Já que ningúem respondeu...ainda.... eu mesmo estou respondendo, após pesquisas na Internet.
• Segurança Intrínseca: os instrumentos com proteção baseada me segurança intrínseca têm o excesso de energia elétrica na forma de tensão e corrente, limitados através da inserção de dispositivos
limitadores de energia, conhecidos como barreiras de segurança intrínseca, nos seus circuitos.
Pode-se dizer que um circuito intrínsecamente seguro possui três componentes básicos: o
dispositivo de campo a ser instalado na área de risco, a barreira de segurança intrínseca e a fiação
de campo envolvida.
Para selecionar-se uma barreira adequada ao dispositivo de campo, este deve ser conhecido.
Estes dispositivos são classificados basicamente em dois tipos: dispositivos simples (que não armazenam
energia) e complexos (que armazenam energia) (norma ANSI/ISA-RP 12.6, 1987).
Para proteger o sistema de segurança intrínseca numa área de risco, um dispositivo limitador de energia deve ser instalado. Este dispositivo é conhecido como barreira ou sistema de segurança intrínseca
associado.
Sob condições normais, o dispositivo é passivo e permite o sistema de segurança intrínseca funcionar normalmente. Sob condições de falta, ele protege o circuito de campo prevenindo que o excesso de corrente e tensão atinja a área de risco.
A figura abaixo mostra um circuito de barreira. Pode-se observar que existem três componentes na barreira que limitam corrente e tensão: um resistor, pelo menos dois diodos zener (se um queimar, o
outro atua) e um fusível.
O resistor limita a corrente ao valor específico conhecido como corrente de curto circuito, Isc. Os diodos zener limitam a tensão ao valor referenciado como tensão de circuito aberto, Voc.
estou contando que vai aparecer alguma alma que trabalhe ou já tenha trabalhado com instrumentação voltada para área explosiva e que possa dar uma outra idéia.
Essa barreira de diodos eu já conhecia...mas será que ela é válida para a área 0(zero) que é a área com risco extremo como é o caso dos tanques dos petroleiros...