Rogowski para medir corrente DC???

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Rogowski para medir corrente DC???

Mensagempor Budweiser » 31 Jul 2008 15:00

Dae pessoal!!!
Seguinte... Como fazer para medir DC com uma bobina de Rogowski?

Abraços!
Budweiser
Nibble

Mensagempor MOR_AL » 31 Jul 2008 19:24

Olá Budweiser.

Acho que não é possível. Veja o site abaixo.

http://en.wikipedia.org/wiki/Rogowski_coil

Acho que a grande vantagem desta bobina é poder medir com mais linearidade e sinais com frequências mais altas.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

.

Mensagempor Budweiser » 01 Ago 2008 10:57

Eu também achava que não era possível...
Mas... Nós temos um aparelho aqui na empresa (weld monitor da Miyachi) que mede tanto DC quanto AC pela Rogowski...

Só que ainda não consegui imaginar como ele faz isto...

Abraços!
Budweiser
Nibble

Mensagempor RobL » 01 Ago 2008 11:19

Pode-se imaginar vários métodos para medir dc com Rogowisk.
Basta lembrar que se tem um campo proporcional a corrente e daí, uma infinidade de métodos, por exemplo:
1-Através de efeito Hall. Este seria o mais simples usando um componente Hall.
2-Pode-se imaginar outros métodos menos lineares envolvendo núcleos com corrente alternada para medir indiretamente o campo na bobina Rogowisk. Obviamente se queremos essa bobina, não queremos processos não linear em função da corrente. Dependendo da faixa, gera boa linearidade.
3-Método com oposição por campo conhecido.
4- Métodos mecânicos, com movimento de eletrons (fios, líquidos condutores, etc, com velocidade constante) a fim de avaliar a tensão gerada em função do campo da Rogowisk.-
Outros mais simples que não me vem no momento, sempre fundamentado na força de Lorentz.
RobL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 02 Ago 2008 20:50

Olá Budweiser.

Quando eu disse que achava que não dava para medir a densidade do campo magnético (que agora vou me referir somente a “campo”) com a bobina Rogowski, eu imaginei um método em que a bobina fosse o próprio sensor, ou seja, uma bobina. Como nós todos sabemos, a tensão induzida em uma bobina está diretamente ligada ao valor da bobina (L) e a variação da corrente na bobina em função do tempo.
É a famosa equação Vbobina = - L * di / dt. Como a equação mostra, a tensão induzida na bobina é proporcional à di / dt. Uma possível componente contínua do campo, atuando sobre a bobina, possuirá sua derivada nula (di / dt = 0), não produzindo nenhuma tensão sobre a bobina.
Como a bobina Rogowski (até onde eu sei) possui um núcleo não magnético (ar, placa de ci, etc), esta bobina não entra na região de saturação. Sendo assim, ela possui uma “resposta” bem linear, sendo útil para medições precisas. Por outro lado, por não possuir núcleo magnético, não vai possuir as perdas ferromagnéticas, propriedade também útil para efetuar medidas, pois, como sabemos, o bom medidor é o que não interfere no processo da medida. Outra propriedade que advém da falta do núcleo, é que o valor da bobina fica baixo se comparado com a mesma bobina com núcleo magnético. Isso se traduz em ser possível medir campos maiores e com frequências mais altas.

Não considerei, nesta análise, a medição deste campo constante por meio indireto. Eu simplesmente quis dizer que, teoricamente, não é possível obter uma tensão contínua sobre uma bobina.

É claro que há meios de se medir campos contínuos, só acho que não seria interessante usar uma bobina para isso. Os sensores Hall seriam mais indicados para tal, considerando-se as limitações de frequência do campo em relação à bobina Rogowski.

Finalmente, lendo os dados de um fabricante destas bobinas ( http://www.powertekuk.com/cwtmini.htm ), observei que o modelo CWT1500 pode responder até a frequência de 0,03Hz, o que para muitos casos, pode ser considerado campo contínuo.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor RobL » 02 Ago 2008 21:26

Neste caso, a bobina Rogowisk é necessária, para produzir o campo estático (contínuo) a ser medido pelo sensor Hall, se este for o processo escolhido.
Da mesma forma que sensores Hall são colocados dentro de gaps em núcleos ferromagnéticos, tanto para campos produzidos por corrente alternada ou contínua, quando a exatidão e repetibilidade não é o alvo maior.
RobL
Dword

Mensagempor Budweiser » 05 Ago 2008 10:23

Pessoal, obrigado pelas informações!

Nós já temos um medidor usando hall, mas fica lá dentro da máquina... E queríamos algo mais prático, que só uma Rogowski poderia oferecer... Você passa a bobina em torno do condutor e mede a corrente...

Abraços!
Budweiser
Nibble

Voltar para Circuitos Diversos