coisa nova, ou velha e nunca tinha observado AMP/OP.

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

coisa nova, ou velha e nunca tinha observado AMP/OP.

Mensagempor fabim » 12 Jun 2010 22:45

Suponha um sei lá, LM358, alimentado por X volts.

O uso com buffer seguidor, onde R série com entrada+ = 10K, e realimentação negativa com 10K tambem.

Se eu aplicar uma tensão de exatamente 100mV na entrada, a tensão de saida = 100mV + ofset.

Para descobrir ofset.
Basta eu aterrar a entrada não inversora, e pegar a tensão de saida.

Isso 99.9% dos desgn de front end sabem. Agora.

Existe alguma mudança na tobologia dos amp ops atuais ?

Tipo, tenho um MCP6022 onde OFSE <= 1mV.

Se eu colocar 7mV por exemplo como seguidor, a saida seria 7mV + ( <= 1mV)...

Mais o que esta acontecendo com a porcaria do proteus, que todos os amp ops tem a minima tensao na casa de 12 a 35mV dependendo do modelo ?

Digo, os MCP´s da uxip, só começam a trabalhar quando a tensão de potencial na entrada +, ultrapassa 11.5mV, abaixo disso potencial de saida = 11.5mV.. é de lascar eim?

Ticonta viu..........
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor MTC » 13 Jun 2010 00:38

ooo.. fabim me responde a MP!!!!
nao tava com o source pronto!!!????
MTC
Byte

Mensagempor MOR_AL » 13 Jun 2010 08:18

Fabim.
Se a sua tensão de alimentação estiver relacionada ao terra, por exemplo negativo ao terra e positivo ao Vcc dos operacionais ou Vdd dos uC, vai sempre existir uma faixa de tensões, próxima aos valores extremos (terra, Vcc e Vdd), em que o dispositivo não responde como deveria.
Isso porque o nível de sinal se encontra na região NÃO LINEAR do dispositivo. Algum transistor, ou mosfet, que o contém, não fica polarizado corretamente.
Dispositivos para sinais analógicos possuem sua função válida, fora dessas regiões.
Uma maneira de se contornar esse problema é acrescentarmos uma pequena tensão ao sinal, para que ele não migre para essas regiões. Se o sinal alcança o Vcc, ou Vdd, então deve-se reescalá-lo, para que ele não chegue nessas regiões.
Ex.: Se o seu sinal variar entre 0v e +5V, então escale-o para 0V e 4V (multiplicando por 4/5). Depois some 0,5V. Aí o seu sinal ficará entre 0,5 e 4,5V. Tanto o seus operacionais como o seu CAD do PIC responderão dentro da região linear. Claro que você deve levar essa alteração inicial em consideração, no seu firmware.
Verifique no manual, quais seriam esses valores, para escalar o sinal corretamente.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Circuitos Diversos