por Pask » 04 Jan 2009 17:36
Na verdade, coloquei este post por causa de um multímetro digital novo da Minipa que comprei recentemente.
Na escala de 200mA, eu medi a corrente que passa por um resistor de 27 ohms sob tensão de 5V que deveria dar 185mA. O multímetro insistia em indicar uma corrente entre 167 e 170mA. Medi o resistor e a tensão de saída da fonte e estavam corretos. Então, peguei outro digital e fiz a mesma medição, encontrando uma medida de 182mA, bem mais próxima do valor teórico.
Abri o primeiro multímetro e localizei um fusível de auto-restauração em série com a escala de medida de corrente de 200mA. Retirei o fusível da placa e medi sua resistência com o outro multímetro, encontrando 2,2 ohms de resistência à temperatura ambiente! Aquecendo-o um pouco com o ferro de soldar, sua resistência chegou próxima de 5 ohms e quando esfriou novamente, ficou em 2,2 ohms.
Coloquei um jumper de fio retirado de um fusível comum de 300mA no lugar do fusível de auto-restauração e repeti a medida com o primeiro multímetro. A leitura deu 184mA, dentro da tolerância normal do equipamento e correspondendo ao valor calculado.
Conclusão: o fusível de auto-restauração estava acrescentando uma resistência de 2,2 ohms em série com todas as cargas que eram medidas na escala de 200mA do multímetro.
Só ficou a seguinte dúvida: será que este fusível em especial está defeituoso ou esta resistência parasítica é normal nele?
Eu não acredito que tal resistência possa ser normal, porque, imagine que eu estivesse medindo uma carga cuja corrente chegasse a 190mA. Uma corrente dessas causaria uma queda de tensão de 418mV sobre o fusível em questão (0,19 x 2,2 = 0,418V), o que implicaria num erro não desprezível para a leitura do amperímetro; e era o que estava acontecendo no meu caso!
O multímetro em questão, para quem quiser saber ou tiver um igual, é o modelo ET-2082B da Minipa. Nas demais escalas e medições, o instrumento está perfeito.