por Pask » 30 Mar 2008 22:06
Amigos, estou tentando usar um termopar tipo J para fazer uma medição de temperatura da seguinte forma: entro com o seu sinal num amplificador de instrumentação de precisão do tipo AD620 alimentado com +/-5V e, na saída do mesmo, ligo diretamente um multímetro digital na sua escala de 200mV para a leitura direta da temperatura no visor. Evidentemente, ajustei o ganho do AD620 para converter a tensão do termopar em um valor diretamente proporcional à temperatura em graus Celsius que eu preciso ver no display do multímetro.
Para o meu caso, esse ganho tem que ser de 196,257, pois, com este valor, a conversão é direta.
Exemplo:
Para uma temperatura de 20ºC, a tensão de saída desse tipo de termopar é de 1.019,1 uV. Com o ganho citado, na saída do AD620 eu teria uma tensão proporcional de (0,0010191 x 196,257) = 0,200006V ou, aproximadamente, 200mV a ser mostrado no multímetro. O que corresponderia exatamente à temperatura de 20ºC. Inclusive, já fiz a simulação no Proteus que confirmou meus cálculos.
Mas, o que está errado? O que está acontecendo é que, mantendo o termopar exposto à temperatura ambiente que, hoje, ficou em torno de 26ºC, a tensão de saída do AD620 fica em torno de -0,5 mV ou -500 uV.
Para o termopar tipo J, este valor de tensão, deveria corresponder a uma temperatura de -10ºC !!!
Então, vc poderia dizer? O AD620 está com defeito.
Eu respondo: não, não está. Removi o termopar e fiz um divisor de tensão com dois resistores ligados nas entradas diferenciais do AD620 e obtive em sua saída a tensão correta para o ganho com o qual estou trabalhando! Ficou provado e confirmado que o AD620 encontra-se perfeito.
Seria o termopar com defeito? Termopar dá defeito? Eu ganhei este termopar de uma indústria onde o mesmo já se encontrava fora de uso e tive até que adaptar dois conectores tipo forquilha em seus terminais, pois os terminais originais já não existiam mais. Ele me foi dado de presente já usado, pois estava encostado no depósito da fábrica.
Supondo que não seja o termopar, o que poderia ser então ???
Agradeço uma luz...