fonte 100.000 volts

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor kaoalex » 28 Dez 2008 21:45

Olá!!

Surgiu mais uma dúvida. Como eu faço para medir uma tensão 100kv?
Tentei usar um divisor resitivo mas não obtve sucesso.

Feliz Ano Novo!!!
kaoalex
Byte

Mensagempor EDSONCAN » 29 Dez 2008 05:51

O transformador é construido em seções internas que dividem o potencial de maneira que o que importa é o isolamente entre cada seção adjacente e não o isolamento total, dessa forma, voce pode chegar a tensões extremanente altas, com seções de 1KV por exemplo.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor ffcprog » 29 Dez 2008 07:09

existem equipamentos de mão para isto.
Um amigo meu tem um de 20KV utilizado para medir tensão em eletrificadores de cerca, e um de 120kV sei lá pra que é utilizado, só sei que é alemão.
O problema destes trafos, é .
1°-correntes baixissimas.
2°-picos extremamentes curtos coisa de uS..

Se tiver um divisor na casa de Mohm, e um osciloscópio, aí sim vai conseguir medir, com um mortimetro, pode esquecer....

ffcprog
ffcprog
Byte

Mensagempor MOR_AL » 29 Dez 2008 09:05

Olá Kaoalex.

Quando a corrente da fonte for muito baixa (ou resistência interna da fonte for alta), existe um método. Aliás, foi o método usado nos primórdios do desenvolvimento da eletricidade. Lembra (ou já ouviu falar) da "Garrafa de Leyden"? Pois é na verdade um capacitor com isolamento devido ao vidro da garrafa. Naquela época, para medir-se a tensão nessas garrafas, usava-se um eletroscópio. Basicamente era outra garrafa em que no interior fazia-se o vácuo. Neste mesmo interior colocavam-se duas folhas pequenas e finas de ouro, de modo a que na parte superior elas eram juntas, porém com facilidades de articulação (como as cobradiças de uma porta). O outro lado (o de baixo) ficava livre para mover-se. Dessas duas folhas saia uma haste metálica pela bôca da garrafa. Ao aproximar-se uma Garrafa de Leyden com carga elétrica, as duas folhas adquiriam o mesmo potencial, que dependendo do seu valor, fazia com que as folhas se afastassem, mais ou menos, na sua parte inferior. O ângulo de abertura é função da tensão.
Um detalhe. Porque OURO? Porque ele é ductil e, na época, era o material com melhores características para se fazer folhas bem finas. Hoje em dia, existem muitos materiais e tecnologia para fazerem-se filmes condutores (ou quase) que servem para esta aplicação.
Bom. No oráculo "Google", procure por "HV measurement". Lá "pesquei"
http://www.ece.rochester.edu/~jones/...ctroscope.html
http://www.orau.org/ptp/collection/e...ctrophorus.htm
Mais uma coisa. Se sua intenção for fazer uma fonte para pintura eletrostática, acho que a corrente não é tão pequena assim. Pense que para as partículas de tinta poderem ser atraídas para a peça a ser pintada, gastam energia ao serem aceleradas para a peça. Esta energia é proveniente do campo elétrico fornecido pela fonte. Há um consumo de corrente aí. Neste caso, o uso de um medidor do tipo ponta divisora resistiva e entrada a FET pode ser válido, já que a corrente de consumo pode ser bem inferior à consumida pela máquina de pintura.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor kaoalex » 29 Dez 2008 21:21

MOR_AL,
Mais uma vez agradeço a sua valiosa consultoria! OBRIGADO!!!!

Pelo que eu andei vendo são apenas 35-100kv e 150uA.

Na próxima segunda eu vou "brincar" com um equipamento de pintura a pó, por isso quero medir a tensão.

Espionagem industrial!!!! :lol:

Esse é um produto que estão vendendo na net para testar flybacks.
http://img297.imageshack.us/img297/3840/geral9xe.jpg

Nessa plaquina ele mede a tensão em kv. Um pic será capaz de ler a tensão de um divisor de tensão 10M e 330R?
kaoalex
Byte

Mensagempor edison » 30 Dez 2008 00:49

kaoalex escreveu:Esse é um produto que estão vendendo na net para testar flybacks.
http://img297.imageshack.us/img297/3840/geral9xe.jpg

Nessa plaquina ele mede a tensão em kv. Um pic será capaz de ler a tensão de um divisor de tensão 10M e 330R?

Não é bem minha praia mas pelo que eu vi na foto PARECE que esse aparelho aplica algum sinal no fly e "checa" algum de retorno. Note que a única alimentação externa é para a plaquinha de testes (via trafo), então creio que não sirva para MEDIR tensões geradas por alguma fonte externa como com um voltímetro de AT ,e sim apenas os sinais enviados por ela.
Seria bom ter as especificações do fabricante.

Té mais..
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos