Circuito em um chuveiro

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Circuito em um chuveiro

Mensagempor Alexandro » 05 Jul 2008 13:18

Sem ter o q fazer (rs rs) eu estava pensando, como eu faria para colocar um circuito que controlasse a temperatura da agua em um chuveiro ? Pensei em um circuito com um rele abrindo de tempo em tempo para esfriar a agua, mas q rele aguenta 6000W de potencia !? Acho q só uma contatora de alta potencia, ai fica caro. Com Mosfet eu acho que tambem nao poderia fazer com um parrudo e dissipador, acho q precisaria mais de um. Alguma ideia a mais de um circuito ?
Alexandro
Byte

Mensagempor lucaszampar » 05 Jul 2008 14:41

http://www.feiradeciencias.com.br/sala03/03_09.asp

No lugar do TIC, coloca um BTA41, pois ele aguenta até 41A. E coloca dissipador....
lucaszampar
Byte

Mensagempor xultz » 05 Jul 2008 19:50

Dissipa ele parafusando de algum jeito no cano da água antes dela entrar no chuveiro...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor edison » 06 Jul 2008 21:27

A Jet control da Lorenzetti vem com um "dimer" interno que controla a temperatura da agua. Inclusive é um circuito muito bom que já usei para controle de velocidade de motores universais em máquinas gráficas. Guenta uns 50 A tranquilo. Custa algo em torno de R$ 60,00.

Té mais...
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor brasilma » 07 Jul 2008 09:33

Precisariamos entender melhor qual é o nível de controle em que está penasndo.

Se for só para variar a solução é a que os colegas colocaram, um dimmer se faz simplesmente com um titirstor, potenciometro, capacitor e diac.

Se for para controlar seria necessário um sensor de temperatura e um controlador para atuar o tiristor.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor Alexandro » 08 Jul 2008 09:12

Legal Lucas, mas será q esse circuito aguenta 30A ! Estou com medo de duas coisas , de o circuito nao aguentar e queimar, ai agua gelada, e de eletrocutar o cabra, XULTS no cano de aluminio pode ser perigoso ter baixa isolaçao!
Edson , eu conheco esse da lorenzet, mas eu quero fazer um de controle remoto e sensor de temperatura para controle automatico, q nem o Brasilma disse.
Entao só to com receio do circuito ser subdimencionado e queimar e quero o maximo de isolaçao !!!!
Lucas será q o BTA41 aguenta 40A com uma dissipaçao comum, ou tenho que por ventiladores ?
Alexandro
Byte

Mensagempor xultz » 08 Jul 2008 10:51

Cara, baixa isolação tem a resistência ligada diretamente na água... e não tem nada melhor que acordar de manhã bem cedo, de ressaca, numa segunda feira, fazendo um baita frio, deixar a mulher na cama bem quentinha e gostosa, entrar no box e tomar um **** choque no registro. O dia passa a ser muito mais feliz... :)

Brincadeira a parte, é possível usar tiristores da linha do MAC223AFP que tem o corpo todo cerâmico e não tem metal de contato, pode dissipar sem colocar isolador de mica no meio.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor lucaszampar » 08 Jul 2008 12:23

Em chuveiros comerciais, o pessoal usa o BTA41I, esse I indica que tem o corpo isolado!

Pode ligar no cano direto que a propria agua dissipa o calor! Isso o pessoal usa em sistemas comerciais!
lucaszampar
Byte

Mensagempor andre_luis » 08 Jul 2008 13:46

è assim mesmo ?
Eu tinha conhecimento da seguinte nomeclatura :
BT-41 ( nao isolado )
BTA-41 ( isolado )

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor lucaszampar » 08 Jul 2008 21:21

Olá André

pode ser tambem como você falou...
pode ser tbm BTA (Isolado) e BTB (não isolado)
Varia de fabricante......
lucaszampar
Byte

Mensagempor Alexandro » 10 Jul 2008 19:15

Beleza pessoal, com essas infos ja posso começar a fazer. Se eu tiver mais duvidas eu posto aqui !!!

Vamo la!
valews
Alexandro
Byte

Mensagempor phophollety » 10 Jul 2008 21:28

Vá dar um passeio na santa, o que você vai achar de triac para mais de 50 amps.. a rodo!

Tinha um desses aqui em casa, meu velho fez lá para 85, ligava o triac com uma contatora (só para isolar o circuito) e fazia a rampa com um integrado da siemens, sei lá qual, que era usado em acionamentos de motor CC da década de 80m funcionou até uns 5 anos atrás (quando mudamos de casa, ele tirou e nunca mais voltou a usar)...

O circuito foi refeito com o sg3525, mas, nunca foi montado (apesar de testado), se interessar, eu posto aqui...

placa e esquema
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor Alexandro » 11 Jul 2008 21:26

phophollety escreveu:Vá dar um passeio na santa, o que você vai achar de triac para mais de 50 amps.. a rodo!

Tinha um desses aqui em casa, meu velho fez lá para 85, ligava o triac com uma contatora (só para isolar o circuito) e fazia a rampa com um integrado da siemens, sei lá qual, que era usado em acionamentos de motor CC da década de 80m funcionou até uns 5 anos atrás (quando mudamos de casa, ele tirou e nunca mais voltou a usar)...

O circuito foi refeito com o sg3525, mas, nunca foi montado (apesar de testado), se interessar, eu posto aqui...

placa e esquema

Posta, porque tudo é conhecimento a mais.
valew
Alexandro
Byte

Chuveirão

Mensagempor tecman » 15 Jul 2008 14:20

posta ai menos o que da choque se não apanho da galera aqui srrsrs
Editado pela última vez por tecman em 01 Jul 2013 01:35, em um total de 1 vez.
tecman
Byte

Mensagempor Jeovadj » 19 Jul 2008 01:06

phophollety escreveu:Vá dar um passeio na santa, o que você vai achar de triac para mais de 50 amps.. a rodo!

placa e esquema

Estou precisando de um circuito deste para instalar na casa de um amigo. Ele tem sistema de aquecimento solar, mas a tubulação é muito longa do boiler até o chuveiro, então a água que fica no cano esfria. A economia que ele faz na energia elétrica vai embora no gasto da água: abrir a torneira/chuveiro até que a água esquente...
Colocando um sistema de controle automático de temperatura no chuveiro elétrico, fará com que ele economize água, pois utilizará inicialmente o aquecimento elétrico e qdo a temperatura da água for elevando, a energia elétrica será desligada. Mande por favor este esquema / placa que você mencionou. Obrigado (jeovadj@yahoo.com.br)
Jeovadj
Bit

Voltar para Circuitos Diversos