Circuito para ler PT100

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Circuito para ler PT100

Mensagempor Andre_Cruz » 12 Abr 2010 18:32

Pessoal preciso ler um sensor de temperatura PT100 de três fios, a range é pequena de 20ºC a 50ºC, vi o circuito da ponte de wheatstone, gostaria de maiores informações de quem ja trabalhou com esse tipo de sensor.

Agradeço a ajuda de todos.

André Cruz
Andre_Cruz
Word

Mensagempor Abuda » 13 Abr 2010 19:00

Você precisa montar uma fonte de corrente de uns 2mA com AmpOp, na sequência vocês usa um AmpOp para subtrair a resistência do fio, feito isso de o ganho que julgar necessário com um terceiro AmpOp sendo que neste implemente um filtro passa baixa.

AmpOp 1 - fonte de corrente
AmpOp 2 - Subtração da resistência do fio
AmpOp 3 - Ganho e filtro passa baixa

Depois vem seu AD.
Abuda
Byte

Mensagempor _blackmore_ » 13 Abr 2010 21:22

Andre_Cruz

para uma variação de temperatura tão "baixa" não vale a pena utilizar o LM35DZ??

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor Andre_Cruz » 13 Abr 2010 23:44

Abuda,

Estou com dificuldade em encontrar os valores corretos para a ponte de wheatstone.
Pretendo utilizar a ponte, justamente para compensar os cabos que ligam o PT100 ao circuito, como eu subtrairia a resistência do cabo com o amp op ?
Qual o amp op você me indicaria ?

_blackmore_

É exigência do projeto trabalhar com o PT100, e eu também estou super afim de aprender a lidar com esse sensor.

Abraço

André Cruz
Andre_Cruz
Word

Mensagempor fabim » 14 Abr 2010 09:02

Andre_Cruz escreveu:Abuda,

Estou com dificuldade em encontrar os valores corretos para a ponte de wheatstone.
Pretendo utilizar a ponte, justamente para compensar os cabos que ligam o PT100 ao circuito, como eu subtrairia a resistência do cabo com o amp op ?
Qual o amp op você me indicaria ?

_blackmore_

É exigência do projeto trabalhar com o PT100, e eu também estou super afim de aprender a lidar com esse sensor.

Abraço

André Cruz

primo seguinte, sobre corrente de excitação. Cada fabricante segue um padrão, ou pode ter varios padrões..
os que eu conheço são.
0.5mA
1ma
3mA
5mA

Mais pode-se tomar como base o PT100 como 1mA sem problemas..
Só não faça como um amigo meu, e pegue um PT10 e fique quebrando a cabeça. hehehehe

fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Abuda » 16 Abr 2010 17:17

Andre,

Dá uma olhada neste circuito com os 3 ampops. Começando da esquerda para direita temos a fonte de corrente, o circuito que subtrai a resistência do cabo e na sequência o ampop de ganho e filtro.

No ampop que subtrai eu desloco um pouco o valor lido para baixo porque não leio valores negativos apenas de zero a 160C

Imagem

Espero que te ajude, até mais.
Abuda
Byte

Mensagempor MOR_AL » 16 Abr 2010 18:55

Veja o gráfico com a curva rosa, corresponde ao circuito da esquerda. É uma ponte que você pode acrescentar uma tensão positiva e aplicar um ganho para se ajustar à faixa de entrada do PIC (0 a 5V).
http://www.electro-tech-online.com/atta ... raft30.png
Veja também...
http://en.wikipedia.org/wiki/Wheatstone_bridge

... No nosso fórum...
http://www.asm51.eng.br/phpBB/viewtopic ... e3a4992401

Tem esse em português...
http://www.edtec.com.br/termoresistencias.htm

Procure no Google por "PT100 Ponte Wheatstone" tem muita coisa.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Circuitos Diversos