PLACA DUPLA FACE CASEIRA???

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

PLACA DUPLA FACE CASEIRA???

Mensagempor Haroldo Coelho » 18 Set 2008 00:23

Noutro dia fui me aventurar a fazer uma PCI dupla face tipo caseira, com meus parcos recursos, mas deu um trabalho danado.

Para ligar as trilhas do lado dos componentes para as trilhas do lado inferior, fiquei cortando e emendando com pequeninos pedaços de fio.

Exemplo: colocava um fio num furo em que tinha uma trilha inferior e soldava, depois soldava o da face superior e depois cortava...um trabalho de hércules...mas pensando com meus botões... não existe método caseiro para melhorar este processo, não é verdade????

Quando a emenda tiver que ser num furo dum CI aí nem dá...
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Maurício » 18 Set 2008 02:31

Fala, Haroldo.

Eu acho que não. Quando eu fui me aventurar aqui, procurei fazer o desenho das trilhas, onde havia terminais de componentes dos dois lados, quer dizer, soldava o componente em cima e em baixo, pra fazer o papel do jumper.

Tentar simular metalização, só do jeito que vc fez, mesmo.

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor msamsoniuk » 18 Set 2008 02:38

concordo! usar os proprios pinos dos componentes como via de passagem eh bem pratico, basta soldar dos dois lados! bom, a menos que vc esteja falando em componentes SMD, dae lascou mesmo! hehehe
msamsoniuk
Dword

Mensagempor renatokodaira » 18 Set 2008 08:43

Fora do Brasil existem "furos metalizados" em tubinhos que podem ser inseridos nos furos sem metalizaçao das placas caseiras. Esses tubinos sao como grafite de lapiseira (inclusive o aplicador parece uma lepiseira) com diversos seccionamentos, de forma que voce possa quebrá-lo no vinco e este fica no tamanho exato da espessura da placa. O chato eh que eh caro e nao tem no Brasil.
renatokodaira
Byte

Mensagempor Haroldo Coelho » 18 Set 2008 11:47

Quando os componentes permitem isso, tudo bem, como resistores, capacitores, etc. Aí é só eleva-los um pouco da placa e soldar dos dois lados.

mas para CI fica complicado.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor RobL » 18 Set 2008 17:57

Dá para fazer crescer cobre fácil. Tem no mercado uma solução com cobre para isso. A limpeza dos furos é tudo. Qualquer impureza já era. Agora, qualidade, não sei informar. Estas soluções são vendidas em Kit para PCI.
RobL
Dword

Voltar para Circuitos Diversos