Indicador de posição.

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Indicador de posição.

Mensagempor edison » 16 Mar 2010 19:23

Seguinte: Estou com um atuador linear mecânico com um curso de 300 mm. Na saída do motorredutor eu tenho em torno de 10 giros para um curso total.

http://www.mecvel.com/ita/attuatori/attuatore_ali1p.htm

Quero implantar um mini display com amperímetro ou voltímetro digital de painel (abaixo) para apenas indicar a posição do eixo do atuador.
Parecido com esse:
http://www.renzbr.com/produtos/dgi_48.htm

Como o espaço físico é bem restrito impossibilita o uso de encoder alem da complexidade e custos,então optei por acoplar no eixo lento um potenciômetro industrial 10K multivoltas

(http://www.digitspectrol.com.br/Bourns_ ... o_3590.pdf).

Pergunto: Qual seria a melhor configuração ou circuito para essa leitura corrente ou tensão??
Ou .....qualquer outra idéia é bem vinda.

Grato.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 16 Mar 2010 19:31

Na minha opinião e mais pela experiencia em instrumentação:

Se voce for transmitir a distancia em ambiente de baixo ruido melhor é corrente;

Se for curta distancia em ambiente não ruidoso pode ser por tensão.

Se for no meio de um monte de forno de indução por exemplo, digitaliza o sinal na saida do potenciometro e transmite por rs422.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor edison » 16 Mar 2010 21:55

EDSONCAN escreveu:
Se for curta distancia em ambiente não ruidoso pode ser por tensão.

grato.

Veja, o valor mostrado tem que ser apenas proporcional à posição, ou seja apenas indicativo.

Agora uma pergunta bem teórica ( :shock: ) :
Se eu montar uma ponte de Wheatstone tendo esse potenciômetro (10K) em um de seus ramos, teria como medir seu valor por tensão, correto?Então:
Quais os valores dos demais resistores para eu ter uma indicação de ,digamos, 0 a 20 V ou 0 a 24 V usando uma fonte de 24vcc ??

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:W ... Bridge.svg

Pequenas variações de temperatura afetariam drasticamente a leitura??
ps. É tolerável um erro de até 5%!!

Grato...!
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 17 Mar 2010 08:45

Se eu montar uma ponte de Wheatstone tendo esse potenciômetro (10K) em um de seus ramos, teria como medir seu valor por tensão, correto?

Sim, somente a curva não sera linear e a resistencia ohmica dos cabos podem influenciar

Quais os valores dos demais resistores para eu ter uma indicação de ,digamos, 0 a 20 V ou 0 a 24 V usando uma fonte de 24vcc ??

Acho que voce esta com um pouco de preguiça mental vou ficar sem responder essa, assim lhe dou a oportunidade de pensar melhor sobre seu circuito.

Qto ao erro depende dos compontes que voce usa, por exemplo os controladores de temperatura Bitric M1a para termopar tipo K usavam ponte e tinham resitencias compensadas em temperaturas carissimas e se me lembro o erro era de 5% de fundo de escala.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor MOR_AL » 17 Mar 2010 09:43

Edson.
Normalmente se usa a ponte Wheatstone, juntamente com um amplificador operacional (AO), para se medir pequenas variações no desequilíbrio da ponte.
No seu caso, a ponte não seria necessária, uma vez que apenas o potenciômetro, acoplado ao motor, seria suficiente para obter a variação de tensão. Esta variação (de tensão) é proporcional à variação da posição do seu eixo. Logo, com a inclusão de mais alguns resistores e um trimpot, em série com o potenciômetro mecanicamente acoplado, você poderá ESCALAR o valor da tensão obtida com o valor do deslocamento do eixo.
Ex.:
Para uma fonte de +5,00V
Você inclui um trimpot entre o potenciômetro e +Vcc. O potenciômetro entre o terra e o trimpot.
Você pode ajustar o trimpot para que a variação mecânica de 300mm, corresponda a variação da tensão no terminal móvel do potenciômetro desde 0V até 3,00V. Basta alterar o trimpot para que a tensão na junção do porenciômetro e o trimpot seja de 3,00V. Com isso, cada 10mV corresponderão a 1mm.
MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 17 Mar 2010 09:56, em um total de 2 vezes.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 17 Mar 2010 09:48

Oi MORAL tudo bem?
A duvida não é minha e sim do edison.
Me desculpe por não colocar as perguntas dele entre aspas.
Edsoncan
EDSONCAN
Word

Mensagempor MOR_AL » 17 Mar 2010 09:57

EDSONCAN escreveu:Oi MORAL tudo bem?
A duvida não é minha e sim do edison.
Me desculpe por não colocar as perguntas dele entre aspas.
Edsoncan

Ops! :lol:
Falha minha. Já corrigido.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor edison » 17 Mar 2010 13:17

EDSONCAN escreveu:........Acho que voce esta com um pouco de preguiça mental ......Edson

Hehehe....deve ser cansaço ou algo pior.
A idéia da ponte Wheatstone foi apenas uma "brainstorming" por isso postei para discução mas já descartei.

Quanto a dica do divisor de tensão do MOR_AL , quando eu zerar o potenciômetro não estaria aplicando toda a tensão da fonte em cima do trimpot??
Se ele (trimpot) estiver ajustado com um valor muito baixo num vai fritar?

Sei que é básicão mas.....!

Grato.
edison
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 17 Mar 2010 17:45

Na verdade isso fica em um divisor resistivo, simplificando:

Positivo da Fonte - resistor fixo - entrada do AD - potenciomentro - negativo da ponte.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor MOR_AL » 17 Mar 2010 22:02

Imagem
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor edison » 23 Mar 2010 23:47

Grato!!!
edison
Dword

Voltar para Circuitos Diversos