Transmissor de RF 433 MHz

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Transmissor de RF 433 MHz

Mensagempor microbel » 20 Ago 2008 08:15

Bom dia,

Estou desenvolvendo um projeto de bloqueador de automóveis e o mesmo funciona a contento em bancada, até uns 15 metros de distância. A questão é quando eu coloco no automóvel, a distância fica em uma faixa de 1 metro. Já alterei até o ganho do receptor, sem sucesso e também aumentei a tensão do transmissor, para a tensão de 6 V, também sem sucesso. Por acaso algum dos amigos teria uma idéia para me passar para eu sanar este problema?

Abs,
MBel!
microbel
Nibble

Re: Transmissor de RF 433 MHz

Mensagempor andre_luis » 20 Ago 2008 10:20

A tensão máxima do transmissor é 6v ? Se não, experimenta aumentar para mais.
Em todo o caso, o projeto da antena é crucial. Experimenta copiar um Layout bem sucedido.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor fabim » 20 Ago 2008 10:47

TX 433mhz.
O maior problema quando se usa indutor na PCI é calcular o valor exato ou proximo do exato para o Q, que é do projeto do oscilador.
O indutor de Choke que também funciona como antena é crucial.

Muitas vezes, você conseguiu os 433mhz mais na verdade não é 433mhz, a portadora é menor e o seu oscilador esta gerando a armônica nesta frequencia.

Se realmente quer algo com qualidade, utilize ressoador de 433mhz, custa coisa de 1.60R$.
Com um layout bem feitinho e o indutor de choke bem localizado e projetado você consegue emissão de uns 30mW.

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 20 Ago 2008 21:39

Olá microbel. Tudo bem?

1 - Verifique se há algum objeto metálico se interpondo entre a antena do transmissor e a do receptor. Caso haja, ocorre a atenuação do sinal recebido pela antena receptora.
2 - Verifique se a antena receptora está próxima de algum objeto metálico. Caso esteja isolada, porém junto da lataria, a capacitância de entrada fica elevada e talvez ocorra uma dessintonia no amplificador de antena. Isso reduz o nível de sinal captado pela antena receptora.
3 - Se após as correções, ainda ocorrer o problema, retire o receptor do carro e teste novamente. Com a alimentação proveniente da bateria e visada direta entre tx e Rx. Caso persista. verifique se há um capacitor de desacoplamento (para frequências bem altas) na fonte, junto ao receptor.
Como o receptor (especificamente a antena) fica dentro do carro, há uma grande atenuação no sinal recebido pela antena. É o efeito da "Gaiola de Faraday".
Finalmente, há outro detalhe. Meu sistema de alarme funciona até cerca de 15m . Seu receptor, fora do automóvel e com visada direta, deveria funcionar mais longe.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

ola

Mensagempor tecman » 20 Ago 2008 23:08

e isso ai MOR_AL

o que acontece muito nestas frequencias e isso vc alojar o tx e rx num lugar recheado de objetos metalicos com isso Gaiola de Faraday na certa
tecman
Byte

Re: ola

Mensagempor microbel » 21 Ago 2008 14:21

Olá Amigos,

Agradeço as informações. Por acaso os Senhores teriam um circuito de TX de RF 433 MHz para eu comparar com o meu? O circuito que estou usando tem um resistor de 10K ligado a um cristal de 433 MHz que vai a base de BRF93A. No emissor deste BRF, há um resistor de 47R e um capacitor de 6p8F para GND. Entre o emissor e o coletor, há outro capacitor de 6p8f e no coletor, há um resistor de 68R para vcc e um capacitor de 33pF ligado a terra.
Qualquer sugestão é bem-vinda, estou totalmente enrolado neste projeto.

Att,
MBel!
microbel
Nibble

Mensagempor otavio luiz » 21 Ago 2008 14:59

o problema é que voce não tem nenhuma antena neste tx, se voce olhar, normalmente usa-se um loop na placa que é um indutor que funciona como lantena, eu tenho um tx importado que funciona bem em campo aberto até 200m com ressonador cerâmico.
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor fabim » 21 Ago 2008 20:32

uBel. pelo jeito C num manja bulhufas de RF..

Tem um site muito bom de um fabricande de saw filter que ensina muitas mainhas teoricas e poraticas.

Vo quebra seu gaio.

http://www.rfm.com/products/wirelesscompapnotes.shtml

FAbim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor j.silvestre » 25 Ago 2008 15:51

aproveitando o gancho.

estou usando um rx/tx 433.92 Mhz xing ling modulaçao OOK.
então :

D = caracter dado valido.
L = caracter lixo

a minha string de dados é 16D ou seja "DDDDDDDDDDDDDDDD", acontece que quando eu transmito os quatro primeiros caracteres são recebidos como lixo.. então eu adicinei 4 caracter lixo na minha string que ficou assim
"LLLLDDDDDDDDDDDDDDDD", ignoro os 4 lixos e esta funcionando.. é normal isso ??? não acredito que seja...

j.silvestre
j.silvestre
Byte

Mensagempor fabim » 25 Ago 2008 15:56

Xing ling é lixo, Ruido etc etc..

O que vocÊ fez foi criar um preambulo, ele serve para "calibrar" digamos o AGC do receptor.

Experimente mandar 2 bytes assim.
1010101010101010 .. >> adiante os 16 D.
Vai dar na mesma o resultado.

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor j.silvestre » 25 Ago 2008 16:13

putz ... então é assim ...?? esses xing ling me quebraram as pernas..
hehehe... 2 dias perdidos.... hehehe... mas é a vida... valew fabim.

j.silvestre
j.silvestre
Byte

Voltar para Circuitos Diversos