Carregador de bateria de 48V 2A

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor brasilma » 19 Jan 2012 11:41

Rsrsrs um carregador de bateria pode ser construído até apenas com uma lâmpada e um diodo - aliáz carregadores assim são encontrados em muitos supermercados, e funcionanam!!!

Claro que entendo que deseja isolação, e isso na minha opinião é muito importante, então tem de haver trafo, se vai ser convencional (maior) ou chaveado, se vai ter uma controle mais preciso da carga, indicação etc, isso depende exclusivamente da suas necessidades (técnicas e de custo) e recursos.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 20 Jan 2012 07:43

Da para fazer um carregado com um fonte chaveada comum que use um TL431, por exemplo.

As fontes usam o TL431 para controlar a tensão de saída, mas da para acrescentar um segundo controle limitando a corrente de saída, assim você limitara a tensão do carregador ao máximo permitido pela bateria e limitara a corrente de carga ao valor da porcentagem do C da bateria.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor ze » 20 Jan 2012 12:20

ky2003 o objetivo de seu questionamento é apenas um quebragái pra carregar SUA bateria em alguma emergencia. certo? nada pra uso na área militar, espacial ,médica..., né?
ao invés se src direto na rede é preferivel algo assim:
Imagem

este

Imagem
este circuito é "chocante" em varios sentidos. Sim carrega sua bateria 48V. Mas se um dia eu for te visitar e ver isso vou ter dar um cascudo técnico! Aí voce escolhe: carregar a bateria ou levar um cascudo ou os dois. De quebra te ensino a ganhar o chokito. E vou negar veementemente que nao te falei nada sobre isso!
Ah... a bateria "chumbo acido" num liga muito pra corrente. As demais são meio frutinhas.

Certa feita aumentei para 15V uma fonte de pc, alguns resistores de 1R10W pra limitar a corrente já era
Infelizmente a receita para gerar 15V não é genérica. Precisa-se de um minimo de técnica.
Bom mas se quiser fazer um carregador meio que legal use 2 fontes de pc. Qualquer idiota deve ter alguma sucata (eu tenho várias). E funcionando. Some 12V de uma com 3V de outra ponha uma lâmpada de farol como resistor e boa. Não encoste os chassis.
sucessos!
ze
Dword

carregador de bateria de 48V 2A

Mensagempor ky2003 » 20 Jan 2012 14:45

Não Lellis, não é um quebra galho não, embora com a foto caprichada e a ilustração idem que voce colocou já tou até pensando em arranjar uma caixinha e implementar um negócio para valer, é muito mais barato e simples que o importado que eu peguei para estudar.
Como eu escrevi no início do tópico, eu peguei um carregador para baterias de 48V 12AH importado e fui ver se tem alguém aqui no Brasil com algo similar ou que topa fabricar aqui.
Depois das considerações do Fabim e do Rena123 já tinha desistido da idéia quando vi o circuito com SCR, triac que postei lá atrás e me perguntei por que não algo tão mais simples e provavelmente mais barato.
Foi o começo das lições de eletronica.
Agora que já estou com mais dicas estou embatucado, que caminho seguir ?
Eu também fiz um carregador para bateria de 12V de carro mexendo nos circuitos da fonte do PC, consegui os 14,8V, por conta disso já até pensei em alterar o número de espiras do transformador e conseguir os 59V que eu preciso para o carregador de bateria de 48V, será que é fácil fazer isso e funcionaria ?
ky2003
Bit

Mensagempor ze » 23 Jan 2012 14:31

ky, a foto e ilustração são da net.
Se for um produto para vender, sugiro que "se baseie" no importado sem medo de ser feliz. Já ouviu falar em nacionalização? é a palavra bonita para xupação mesmo.

Também veja que bacana esta ferramenta:
http://www.fairchildsemi.com/design_too ... index.html
Projeto compledo de fonte. Com algumas pequenas adaptações voce pode colocar o lance da corrente constante, proteção, etc.

Também é importante voce estudar a curva de carga da SUA bateria pois cada tipo tem uma frescura, comprendes? Este assunto é muito extenso e o goggle (ou outro amigo) pode ajudar + que eu.

O lance de aumentar o enrolamento do trafo de uma fonte de pc creio não ser uma boa ideia pois tem alguns poréns. Alguns: voce vai ter dificuldade em vender isso, pode quebrar o trafo ao desmontar, etc.

E se um dia precisar montar mais de 3000 unidades me envie uma mp pois eu [e/ou minha empresa] talvez possamos te ajudar.
abç & sucessos!
ze
Dword

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos