Tensão de flutuação

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor fabim » 19 Jan 2010 16:05

xultz escreveu:Com certeza, tem algo de bem esquisito nela. A bateria desconectada está com 5V apenas?

Xuta, tem um troço que o menino não deve saber, e eu tambem não lembro o valor exato.
Mais exprica pra ele sobre aquela tensão de potencial de carga, e de carregada.
Tipo, para bateria de agua, eu sempre carrego até atingir os 15V, quando desliga o charge source, ela perde +/- 1.2V de potencial e cai para os 13.8V.
Seja isto para uma bateria de 50A ou de 7A da motinha do tavinho.

Não me recordo dessa tensão de potencial, e não sei como seria em uma lipo ou uma chumbo acida seca..

Se lembra se existe um padrão ?
Tipo pilha comum de niquel sei la o que, de 1.2V ela pede 200mV de potencial para carga completa, ou seja quando chega a 1.4V ela esta carregada, se tu aplicar poucos mA a tensão cai rapidamente para 1.2V nominal..

Agilio, Sim leve essa bateria e mandem trocala, ta com pau, e bem absurdo...

Abraços
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor ÁgioFelipe » 19 Jan 2010 22:12

Valeu pessoal, vou lá tentar trocar!
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor ÁgioFelipe » 20 Jan 2010 22:20

Pronto, troquei a bateria. Agora ela veio com 12V!!
Como o circuito que eu fiz parecido com esse http://www.audiodesignguide.com/HomeAlarm/index.html
não funcionou devido ao que foi falado anteriormente, decidi colocar o trafo 12+12 numa ponte completa pois ai eu tinha 24V o que é mais que suficiente para o LM317 fornecer 13,5V para a bateria. Resultado, ele tá esquentando muito, coloquei um dissipador e tá lá carregando a bateria, amanhã falo novidades pra vcs.
Abraços.
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor brasilma » 21 Jan 2010 11:35

Um detalhe conceitual apenas...: o mais correto nesses casos é falar em corrente de carga, o carregador deve controlar este parametro, e utilisar a tensão nominal da bateria como referencia para a operação.

A tensão do carregador não importa e serve apenas para garantir a corrente de carga, por isso deve ser bem superior a nominal da bateria.

Assim, durante a carga, deve ser mantida a corrente de carga correta para cada tipo de bateria e monitorar a tensão para saber momento correto de "flutuar" (ou indicar carga completa).
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor ÁgioFelipe » 21 Jan 2010 13:34

Esse é outro método de carregar baterias chumbo-ácido, o método que estou usando é mais simples, aplica-se a tensão de flutuação e a corrente a propria bateria controla, foi isso que aconteceu, no inicio da carga o lm317 estava esquentando muito já no final ele estava com temperatura normal.
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor xultz » 21 Jan 2010 14:15

Ágio, a bateria não regula a corrente, se ela estiver descarregada e você aplicar uma diferença de potencial grande entre a bateria e a fonte, vai circular uma corrente bem alta, que pode causar efeitos indesejáveis na bateria, como fazer ela explodir, o que geralmente não é agradável.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor brasilma » 21 Jan 2010 14:57

Como o Xultz disse, se fizer assim vai estragar a bateria, e a garantia não cobre!!!

Quem já fez algum experimento de galvanoplastia, percebeu que com correntes muito baixas o processo é lento, e com correntes muito altas os ânios e cátions não se depositam de maneira uniforme, dependendo do caso nem chegam a aderir, e é isso que ocorre com a bateria.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor fabim » 21 Jan 2010 15:10

xultz escreveu:Ágio, a bateria não regula a corrente, se ela estiver descarregada e você aplicar uma diferença de potencial grande entre a bateria e a fonte, vai circular uma corrente bem alta, que pode causar efeitos indesejáveis na bateria, como fazer ela explodir, o que geralmente não é agradável.

é agradavel sim xu,,!! Deixa o cara mexer pra aprender, pô.
Para de ficar passando medo no cara, só pra sacanear ele.

Queridinho, procure aí na net, sobre como controlar uma corrente constante super precisa com o LM317..

Com 2 LM137.
1 para regular tensão de flutuação + 1.25V.
1 para servir como controle de corrente constante.

Tu consegue fazer um carregador com flutuação muito bom, e ainda podendo ajustar a forma de trabalho no primeiro LM317..

Agora tu pode tambem, tipo esperar essa bateria descarregar, e socar os terminais dela numa de 24V por 100A automotiva, vai carregar ela muito mais rapida.

hehe
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor ÁgioFelipe » 24 Jan 2010 18:19

Xultz, o que você disse está correto, e o que eu quis dizer sobre regular corrente é que quando aplicamos uma diferença de potencial X nos terminais da bateria descarregada temos um valor de corrente que vai diminuindo a medida que a bateria vai se carregando, isso é facil de se deduzir se observarmos o modelo elétrico da bateria em que o componente principal desse modelo é um capacitor.

Queridinho fabim, o sistema que estou desenvolvendo trata-se de um pequeno alarme residencial onde a bateria é responsável por manter o sistema funcionando caso, CASO, ocorra uma falta de energia, o que significa que não sofrerá nenhuma descarga profunda, não descarregará completamente, excluindo-se a necessidade de componentes adicionais para controle de corrente de carga da bateria.

hehe
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor fabim » 24 Jan 2010 18:43

á ai não tem graça PÔ!!!

Abraços hehehehe
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor xultz » 25 Jan 2010 08:36

Ágio, apesar do modelo da bateria ser um capacitor, o que regula a corrente (seja na bateria, seja no capacitor) é a impedância colocada em série entre a bateria e a fonte. Se não puser nenhuma, só a impedância intrínseca fará essa regulação. Se ela for baixa, a corrente vai ser bem alta, ela tende a diminuir conforme a bateria carrega, mas mesmo assim ainda pode ser grande demais. Por esse motivo deve-se regular a corrente na mão, mesmo porque a impedância interna de uma bateria geralmente não é sequer conhecida.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor chipselect » 25 Jan 2010 10:39

a uma era atrás eu trabalhei numa fábrica que fazia uns carregadores pra bateria de chumbo ácido, era uma fonte que ficava alimentando uma centralzinha direto e comutava pra bateria quando não tinha AC.

O carregador a gente ajustava para terminar a carga quando a corrente caia para menos de 1,5A.

Ajustava a tensão de flutuação de 13,2V e tensão de carga de 14,4V, proteção de subtensão (10,5 a 11V) e sobretenção (15 a 15,5V).

Não sei se é correto, mas ele disparava a carga com tensão baixa e parava a carga com corrente inferior 1 ou 1,5A.
chipselect
Word

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos