Acionamento de Contator

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor RobL » 02 Dez 2008 08:13

Seria interessante postar as tentativas de soluções, pois isto interessa a todos.

Por que um capacitor eletrolítico não serve para suprir transientes rápidos?
Devido à sua indutância e também à sua resitência Rsa. No momento do transiente, grande parte da tensão fica retida na grande impedência interna do cap. É por esse motivo que se usa capacitores cerâmicos menores em paralelo com um eletrolítico.
É por esse motivo também que sugerí colocar em cima dos pinos Vdd e Vss do micro um cap de 100nF em paralelo com um de 10nF em paralelo com um de 1nF. Além de suprir transientes rápidos, estes formam um filtro LRC cada um em uma faixa de frequencia (pois cada cap tem seu próprio LRC).

Por que foi sugerido acrescer um capacitor em paralelo com o MOV em paraleleo com o contator?
Pois o MOV é lento e o capacitor faria o trabalho inicial.

Informe se após o travamento é necessário desligar a fonte e religar ou se o micro resseta sozinho.
Se for o primeiro caso pode ser latchup, aí suas entradas devem ser trabalhadas.
Se reseta e parte sem desligar a fonte, certamente está entrando pela fonte ou pelo seu reset.

Caso esteja usando ponte retificadora ou diodo com baixa tensão, ou ponte chinesa sem marca, experimente usar uma ponte retificadora discreta com 4 x 1N4007. Isto já foi causa desse problema. Os diodos da ponte, furavam com o transiente.
RobL
Dword

Mensagempor Pask » 02 Dez 2008 17:14

A resposta da Microchip foi esta:

Your loads are probably violating the electrical specifications of the PIC. I suspect they are creating large (negative) pulses on switch off. You need to protect the PIC from these transients. They also may be emitting EMI which is picked up by your board. Lowering the impedance of the I/O lines will help with this. Any I/O line not driving out should have a pullup or pulldown to lower its impedance.

Traduzindo:

Suas cargas estão, provavelmente, violando as especificações elétricas do PIC. Eu suspeito que elas estão criando longos pulsos negativos quando são desligadas. Você precisa proteger o PIC desses transientes. Eles também podem estar sendo gerados por EMI transmitida pela sua placa. Reduzindo a impedância da linha de I/O ajudará nisto. Aquelas linhas ou pinos não configurados como saídas, precisam ter um resistor de pullup ou pulldown para baixar sua impedância.

Será que a resposta deles foi satisfatória? Experimente para ver...

Até mais e boa sorte!
Pask
Word

Mensagempor fabio_ » 03 Dez 2008 10:31

Caros amigos,

Primeiro me desculpem por não postar nenhum comentário desde a última sexta-feira. Eu estava terminando a montagem de um equipamento e precisei trabalhar o fim de semana inteiro num regime de mais ou menos 16 horas por dia. Ontem eu consegui terminar tudo e agora estou voltando às atividades normais.

Como um amigo me disse: "tem defeitos que requerem muita paciência e perseverança mas também nos fornecem a oportunidade de aumentar nosso conhecimento". Acabei de ler as últimas postagens e vi que tenho muitos testes a serem realizados. Podem ficar tranquilos que vou colocar aqui os resultados de todos os testes para que possamos aprender com esse assunto visto que alguns já enfrentaram e resolveram parcialmente ou ainda enfrentam esse problema.

Respondendo as últimas perguntas:

Pask,
A Microchip não falou nada que nós já não sabíamos. Sinceramente eu esperava mais. É possível voce responder pedindo sugestões de como proteger o PIC desses transientes e do EMI?
Nós já temos algumas idéias mas não custa nada saber as sugestões deles, afinal eles são os fabricantes.

Robl
1 - Eu já testei com o cap. eletrolítico e um multicamanda de 100nF e não resolveu. Posso testar também com os outros, tenho multicamanda de 10nF aqui também mas terei que comprar o de 1nF.

2 - Não é necessário desligar a fonte. O reset é a mesma coisa de voce esbarrar um fio ligado ao GND no MCLR do PIC.

3 - Estou usando a ponte SKB2/08 da semikron. Vou testar a ponte com diodos separados também.

----------------------------------------------------------------------------------
Quanto ao circuito ele é bem simples. É uma fonte linear simples com trafo, ponte retificadora e reguladores LM317 para fornecer alimentação de 24V para os reles e para as entradas digitias e um LM7805 para fornecer os 5V para o PIC.
Tem reles sendo acionado por um ULN2003A e alguns entradas digitais com acopladores óticos.
Ainda precisam do esquema? Se sim, como coloco o esquema aqui?

Estou encomendando uns filtros de EMI da tecnotrafo.
Falei sobre o problema e eles estão me ofertando um filtro de 2 estágios que, segundo eles, pode ser usado na entrada de qualquer fonte com capacidade de até 2A na entrada.

Vou colocar os resultados aqui na medida em que for realizando os testes seguindo as sugestões.

até +
fabio_
Byte

Mensagempor Pask » 03 Dez 2008 11:44

Caro Fábio, já li também um Aplication Note da Microchip onde eles sugerem a colocação de pequenos capacitores cerâmicos nos pinos de entrada do PIC. Valores entre 1pF e 47pF, para cortar pulsos muito rápidos de transientes que possam entrar por esses pinos. O que acontece é que, quando um pino do PIC está configurado como entrada, sua impedância aumenta significativamente e qualquer corrente por pequena que seja que circular por esse pino, vai excitá-lo de alguma forma. Tente com esses capacitores e veja do no que dá.
Com relação ao filtro da Tecnotrafo, o que seria esse filtro especificamente?
Pask
Word

Mensagempor fabio_ » 12 Dez 2008 15:36

Caros amigos,

Eu ainda não tive tempo para realizar os testes. Recebemos alguns pedidos este mês de clientes que ainda estavam com verba disponível no orçamento para este ano e precisavam gastá-las para não perdê-las no início do ano que vem .... e com isso, meu natal também será melhor também ...

Portanto, estou justificando minha ausência e o retorno sobre os testes.

Já vi vários tópicos relacionados a este assunto mas nenhum deles tem uma solução definitiva bem detalhada, então, espero poder contribuir para que possamos conseguir uma boa solução para este problema.

Assim que fizer os teste eu informarei.

até +.
fabio_
Byte

Mensagempor fabio_ » 15 Dez 2008 08:32

Pask,

Eu esqueci de responder sua pergunta.
Pelo que entendi o filtro da tecnotrafo é um filtro PI de duplo estágio.
Estou esperando a entrega chegar para ter mais detalhes .... é meio complicado comprar lá ... são muito brocráticos e demoram muito paraa responder e-mails.

até +
fabio_
Byte

Mensagempor Pask » 15 Dez 2008 10:04

Então, experimente comprar dessa ótima empresa:

www.toroid.com.br
Pask
Word

Mensagempor fabio_ » 15 Dez 2008 14:56

Valeu Pask,

Já estou entrando em contato com eles.

Estava lendo o tópico do seu problema no forum dos PICs e estou achando que nosso problema é bem parecido ... voce já pensou na possibilidade de colocar um filtro para reduzir a interferência eletromagnética (EMI) na entrada da fonte que alimenta o PIC?
fabio_
Byte

Mensagempor Pask » 15 Dez 2008 15:28

O meu problema, felizmente, já está resolvido e agora não há mais falhas.
Vou lhe ensinar o macete: os PIC's não gostam de ruídos de forma alguma. Você tem um osciloscópio? Se tiver, verifique o nível de ripple nos pinos que alimentam o PIC e no pino de MCLR. Se estiver acima de 250mVpp, cuidado!
Também não deixe os pinos sem uso configurados como entrada em flutuação.Coloque resistores ligados desses pinos para o GND. Seus valores podem ser de 1k a 10k sem problemas. Se puder, configure os pinos sem conexão como saídas. Assim não precisa ligar nada a eles.

Depois me conte.
Pask
Word

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos