Conversão 4-20ma para 0 a 5 volts

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Conversão 4-20ma para 0 a 5 volts

Mensagempor _blackmore_ » 02 Abr 2010 10:31

Amigos foristas, bom dia.

Estou com uma dúvida, e gostaria da ajuda de vocês.
Eu preciso converter um sinal de corrente 4-20mA para ler com um AD de um PIC, eu citei 0 a 5 volts mas poderia ser de 1 a 4 volts, sem problemas.
Eu pensei em utilizar apenas um resistor de 200R (dois de 100R em série) e ler a diferença de tensão com o PIC ...
A minha dúvida é saber se é realmente necessário utilizar um AMP OP com ganho unitário ou outra configuração para não ligar diretamente ao PIC.
Outra coisa, PIC eu conheço apenas com AD de 8 e 10bits ... alguém recomenda algum outro que tenha 12 ...14 ou 16 bits? não sei se existe PIC com AD tão bom assim.

edit:

Para proteger o PIC de tensões maiores que os 5volts suportados no pino do PIC, o que vocês utillizam normalmente? Zener?
Alguma sugestão?

Agradeço qqer ajuda referente ao tópico.

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor MOR_AL » 02 Abr 2010 13:07

Olá _blackmore_.
Você já procurou aqui no fórum? Me lembro de já ter um ou mais tópicos sobre o assunto. Talvez a resposta à sua pergunta esteja em um deles.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 02 Abr 2010 14:39

procurei sim MOR_AL ... encontrei algumas onde inclusive onde você mesmo postou, mas não é comentado em nenhuma delas sobre necessidade ou não do uso de amp op entre o resistor "sensor" e o microcontrolador.
Eu pretendo proteger com zener, mas perguntar nunca é demais não é mesmo?

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor MOR_AL » 02 Abr 2010 17:45

Acho que deve haver, em algum lugar, algo que informe, ou a resistência máxima de carga, ou a resistência de carga, ou a máxima tensão gerada pela saída 4mA 20mA. Isso define, perfeitamente, o que usar na saída; se apenas um resistor, ou se é necessário um amplificador.
Sempre tive essa curiosidade. Vou procurar entender. ... Se encontrar eu posto aqui.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 02 Abr 2010 17:50

conversando com uns colegas de outros fóruns ... eles me deram algumas sugestões e com elas eu pensei em utilizar tensão de referência em 2,5volts ... ou perto do limite aceitável de acordo com o pic ... com resistor de 120R justamente para não perder tanto da faixa de conversão, as tensões ficarão entre 0,48mV a 2,4volts.
Me fizeram a sugestão de utilizar as tensões abaixo de 0,48mV para detectar falta de sinal (cabo interrompido por exemplo) e acima de 2,4 para overhead ... acima da capacidade do dispositivo, soando alarme por exemplo ...
_blackmore_
Dword

Mensagempor MOR_AL » 02 Abr 2010 17:59

Achei este site e parece ser esclarecedor.
A sugestão fornecida parece coerente.
Qual é exatamente a sua necessidade? O que você deseja fazer? O seu sinal seria digital ou analógico? Qual é a sua fonte de sinal?

http://en.wikipedia.org/wiki/Current_loop
MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 02 Abr 2010 18:01, em um total de 1 vez.
MOR_AL
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 02 Abr 2010 18:01

é uma célula de carga ... utilizando uma q te saída por corrente 4-20mA o sensor custa mais ou menos 340 reais com impostos ... se for saída tensão custa 1000 reais com impostos .. isso é de se considerar não é?
_blackmore_
Dword

Mensagempor MOR_AL » 02 Abr 2010 18:03

_blackmore_ escreveu:é uma célula de carga ... utilizando uma q te saída por corrente 4-20mA o sensor custa mais ou menos 340 reais com impostos ... se for saída tensão custa 1000 reais com impostos .. isso é de se considerar não é?

Qual é a célula? Tem datasheet?
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 02 Abr 2010 18:13

não tenho o datasheet não ... pelo menos ainda não ... estou no aguardo pois não sei qual é o sensor ... quero aprender como utiizar um sensor com saída em corrente ao invés de tensão.
_blackmore_
Dword

Mensagempor MOR_AL » 02 Abr 2010 19:05

Todos esses detalhes poderiam ser esclarecidos, inclusive a sua escolha (se fonte de tensão ou corrente), caso tivesse acesso ao datasheet.
Estou a disposição.
[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 04 Abr 2010 12:01

bom ... despois de ler uma pá material ... cheguei a conclusão que o AD do PIC não será suficiente para o que eu preciso.
Trabalho descartado.

abrax!
_blackmore_
Dword

Voltar para Circuitos Diversos