Retirar offset de uma saida diferencial

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Retirar offset de uma saida diferencial

Mensagempor alessandro » 27 Out 2008 16:42

Tenho uma célula de carga na qual possui uma resolução de 1mV/grama. Acontece que essa célula de carga possui 26mV de offset. Preciso padronizar essa saida para 5uV/grama. Pensei em tirar o offset com um amplificador instrumental colocando na entrada (+) meus 26mV+Valor medido e na entrada (-) uma referencia de 26mV. Dessa forma sairia a dierença que seria o valor medido. Essa saída pode ser escalonada com resistores e ter uma saida em um desses resistores de 5uV, mas ai já não é mais diferencial essa saida e sim single end. Teria que voltar de alguma maneira para diferencial. Vale lembrar que tenho somente uma fonte.
Bem, até o momento pensei assim, em testes realmente é possével eliminar o offset de 26mV e depois escalonar, mas é preciso voltar a ser diferencial.
Alguém tem uma solução mais prática?

Alessandro
Alessandro
alessandro
Byte

Mensagempor MOR_AL » 27 Out 2008 18:44

Olá Alessandro. Tudo bem?

No início você fala em resolução de 1mV/g. Me corrija se eu estiver errado, mas normalmente, resolução é a menor variação mensurável da variável no seu sistema. Quando você se referiu a resolução não estaria querendo dizer sensibilidade?

1 - Você quer passar de uma sensibilidade de 1000uV/g para 5uV/g?
Isso é uma atenuação de 200 vezes. É isso mesmo?
Caso afirmativo. Quando for atenuar o sinal 200 vezes, o seu offset vai passar de 26mV para 26mV/200, ou 130uV. :?: Não sei se entendi bem.

2 - Se você possui apenas uma tensão de alimentação, vai ficar difícil você obter leituras com pouca carga. Os operacionais não gostam de trabalhar com tensões de saída (e de entrada) próximas as de alimentação (Vcc e terra). Mesmo aqueles feitos para prever tal condição vai dar problema.

3 - Geralmente o pessoal parte de uma tensão diferencial, e com duas ou mesmo 4 células de carga, para chegar a uma tensão referenciada ao terra. :?: Além de precisar de um baita ganho. Usam duas fontes de alimentação para que as entradas e a saída fiquem na região mais linear de trabalho, consequentemente, com menos erro na saída.

4 - Infelizmente eu não conheço um amplificador de intrumentação que trabalhe com apenas uma tensão e seja necessário retirar o offset (sem carga, tensão de saída zero).

Forneça maiores detalhes do seu projeto. Quem sabe há algum meio de resolver o seu problema!

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor alessandro » 27 Out 2008 19:07

Bem, realmente a palavra mais indicada é "sensibilidade".

A alimentação principal é de 2,6V. E o offset é de 26mV(já no modo diferencial). Até o momento fiz da forma como disse anteriormente. Coloquei o sinal diferencial em um amplificador instrumental com ganho 10. As entradas diferenciais resultaram em um sinal na saida com referencia para o GND de "260mV+Sensibilidade" do straingage. Entrei com esse sinal novamente em outro amplificador instrumental na entrada (+). Na entrada (-) coloquei um sinal através de divisor resistivo de 260mV. Na saída dessa etapa do amplificador instrumental saiu o offset de 260mV ficando somente a sensibilidade do straingage com ganho 100 (10 no primeiro estágio (transformei o sinal diferencial em sinal com referencia para o GND e 10 no segundo estagio quando retirei o offset). Acontece que agora tenho a sensibilidade de meu straingage amplificada de 100x, mas com referencia para o GND, com apenas uma fonte, como passaria este sinal para diferencial. Apesar de ter esse resultado, teria uma outra forma?
Não sei se consegui explicar, qualquer coisa é só perguntar.

Grato,

Alessandro
Alessandro
alessandro
Byte

Mensagempor alessandro » 30 Out 2008 13:40

Valeu pessoal, ta resolvido.
Alessandro
alessandro
Byte

Voltar para Circuitos Diversos