SG2524 com feed-back opto-isolado

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

SG2524 com feed-back opto-isolado

Mensagempor KrafT » 08 Jun 2009 09:04

Seguinte...

Resolvi trazer o SG2524 para o lado HV de uma fonte Push-Pull, para eliminar os transformadores de pulso dos gates dos mosfet´s de potencia.

Até aí tudo bem, mas não fui/estou sendo feliz no feed-back... A regulação de carga fica péssima e não acho nenhum esquema que use um TL431, mais opto com SG para me basear...
KrafT
Dword

Mensagempor KrafT » 09 Jun 2009 10:11

Bom... realmente não deve ser usual isolar o SG da tensão de saida...

Então o jeito é levantar a curva de ganho do conjunto amp-op + TL431, e comparar com a realimentação necessária ao SG.

Depois ver a reação dele para mudancas bruscas de tensão de saída, etc, etc...

Se tudo falhar, volto ele para o lado direito da equação, daonde nunca deveria ter saído.
KrafT
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 09 Jun 2009 19:34

Tá parecendo é que o pessoal que utilizada o controladora no outro lado da isolação galvânica sempre usa aquele esquema do TL431 que mata o controladora...
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor KrafT » 10 Jun 2009 10:24

Poisé... Creio que a única pessoa que entende de fonte chaveada e frequenta fórum é o MOR_AL...

Mas voltemos à solitária jornada:

Imagem

Para um DeltaI de 5,2A tenho um DeltaV de 2,4V... :cry:

Mas vou insistir um pouco ainda antes de mandar o SG de volta para casa...

PS: Os eixos estão com os nomes trocados.
KrafT
Dword

Mensagempor KrafT » 10 Jun 2009 13:11

Meu querido blog... O treco está ficando assim:

Imagem

Imagem
KrafT
Dword

Mensagempor kaoalex » 10 Jun 2009 19:30

Só para te fazer companhia... :D
Troço bunito esse aí!

Afinal todo blog tem lugar para os comments!

:lol: :lol: :lol:
kaoalex
Byte

Mensagempor MOR_AL » 11 Jun 2009 08:21

Olá KrafT. Tudo bem?!

Eu não estava entendendo o que você quer fazer.
Por favor responda as minhas perguntas. Talvez eu possa ajudá-lo.

Caso eu demore (a partir de agora) a responder, é porque meu PC está com problemas de acesso a internet e muito lento. Estou postando no PC da minha mulher e nele não tem nada meu, de modo que qualquer coisa eu tenho que fazer um malabarismo para responder.

Vamos às perguntas:

1 - Você montou esta fonte postada acima? Está muito boa.
2 - Coloque o esquema. Do circuito original e do que você quer alterar.
3 - Forneça a faixa de tensão de entrada e as tensões de saída.
4 - Forneça a máxima corrente de saída para cada tensão de saída.
5 - Onde você obteve o esquema desta fonte?

Agora vamos às dicas:

1 - Se a fonte originalmente aciona as chaves (semicondutores de chaveamento de potência) através de trafos, pode ser devido a:
a) A parte do controle está isolada (galvanicamente) do circuito da rede.
b) O acionamento através de transformadores possui uma vantagem em relação aos outros tipos de acionamentos. Possui baixa impedância. Isso capta menos interferência das comutações de potências das chaves.
2 - A inclusão do CI no lado da rede, exige que:
a) No início, haja um circuito para alimentá-lo. Um resistor com um zener limitando a tensão máxima sobre o CI. Alguns circuitos mais elaborados possuem um transistor que desliga este circuito após este início.
b) Após o início, haja um segundo circuito para continuar a alimentação do CI. Este segundo circuito é proveniente do trafo principal. Um enrolamento com um diodo e um capacitor.
c) Haja um isolamento galvânico no circuito de realimentação. Normalmente se inclui um TL431 com um foto-acoplador. A impedância do foto-transistor do foto-acoplador é bem mais alta que a dos transformadores de pulso que acionam as chaves. Capta mais interferências que a opção com trafos. Sua fonte fica sugeita a mais interferências devido às potências geradas no chaveamento. Seu circuito tem que ser mais bem elaborado, inclusive na parte do layout.

Aguardo suas respostas.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor KrafT » 11 Jun 2009 10:01

Obrigado pela atenção, MOR_AL. Vamos às respostas...

1)Montei e fiz o lay-out com 4 PCI´s, a Vermelha na vertical é só comando (SG 2524) e driver de mosfet (IR2110). A placa verde vertical é filtro de entrada e seletor de tensão. A Potencia fica na placa inferior. Numa placa superior, que não aparece, fica a supervisão da fonte (Indicador Fuga-terra, sub e sobre-tensão, sobre corrente, sensor temperatura e acionamento do cooler e outras frescuras...)

2)Me baseei no esquema clássico das fontes de PC, mais precisamente nessa versão de 550W http://ludens.cl/Electron/PS40/Figure1.gif O que alterei, meio na irresponsabilidade foi trocar os transistores de potencia por mosfet "drivados" por um IR2110, com o SG ligado direto no IR. O feedback eu fiz com TL431 mais 4N25. Depois posto o circuito de realimentação.

3) Eu testo basicamente em 127 e 220V, pois tem uma chave seletora que liga/desliga o dobrador na entrada ( bem clássico ). Depois de ter resolvido a estabilidade de saida, eu iria me focar na tolerancai de entrada.

4) Eu consigo 400W dessa fonte. (27V x15A). Mas estou brigando com a flutuação da tensão conforme o grafico acima.

5) Fontes de PC AT.

PS: Se usar o trafinho no gate dos mosfets, eliminar o IR 2110 e realimentar o SG direto, a saida varia 0,5V para a mesma variacao de carga, o que é toleravel pelo equipapento. Mas quero fugir desse trafinho.

PS1: O transformador da direita da foto alimenta o circuito de comando, sempre. O Comando não se "auto-alimenta".

PS3: Já anulei a limitação de corrente da parte de AT, para ver se era ela que causava a oscilação da tensão, sem sucesso.

Para finalizar, vou tentar colocar uma blindagem entre a PCI de comando e os demasi componentes para ver se é interferencia.
KrafT
Dword

Mensagempor MOR_AL » 11 Jun 2009 11:16

Olá Kraft.
Conheço este circuito. Seu funcionamento é bem explicado em algum site (talvez até mesmo no que você postou).
A análise do autor é interessante e bem complexa. Vou concatená-la com o que você está fazendo e ver se acho alguma coisa para postar.
Devido à complexidade desta fonte, peço que aguarde com paciência. Se eu não puder ajudá-lo eu informo assim mesmo, para que você não fique sem resposta. OK?
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor KrafT » 11 Jun 2009 12:51

Então... Tudo funciona certo, a potencia inclusive.

O problema é que não estou conseguindo informar ao SG o quanto a tensão de saida variou...

Mas acabo de ter uma ideia: Basta esquecer momentaneamente a isolação da rede e ligar o SG direto na saida, aí eu elimino o opto, o TL431 e vejo se realmete é só esse o problema.

Quando conseguir um tempo para fazer isso, eu posto os resultados aqui.
KrafT
Dword

Mensagempor MOR_AL » 11 Jun 2009 14:08

Kraft.
Mostre o circuito com a sua alteração, inclusive o circuito com o 431.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor KrafT » 11 Jun 2009 17:27

Segue esquema do comando. Observe que liguei o 4N25 na entrada de compensação, aonde obtive melhor estabilidade.

http://img132.imageshack.us/img132/2663/figura1f.jpg
KrafT
Dword

Mensagempor fenix3 » 11 Jun 2009 18:11

Ola Kraft,
Em varias literaturas que vi, no TL431 entre o pino de referencia(1) e a entrada de tensao de regulagem(+27 no seu caso), existe um CAPACITOR fazendo um rapido feedback, talvez seja isto!
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor ELFS » 11 Jun 2009 21:12

Kraft

Boa noite!

Uma das causas pode ser o tempo de resposta do foto acoplador, pesquise um foto acoplador rapido, compativel com a frequencia de chaveamento da fonte.

ELFS
ELFS
Byte

Mensagempor fabim » 11 Jun 2009 23:42

egídio, eu devo ser "O MANÉ" que ainda não entendeu o problema...
Se me fiz entender, o riple está alto ? é isso ?

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos