Como aumentar RPM ventilador de teto?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor MOR_AL » 12 Nov 2009 09:55

É Brasilma. Sei disso.
Como eu notei que o ventilador da sala rodava menos, concluí que a potência consumida estava abaixo da especificada. Por isso é que eu aumentei a inclinação das pás. Mesmo assim eu ia monitorar o aquecimento do motor. Entre quente e muito quente. Hehe!
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 07 Jan 2010 19:56

Olá pessoal.
Estou reativando este tópico, pois descobri algumas coisas.

Tenho alguns ventiladores de teto da mesma marca e modelo.
Um, apenas, estava rodando com a velocidade normal. Outros 3 estavam rodando com a velocidade reduzidíssima.
Comprei 3 capacitores (12uF, 8uF e 8uF /250VCA).
Nas canecas deles encontrei o seguinte "2000Hrs". Imagino que deva ser a vida útil deles.
Ao trocá-los, surpresa (nem tanto pois já esperava melhoria, por isso comprei já 3 capacitores hehe). Os ventiladores voltaram a girar normalmente. Em um deles, eu até que deixei o capacitor antigo em paralelo. A rotação ficou maior ainda. Como tenho controle da velocidade de rotação, não deixo este ventilador girar muito rápido.

Para concluir. Dêem uma olhada no capacitor do ventilador. Ele pode estar com a capacitância reduzida, bastando trocá-lo.
Em uma loja encontrei por R$8,50, em outra, por R$4,90.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos