Olá Pessoal.
Comentando as suas respostas na ordem cronológica:
1 - Marcos.
Você se refere àqueles mouses que possuiam dois sensores em cada disquinho. Neste caso eu concordo contigo. Porém, como lhe havia dito antes, meu mouse possui apenas um dispositivo receptor. Pode ser até que dentro dele hajam dois sensores.
Não quero reinventar a roda, apenas quero saber como ela funciona, para poder utilizar os seus princípios em outros projetos.
O link informado possui dois casos:
a) Disquinho com duas fileiras de raias, o que recai na condição de dois sensores por direção (X ou Y).
b) Disco com raias que permitem identificar a posição. Este tipo de disco permite saber o sentido do movimento. Basta apenas comparar duas observações adjacentes. O detalhe é que este disco possui as raias apropriadas para tal, que não é o meu caso.
2 - Fabim.
O circuito com o JK faz exatamante o que eu disse para o Marcos. Ele monitora dois estados adjacentes e fornece a resposta. É um circuito seqüencial. Vou pesquisar sobre isso. Veja a figura dos estados lógicos abaixo.
3 - Marcos.
Vou pesquisar sobre "encoder quadrature circuit".
4 - LeandroPIC.
Ok! Se eu ler o que o mouse enviar para o PC, acho que teria que incluir o chip que vem junto, uma vez que ele faz alguma coisa. Só preciso da parte mecânica (LED, disquinho e fotodetetor) para implementar um sensor de posição (e é claro de como isso funciona). Quero pegar o "sinal" na saída do fotodetetor.
5 - Marcos.
Talvez seja isso que você se refere. Em vez de ler entre o mouse e o PC, manter a conexão com o PC, porém ler na saída do fotodetetor.
É uma idéia!
6 - renatokodaira.
Vi o site. Na verdade este site já havia sido sugerido, ou vi através de pesquisa na net. Não me lembro mais. O caso é que cada disquinho possui dois sensores. Meu mouse possui apenas um por disquinho.
Pessoal. Grato pelas respostas. Todas serviram para me inteirar mais sobre o assunto.
Como a evolução da eletrônica é colocar o máximo de circuitos no mesmo chip, acho que:
a) Os mouses mais recentes, ainda com esta tecnologia, possuem o chip com dois fotodetetores. Assim fica mais barato e pode-se identificar a posição.
b) O meu fotodetetor possui apenas tres pinos. Um deve ser para a alimentação, o outro para o terra e o outro para o sinal. O que me leva a pensar em um dispositivo com comunicação do tipo "One-Wire".
c) A identificação com apenas dois fotodetetores (ao invés de tres) é perfeitamente possível. Após analisar o problema, fiz um diagrama de estados de dois fotodetetores encontrados em um invólucro.
A figura de estados lógicos ajuda a compreender como identificar o sentido do movimento
Para movimentos laterais:
D - Direita
E - Esquerda
P - Parado ou muito lento.
NE - Não existe esta condição. Basta que o feixe de luz seja mais largo que os dois fotos. Assim, nunca haverá mudança nos dois fotos ao mesmo tempo.
Faltaram os loops de cada estado lógico para ele mesmo, o que significa que o mouse está parado.
Grato a todos.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain