egipts escreveu:Olá caro Mor_Al, ... O meu maior problema é que o protótipo já está montado, por isso quero mudar pouco o circuito. Achei um que talvez resolva: Fig. 3, datasheet do OPA335.
Me diz uma coisa, como você chegou ao valor do R3 (arquivo Tipo_K_Esquema_Inc)?
Grato,
Osiris.
Com a permissão do Pask, vou usar seu tópico para te responder. Já nos conhecemos, por meio de muitos emails, e sei que ele não faria objeção.
Olá Osiris.
1 - O operacional que eu usei é um OP07. Acredito que não seja tão bom quanto ao OPA335, mas é bem barato e suficiente para a aplicação. Comprei cerca de 50 através da net. Foi muito barato.
2 - Não encontrei o tal arquivo que você mencionou mas o sufixo INC refere-se a incompleto. Acredito que haja um circuito mais atualizado.
Apesar de tentar transformá-lo em um produto comercial, poderei lhe passar o circuito completo, com excessão do firmware. Você pode aproveitar a parte analógica. Mas note que preparei a saída apenas para a entrada no PIC (0V a 5V) para um mostrador de 200mV de fundo de escala, o ganho teria que ser outro, ou seja 1/25 do atual.
3 - Se o resistor R3 a que você se refere é o que sai do LM35 e entra no OP07, então ele foi calculado baseado no coeficiente angular do LM35 (10mV/ºC) e no valor da contribuição deste, na saída do OP07.
Parti de um circuito genérico. Um operacional com diversas entradas e fui simplificando para o meu caso. Chequei à equação do ganho do operacional em função de todos os parâmetros (valores de resistores e fontes de tensão). Deu bastante trabalho mas acabou dando certo.
Com relação à figura 3 que você mencionou:
1 - Um problema é você achar os resistores com aqueles valores.
2 - Não sei quanto à fonte REF3040. Uso o LM35, que é barato e fácil de achar. Além do que, ele já possui o coeficiente de temperatura mais aprimorado que o diodo que se encontra na figura (diodo + REF3040 fazem o papel do LM35).
3 - Apesar de ser um excelente OPAMP, para temperaturas próximas à ambiente, a saída teria que ser quase de zero volts. Isso faz com que você não possa colocar um resistor de carga de valor baixo. Atente para este detalhe. Veja como o fabricante resolveu o problema. Na figura 2 ele colocou um resistor de saída ao -5V. Esta solução exige uma tensão negativa, o que recai na opção de um operacional com duas fontes de alimentação.
O mesmo pode-se dizer quando a tensão de saída se aproxima de +5V.
4 - Na figura 3 consta que o coeficiente de temperatura do termopar do tipo k é de 40,7uV/ºC. Este valor não é constante ao longo de toda a faixa de temperatura. No site que eu lhe passei, eu coloco isso claramente. Os termopares não são lineares. Possuem erros. Porém, existe um valor ótimo de coeficiente angular de temperatura, que você pode atribuir ao termopar (fazer uma aproximação entre a curva do termopar e uma reta), em que o erro cometido não passa de +5º e -5ºC. Isso é válido para a faixa de temperaturas entre 0º e 1050º.
Quanto custa este operacional (OPA335)? Ele é realmente muito bom. Comprei o OP07 por R$0,85 cada (mínimo de 50).
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain