Tinta fotosensível para fazer PCB

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Tinta fotosensível para fazer PCB

Mensagempor lpagano » 17 Jun 2007 10:44

Galera,

Ontem estive na Santa Ifigênia e numa loja vi um pequeno kit com uma tinta fotosensível para fazer circuitos impressos. O vendedor me mostrou um exemplo e o circuito ficou excelente.
É uma tinta que você passa na placa inteira, depois pega a impressão do circuito da impressora ou xerox, bota em cima da placa com a tinta que você passou, joga luz fluorescente por uns minutos e pronto. A placa já está pronta para corroer.

Bom, achei muito prático, rápido e com ótimos resultados para se fazer placas em casa. Mas como tudo tem o seu preço... o tubinho com uns 5ml de tinta custa 35 reais!!!

Alguém sabe desse método por um preço mais em conta???

Se não estou enganado o fabricante é "RTECNA".
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Mensagempor phophollety » 17 Jun 2007 13:14

Ihhh amigo.. essa é velha já...

EU mesmo já comprei a resina da Artecna uma vez, comprei dois tubos de 30ml por algo em torndo de R$30,00 eu acho, não era muito cara na época, mas não gostei dos resultados, o método de aplicaçõ com pincle no meu modode de ver é muito crítico e rudimentar, fora que tem que trabalhar logicamente com pouca iluminação e depois faz uma sujeirinha revelando com etanol além do mais até pegar a manha certa é um trabalho...

Atualmente não existe método mais prático (ao meu ver) do que transferencia térmica, eu uso um velhor fusor de impressora laser e é uma marvilha, fica com pressão regular, muito melhor que ferro de passar roupas (que também é muito eficaz).

Comparando o material:

Montagem de uma câmara com lampadas R$45,00
Compra de etanol R$2,00
Compra da tinta R$50,00
outros materiais R$20,00

Transferencia térmica:

Impressão de folha em laser com glossy R$2,00 por folha (e cabe mais de uma cópia)

Só!

Se quiser comprar um fuso vai gastar em torno de R$50,00 mas isso é desnecessário só para frescões como eu..

Ou seja, muito custo, muito enchimento de saco e faz muita sujeira, bom, foi a essa a conclusão que eue cheguei

Abraços
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Mensagempor geraldomelo » 17 Jun 2007 18:12

Fala ai Phophollety .. ou , experimente em vez de usar o papel Glossy , tenta com folha de revista (veja/istoé) ... aqui eu só uso elas , e o custo ai cai para zero ...

abraços

Geraldo
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Mensagempor phophollety » 17 Jun 2007 19:22

Também dá numa boa.. só não uso pq eu ainda não comprei uma laser, então eu ainda mando imprimir, ai o cara não vai querer imprimir em couché nem ferrando. ainda mais que a maiora deles são todos cagões...
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Mensagempor lpagano » 17 Jun 2007 19:43

Então, eu já fiz várias impressões com o tal ferro de passar na transparência de uma xerox e não deu resultado bom, o toner não pegou direito mesmo escurecendo ao máximo na transparência.
Dizem que não pode ser toner remanufaturado, mas o que usei não é, é original mesmo pois eu vi a instalação dele e mesmo assim não ficou legal.

Valeu!
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Mensagempor Kenji » 17 Jun 2007 20:08

O bom resultado depende do tipo do papel, temperatura do ferro, pressão exercida, e mais um monte de detalhes que com o tempo você mesmo vai pegando as manhas.
Tem alguns tutoriais aqui no forum mesmo que dão dicas extremamente boas para utilizar o método.

Eu uso papel de revista veja, colo numa sulfite A4 c/ dupla face, imprimo na laser e depois uso um ferro de passar roupa, daquele mais barato que nem tem a opção de vapor. Uso na temperatura 5 ou 6 (escala de 0 a 7).
CUIDADO para não usar o ferro de passar da patroa, porque acaba sujando, daí já viu né.

Depois é só deixar mergulhado na água que o papel fica úmido e retirar com cuidado. Em seguida é só jogar no ácido e está pronto.

Procure pelos tutoriais, que explicarão melhor.
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Mensagempor phophollety » 17 Jun 2007 20:15

Bom, ent�o eu diria para voc� n�o desistir e melhorar a sua t�cnica:

Compre o glossy, no come�o � mais f�cil.

Limpe a placa com palha de a�o na diagonal, s� remova uma fina camada de cobre, n�o deixe a placa brilhante

Recorte o desenho e posicione, coloque o ferro lentamente por cima, na maior temperatura (algod�o) e inicialmente v� bem vagarosamente, at� o papel grudar. qualdo ele grudar comece "passar" a placa, d� aten��o aos cantos! Se come�ar errado sai tudo errado, sempre damos menos aten��o aos cantos, quando aplca estiver bem bem quente a ponto de voc� n�o conseguir segurar e o appel estsiver bem grudado (voc� vera que ele come�a a transferir para o pcb) taque na �gua, com o papel virado para a �gua.. assim voc� aproveita melhor o choque t�rmico, agora esque�a a placa l�, se tiver paci�ncia deixe algumas horas l�, depois de um tempo o papel vai simplesmente escorregar e sair quando voc� for tirar, ai lave com um pouco de detergente e uma escova de dentes macia velha para tirar o papel que fica grudado...

maravilha.. bote para corroer, (dica, percloreto a 50�C � perfeito) e sempre deixe a palca em movimento e sempre na vertical!!!

Pronto.. mais f�cil que isso s� mandar fazer!!!
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Mensagempor enigmabox » 18 Jun 2007 18:33

Eu estou usando o papel de revista ou de panfletos(folhas mais finas). Imprimo na laser, com densidade 5(max), depois faço a corrosão com 50%de ácido muriático(Hcl) e 50% de água oxigenada 10Vol.
Consegui transferir trilhas menor que 1mm facilmente.
Não uso o percloreto porque faz muita sujeira.
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Mensagempor phophollety » 18 Jun 2007 19:45

Percloreto de ferroco (ou cloreto que o que eles geralmente vendem) é realmente muito sujo, mas tem a vantagem de ser armazenável e durar muito mais.. ai o custo cai.. F*** é a porcalhada..


Vou tentar com persulfato de amônio, mas estava falando com meu Prof de quim e ele disse que para uso caseiro o menos agressivo ao meio ambiente, a saúde do usuário e o que mais dura é o percloreto de ferro
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Mensagempor Kenji » 18 Jun 2007 20:50

O phophollety, já tentei usar o papel glossy uma vez, realmente na hora de transferir é muito fácil, pq parece que ele gruda na placa, dificilmente escorrega.
Meu problema era tirar ele da placa.
O papel saía tudo, depois ficava aquela película transparente, que não saía na água. Ao tentar tirar mesmo que devagar, com cuidado o tonner da placa acabava saindo junto, mesmo que um pedaço pequeno.
Tem alguma dica?
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Mensagempor phophollety » 18 Jun 2007 22:57

Tenho..

Sua placa pode estar muito polida (use uma lixinha 300) ou muito oxidada

Você pode estar "cozinhando" pouco a placa.. aumente o tempo de cozimento e a temperatura também, com ferro é mais difícil, com fusor é uma mamata só!

Procure fazer tudo com a placa mergulhada debaixo d'água, por isso que encho um pouco do tanque com água quente..ajuda...
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Mensagempor fabim » 19 Jun 2007 08:09

eu fiz uns testes com aquele tar de paper glosy.
So ficou bom da seguinte maneira.
Eu coloco o corpo quente na placa e não no papel.
temperatura que ficou ideal.
140°@20min, com prensa.
Depois eu coloco dentro da agua ...etc etc.

Mais o melhor resultado de todos, foi com o fundo daquelas etiquetas tipo folha A4.
150°@25min.
Trilhas de 1/4mm consegui com muita paciencia fazer uma placa com trilhas de 1/5mm.

Abraços

Fabim
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Mensagempor enigmabox » 19 Jun 2007 10:36

Fabim,

Este papel fundo das etiquetas é um papel siliconado, suporta bem a temperatura.
Tentei com papel glossy, mas tambem ficou aquela pelicula transparente, que foi dificil tirar da placa.
O melhor resultado foi com o papel de revista ou panfleto, mas tem que ser aquele que tem brilho. No primeiro teste que fiz ficou bem. Quando se dá o choque termico da placa quente com a água o toner seca e o papel logo enrruga e solta.
Usando o HCL e o H2O2 a velocidade de corrosão é mais rapida que o percloreto. Depois de usar deixe um tempo em descanso para que o H2O2 se decomponha e jogue fora. Acho que é um sistema corrosivo mais limpo e agride menos o meio ambiente que o percloreto de ferro.
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Mensagempor fabim » 19 Jun 2007 10:44

uma coisa muito importante, na hora da limpeza da placa.
é usar a palha de aço apenas para tirar o verniz e alguma sujeira.
Agóra para o toner grudar e não soltar nem a purrete, pegue lixa d´gua, n°1800. passe sobre a placa em movimentos circulares ate cobrir e deixala fosca por completa, não precisa apertar demais. Façam o teste com a lixa e depois me digam o resultado, melhora em 70% a aderencia do tonner no cobre, e a fixação fica bem uniforme sem as derrapadas.

Abraços

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Mensagempor xultz » 19 Jun 2007 12:40

Voltando à pergunta inicial do tópico, tem um site chamado www.pcifacil.com.br que vende vários materiais para fazer pci, eu estou vendo de comprar um kit fotosensível para fazer algumas experiências aqui, principalmente no tocante a dupla face, que eu já fiz por processo térmico é é um ânus para fazer ambas faces casarem, principalmente se a placa tem um tamanho considerável.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
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