leds sensores

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

leds sensores

Mensagempor jorgeluiz » 11 Set 2012 01:07

tava fazendo um "tracker solar", um dispositivo pra seguir o sol na minha parabolica de espelhos que pretendo esquentar agua....e vi que nao tinha nenhum LDR, nenhum fototransistor, nem fotodiodo,...entao fui fazer uns testes com leds comuns, e nao é que deu certo?
Testando por cores, os verdes que deram melhor resultado. Pendurado na base de um bc, tá lá 1,2 volts, descontados o o pedagio do bc 548, ligado direto num shmit trigger 4093, como inversor...
Depois, buscando mais sensibilidade no circuito, usei comparadores de tensao como 339, e ficou mais melhor de bão.
Nunca tinham me contado que leds comuns sao bons sensores de luz tbem, especialmente do sol, que é bem forte...deixo a dica.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor enigmabox » 11 Set 2012 07:27

Se tu tiver também, transistores de potencia com encapsulamento metatico, por exemplo 2n3055 TO-3, ou com encapsulamento TO5, retire a tampa da carcaça com cuidado e use a junçao como fotodiodo.
Outra utilidade desta junção é detectar algumas formas de radiação, podendo construir também um detector de radiação com um fotodiodo ou transistor.
:wink:
enigmabox

Mensagempor brasilma » 11 Set 2012 09:50

Funciona sim, no nosso departamento de instrumentação os utilizamos normalmente como fotodetectores, e eles possuem inclusive algumas vantagens.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor RobL » 12 Set 2012 19:08

Acrescentando algumas observações.
Meu nicho seria produzir sensores no Brasil. Mas devido a falta de know how e a "fadiga do trânsito" morri na praia (mas quem sabe ainda, pois tem gente nova e boa nas paradas !!!)

Em aplicações profissionais, certas radiações, podendo ser até luz, alguns componentes depreciam rapidamente.
Por exemplo, UV é um problema. Podemos detetar com certos componentes comuns, mas em alguns casos ocorrem polimerização rápida, dentre outras reações e a propriedade vai dando lugar a outra.
Daí a razão de um sensor de umidade e de UV serem tão caros e nada nacional até agora.

Ao abrir um transistor, procure pelo menos, enchê-lo com uma resina transparente evitando o contato com o "ar" quero dizer, ácido sulfúrico, monóxidos... em fim ar puro da nossa natureza, da nossa, não da natureza!!!
RobL
Dword

Mensagempor ze » 13 Set 2012 11:36

jorge a falha que voce cometeu foi usar led verde. Há alguns anos vi num resista elektor um sensor com led invertido que até então não sabia. Veja um projetinho bacaninha
http://www.micro-examples.com/public/mi ... ensor.html
Posta fotos da tua gambi pra nói vê uai mesmo que no boteco. No futuro vou postar + algumas minhas. Uma imagem vale mais que 1kwords.
abç.
ze
Dword

Mensagempor edison » 13 Set 2012 20:56

lellis escreveu:.......Uma jpg vale mais que 1kwords.....

:D ...Diferente.....!
Gostei !
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor brasilma » 16 Set 2012 11:10

Detectores na faixa mais baixado espectro visível (azul, violeta) e UV realmente são raros e caros.

A maior parte dos fototransistores e fotodiodos apresenta maior sensibilidade na faixa do vermelho e infra-vermelho.

Por curiosidade, o princípio teórico do uso de LEDs como detectores se baseia na teoria energética associada as ondas eletromagnéticas: quanto menor o comprimento de onda mais energética a onda, assim o LED para ser utilizado como detector para um determinado comprimento de onda, deve ser de cor com comprimento de onda maior, os fotons da onda incidente terão energia suficiente para deslocar eletróns (para nível mais energético) da ultima camada do sengundo, criando a corrente eletrônica.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Voltar para Circuitos Diversos