuir a frequencia, que vai inverter todos os comentários à cima, que vai dar sobre aquecimento e pof.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 08 Nov 2009 21:27

mas FABIM, como é que se aumenta a rpm num circuito tipo inversor de frequencia...não é variando a frequencia. mais frequencia implica em maior rpm??

tudo bem, preciso estudar sobre isso..controle de motores ac...sempre fui ruim nisso.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor edison » 08 Nov 2009 22:26

Frequencia maior velocidade maior.

RPM = 120*f/p
RPM: rotações por minuto,
f = Freqüência da rede (normalmente 60Hz) e
p = número de polos da máquina.

O detalhe é que terá que ter uma rede de saída de alimentação dedicada, ou seja exclusiva pros ventiladores saindo do inversor, aumentou a vel. de um aumenta os demais.

Alterar as dimenções ou ângulo das pás surte efeito mas cuidado com o desbalanceamento.

Não esqueça que o ventilador apenas movimenta o ar do ambiente, se ele for quente ( mais leve e fica em cima) vai jogar ar quente,somado com o calor gerado pelo motor. O ideal seria renovar com o externo.
Existe uns modelos que pulverizam àgua nas pás para melhorar a humidade relativa mas não é o seu caso.

Té mais.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor cmte » 09 Nov 2009 01:44

Mais ou menos na linha do que o MOR_AL escreveu, você pode mexer no ângulo de ataque das pás, solução aparentemente melhor do que o simples aumento da rotação, que pode ocasionar "cavitação" nas pás. Isso aumentaria volume de ar deslocado a cada rotação. Outra coisa interessante, comentada pelo mazzer, é aumentar a distância (se possível e/ou necessário) entre o teto e as pás. Também é relacionado a evitar a cavitação.
cmte
Byte

Mensagempor brasilma » 09 Nov 2009 08:29

Creio que a solução seria realmente pela frequência, porem teria de ser um circuito simples, caso contrário "o molho vai ficar mais caro que o peixe).

Eu fiz alguma coisa muito parecida (100 - 1KHz 200V (variável) 400W) porem um projeto caro, com IGBT, display, talvez dê para fazer alguma coisa mais simples.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 09 Nov 2009 08:40

realmente, pensando bem, para aumentar a RPM eletronicamente, precisaria de dois fios exclusivamente para cada ventilador...e como numa instalação doméstica um comum, neutro, é sempre ligado a todos as lampadas e ventiladores de teto, teria que passar mais cabo pelo eletrodutos - tarefa inglória.

Realmente, a idéia do MORAL é a melhor, e verei se poderei fazer isso. não empenar as hélices, mas incliná-las mais um pouco colocando um espaçador numa das laterais. estou aqui agora longe mas estou pensando que algumas pás precisam estar prensadas contra base redonda para ficarem firmemente presas...e se eu afastá-las, corre o risco de não ficarem firme e cair na minha cabeça...ou o que é pior, cair na cabeça da patroa.

..sei não.... acho que vou abortar essa missão.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor MOR_AL » 09 Nov 2009 09:18

Haroldo.
Não estou me referindo aos parafusos que fixam a peça metálica ao corpo do motor. Estou me referindo aos parafusos que fixam as pás à esta peça metálica. Os primeiros estão quase que alinhados, impedindo a inclinação sem deformação. Os últimos formam um triângulo, permitindo tal inclinação sem deformação.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 11 Nov 2009 13:19

Olha!
Tomei coragem e coloquei 4 arruelas, como espaçador, em cada pá do ventilador de teto da sala. Deu +/- 0,6 cm de variação na pá.
Que o vendo aumentou, aumentou, mas.... não foi lá essas coisas não.

Tenho um semelhante no quarto. A velocidade de rotação final dele é maior que a do ventilador da sala. Como os motores são iguais, só restou o circuito de controle para serem diferentes.
Não coloquei um curto no controle para saber se a velocidade final iria aumentar, mas tenho convicção de que o ângulo de condução é menor do que deveria.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor brasilma » 11 Nov 2009 14:43

Um detalhe sobre a questão de aumentar a inclinação das pás - que provavelmente todos devem ter imaginado - mas que não custa comentar, é que a potência do motor geralmente é calculada em função disto, alterando, aumenta a carga e pode acabar reduzindo a rotação e causando aquecimento (pela sobre-carga), e no final não altera nada (em termos de produção de vento).

Tenta aqueles ventiladores com aspersor de água.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos