MICROONDAS BRASTEMP

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor Pask » 16 Jun 2008 12:41

Caro Edson, como vai, tudo bem?
Antes, algumas correções de português: "bixo" se escreve "bicho";
"trazeira" se escreve "traseira" e "hèlice" se escreve "hélice"...rsrsrsrs

Quanto à potência do magnetron, eu sei que ela é comandada pelos intervalos de tempo em que o relé de potência liga ou desliga. Maior potência, mais tempo ligado; menor potência, menos tempo ligado. Isto não é novidade!
Vc deu algumas boas sugestões sobre o sobreaquecimento do magnetron. Eu já verifiquei o seguinte:

1 - O ventilador está normal, girando a toda velocidade e com o fluxo de ar bastante forte;

2 - Desmontei o magnetron e o mesmo encontra-se perfeito como se estivesse novo sem sujeira ou fuga para a carcaça. Também o duto por onde circulam as microondas para o interior do forno está limpo e livre de impurezas.

3 - A tampa externa do forno está muito limpa e livre de quaisquer obstruções para uma correta ventilação;

4 - O capacitor de AT encontra-se com seu valor de capacitância correto e não apresenta fuga de corrente interna;

5 - O diodo de AT também está ok. Porém, existe um diodo duplo de AT ligado em paralelo com o capacitor de AT que tem por função limitar a máxima tensão sobre o capacitor. Trata-se de um diodo duplo ligado em contrafase internamente (catodo de frente para catodo). Caso esse componente não esteja legal, pode haver um aumento da AT, fazendo o magnetron sobreaquecer;

6 - Uma outra possibilidade, seria um defeito no protetor térmico que está desarmando, ou seja, talvez esse aquecimento do magnetron seja normal para este forno e o culpado seja somente o protetor térmico com excesso de sensibilidade.

Vou verificar o link que vc enviou e um abraço! Desculpe as brincadeiras...
Pask
Word

Mensagempor calfared » 24 Jul 2008 20:06

Olá Pask

Já citei em outros posts que sou o proprietário do www.eletrodomesticosforum.com .

O local é um espaço para os técnicos de manutenção de eletrodomésticos e também para outras pessoas que tem interesse sobre o assunto.

No site citado tem vários cursos sobre microondas e também o fórum, onde é muito frequentado pelo técnicos de manutenção que podem ajudar a esclarecer dúvidas.

Abraços

Pask escreveu:Caro Edson, como vai, tudo bem?
Antes, algumas correções de português: "bixo" se escreve "bicho";
"trazeira" se escreve "traseira" e "hèlice" se escreve "hélice"...rsrsrsrs

Quanto à potência do magnetron, eu sei que ela é comandada pelos intervalos de tempo em que o relé de potência liga ou desliga. Maior potência, mais tempo ligado; menor potência, menos tempo ligado. Isto não é novidade!
Vc deu algumas boas sugestões sobre o sobreaquecimento do magnetron. Eu já verifiquei o seguinte:

1 - O ventilador está normal, girando a toda velocidade e com o fluxo de ar bastante forte;

2 - Desmontei o magnetron e o mesmo encontra-se perfeito como se estivesse novo sem sujeira ou fuga para a carcaça. Também o duto por onde circulam as microondas para o interior do forno está limpo e livre de impurezas.

3 - A tampa externa do forno está muito limpa e livre de quaisquer obstruções para uma correta ventilação;

4 - O capacitor de AT encontra-se com seu valor de capacitância correto e não apresenta fuga de corrente interna;

5 - O diodo de AT também está ok. Porém, existe um diodo duplo de AT ligado em paralelo com o capacitor de AT que tem por função limitar a máxima tensão sobre o capacitor. Trata-se de um diodo duplo ligado em contrafase internamente (catodo de frente para catodo). Caso esse componente não esteja legal, pode haver um aumento da AT, fazendo o magnetron sobreaquecer;

6 - Uma outra possibilidade, seria um defeito no protetor térmico que está desarmando, ou seja, talvez esse aquecimento do magnetron seja normal para este forno e o culpado seja somente o protetor térmico com excesso de sensibilidade.

Vou verificar o link que vc enviou e um abraço! Desculpe as brincadeiras...
calfared

Mensagempor edison » 25 Jul 2008 22:16

[quote="Pask"]Caro Edson, como vai, tudo bem?
Antes, algumas correções de português:
[/quote]

Meu nome é EDISON.....e não Edson......!
:twisted:

Té mais...
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos