100 leds

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

100 leds

Mensagempor antonio » 09 Set 2007 14:06

Pessoal tudo bem !!

Tenho uma duvida , e por isso gostaria que o pessoal me ajudasse

Tenho que ligar 100 leds num painel, mas nao sei qual o modo correto para tal ligaçao entre cada led e a voltage que vai ser 12V !

Os leds tem um consumo de 3.3v a 20mA cada!

Se fosse ligar um led a fonte de 12V era facil bastaria um resistor de 470 ohmios entre o led e a fonte !

Agora eu nao queria ligar para cada led um resistor e a fonte ,isto se possivel por isso eu pergunto !

Algem conhece alguma jeito de fazer os leds brilhar normal, mais simples sem ter que soldar tanto leds?

E possivel fazer ligaçao sem usar transformador?é que em serie 100leds è preciso 330V e aqui è só 220V

Pessoal confesso que estou um pouco confuso !por isso tudas as ajudas sao bem vindas !

Um abraço
antonio
Byte

Mensagempor MOR_AL » 09 Set 2007 19:07

Olá Antonio.

Se você dispõe de uma rede de 220Vca então fica mais simples, mas há vantagens e desvantagens:
1 - Colocando um led com um resistor entre o terra e os 12V
a) Se queimar vai apagar apenas um led.
b) Como o ideal é alimentá-los com uma fonte de corrente, você terá mais precisão na corrente sobre eles, pois sobram 12 - 3,3 = 8,7v sobre o resistor.
c) O consumo de potência total será maior que as outras opções.
d) não há perigo de choque elétrico.
e) O número de resistores será de 100.

2 - Se você retificar seus 220Vca vai ter algo entorno de 220 x 1,4 = 310V
a) Você pode fazer dois circuitos com 50 leds cada e colocar um resistor em cada circuito. Vão sobrar 145V para colocar no resistor de potência maior ou igual a 2 x 145V x 0,02A = 6W
b) Se um led queimar, apagam todos os outros 49.
c) Há perigo de choque elétrico e isolamento galvânico.
d) O número de resistores será de 2.

3 - Há uma opção de fazer um circuito com 3 leds e um resistor em série, ligados entre a fonte de 12V e o terra.
a) Seu controle de corrente nos leds será pior que as opções anteriores, porém ainda relativamente suficiente.
b) Sua potência gasta será a menor das tres opções
c) Não há perigo de choque elétrico
d) Se queimar um led, apagam apenas dois. A excessão é o led que ficará sozinho (3 x 33 + 1 = 100 leds).
e) O número de resistores será de 34.

Em tempo: Nem pensar em colocar leds em paralelo, ok?

Isto é o que eu pude observar no momento.

Espero ter ajudado

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Re: 100 leds

Mensagempor Maurício » 09 Set 2007 19:17

antonio escreveu:Algem conhece alguma jeito de fazer os leds brilhar normal, mais simples sem ter que soldar tanto leds?

Em protoboard acredito que dê para ligar os leds sem soldagem, mas, acho que vc vai precisar de muitos.

Existem vários métodos de ligar todos estes leds (pwm, varredura, etc), mas, o mais simples no seu caso acho que seria alimentar o conjunto com uma fonte de alta potência. Fontes chaveadas são menores e mais eficientes. 12V e de uns 2A de capacidade ( 25W ).

Com essa fonte vc poderia ligar 3 LEDs em série, com um resistor de 120 OHMS em série com os LEDs e ligado diretamente aos fios de alimentação de 12V da fonte.

Vc vai precisar de 34 conjuntos destes.

antonio escreveu:E possivel fazer ligaçao sem usar transformador?é que em serie 100leds è preciso 330V e aqui è só 220V

Possível é, vc teria que fazer um dobrador, e depois regular a tensão para os 330V, mas fontes sem transformador não possuem isolação da rede, e seus LEDs, acredito tb que não aguentem uma tensão reversa desse tamanho, o que vai fazer seu circuito ficar bem maior. Sem problemas se vc gostar de choques. Eu, pessoalmente, não gosto, ehehehehehe

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor antonio » 10 Set 2007 04:54

Brigado pessoal !!

Bem! deois dos exemplos em cima ! como a experiencia é pouca fiquei voando ,
Qual sera o metodo mais seguro e eficas para montar ?

mais uma vez agradeço
antonio
Byte

Mensagempor andre_luis » 10 Set 2007 08:19

Eu acho que o pessoal já foi bem claro, contudo, resumindo...

1) Mais seguro : com baixa tensao ( 48v pra baixo ).
2) Mais economico : O máximo que puder em série ( depende do brilho desejado ). 1 Resistencia serie é nessessária pra cada ramo.
3) Mais rápido : em placa ( pode ser montado por banho de solda ou cadinho, dependendo do tamanho ).

Daí em diante fica a seu critério.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Voltar para Circuitos Diversos