por geraldomelo » 23 Out 2007 02:53
Ola Pessoal .. Desculpem a demora , estava viajando.. .. obrigado a todos que responderam ...
é o seguinte , não preciso de toda essa precisão .. para mim , 1ºC já está ótimo ... eu propus ler o pt100 com a ponte , pois os que eu possuo aqui , são a três fios , e parece ser o jeito mais fácil de ligar ele .... no caso de ser a 3 fios , seria para compensar o tamanho do fio na ligação , que chegaria até no máx uns 3 metros , mas acabei de ler aqui , que até essa distância não precisaria usar o PT100 a três fios . Bom , então desculpem pessoal , realmente , com essa precisão e como vcs explicaram , eu não precisaria ler com a ponte ... ok , mas já que estamos aqui , não custa aprender ... no caso da ponte , eu fiz uns testes aqui , com um arranjo de dois resistores de 100 ohms na parte de cima , e um de 300 ohms e outro variando de 0 a 300 ohms , simulando o PT100 .. assim , consegui variar a tensão de 0V para o PT100 com 300 ohms , e 3,74 V , com o Pt100 simulando 1 ohm .. Ponte alimentada com 5V ... com o arranjo de todos os resistores de 100 ohms ,e o pt100 , tem hora que o voltimetro do isis marcas marca tensão negativa ... ai complica , pois teria que fazer fonte simétrica ... Bom , considerando o primeiro arranjo , de 0V até 3,74V , então eu leio a tensão no lugar do voltimetro mesmo ? Qual a expressão que me relaciona essas duas grandezas ? ou seja , que formula eu uso para saber que em xVolts , a resistência do PT100 é Y ??? .. Também com essa variação de tensão , eu não necessitaria de um Operacional ? Iria direto para o AD do Pic ( vou usar Pic nessa aplicação ) ...
Bom Fabim , agora sabendo da precisão que eu pretendendo , também não descartaria fazer do seu jeito ... como vc fez o seu arranjo ... ... fez um divisor de tensão usando um resistor e o pt100 ? alimentou isso com corrente constante ? ai é só ir para um Operacional ?? vc poderia postar esse circuitinho ai pra gente que vc falou , com
5 resistores de 1% de 2.5K ,
1 Ref 2.5V +/-0.5% ,
1 LM4148
1 LM358
Bom pessoal , abraços , e desculpem se gerei alguma duvida sobre qual a forma a ser feita , mas foi bom , pois agora vamos aprender as duas maneiras , e é isso que importa também né ....
Obrigado
Geraldo