Fusível Especial

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Fusível Especial

Mensagempor Pask » 04 Jan 2009 08:26

Alguém saberia me dizer alguma coisa a respeito da teoria de operação de um fusível de auto-restauração?
Pelo que entendo, não se trata meramente de um fusível, mas sim de um fusistor cuja resistência aumenta com o aumento da corrente que por ele circula. Seria isto?
Pask
Word

Mensagempor ffcprog » 04 Jan 2009 12:32

+/-...
Depende muito do que você esta falando.
Para o que você sujere, poderia ser um PTC ou um PPTC, ou um termomecânico.

PTC. Positive temperature coeficiente.
componente fabricado com um polimero condutor, que sobe temperatura acima dos 25°C, tende a se expandir separando os granulos e assim aumentando a resistência série, chegando facilmente a casa de Mohms.

PPTC. Polyswitch positive temperature coeficient.
Mesma coisa que o de cima, mais ao invés de trabalhar em função de temperatura, ele trabalha em regime de corrente rold-on máxima.
Tempo de resposta umas 100X mais rápido, e existem PPTC´s de alguns mA até algumas dezenas de amperes..

Termomecânico.
Um zé mané, viu um termostato de ferro e teve a idéia.."só pra você entender"
e se eu utilizar um fio de niquel-cromo, com resistência calculada que sob Xamperes ele trabalharia com temperatura tal, e se houvese uma adição ele aumentaria ainda mais a temperatura e este "RELÊ diga-se", abriria e ficaria em off por alguns segundos /"?"?"?"?.

Basicamente meu amigo, e de uma forma didática, eles se diferen nisto!!

Abraços

ffcprog
ffcprog
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 04 Jan 2009 13:20

Completando a msg de ffcprog:
Fusistor é um resistor fusível, isto é, que interrompe o circuito a uma determinada corrente e de forma permanente.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor ffcprog » 04 Jan 2009 13:38

isto mesmo DJ.
Eu conheço um rapaz que utiliza como fusivel um resistor de filme de carbono de 3W por 0,25R.

OBS."o filme de carbono pifa mais rápido doque fio de niquel....

ffcprog
ffcprog
Byte

Mensagempor Pask » 04 Jan 2009 17:36

Na verdade, coloquei este post por causa de um multímetro digital novo da Minipa que comprei recentemente.
Na escala de 200mA, eu medi a corrente que passa por um resistor de 27 ohms sob tensão de 5V que deveria dar 185mA. O multímetro insistia em indicar uma corrente entre 167 e 170mA. Medi o resistor e a tensão de saída da fonte e estavam corretos. Então, peguei outro digital e fiz a mesma medição, encontrando uma medida de 182mA, bem mais próxima do valor teórico.
Abri o primeiro multímetro e localizei um fusível de auto-restauração em série com a escala de medida de corrente de 200mA. Retirei o fusível da placa e medi sua resistência com o outro multímetro, encontrando 2,2 ohms de resistência à temperatura ambiente! Aquecendo-o um pouco com o ferro de soldar, sua resistência chegou próxima de 5 ohms e quando esfriou novamente, ficou em 2,2 ohms.
Coloquei um jumper de fio retirado de um fusível comum de 300mA no lugar do fusível de auto-restauração e repeti a medida com o primeiro multímetro. A leitura deu 184mA, dentro da tolerância normal do equipamento e correspondendo ao valor calculado.
Conclusão: o fusível de auto-restauração estava acrescentando uma resistência de 2,2 ohms em série com todas as cargas que eram medidas na escala de 200mA do multímetro.
Só ficou a seguinte dúvida: será que este fusível em especial está defeituoso ou esta resistência parasítica é normal nele?
Eu não acredito que tal resistência possa ser normal, porque, imagine que eu estivesse medindo uma carga cuja corrente chegasse a 190mA. Uma corrente dessas causaria uma queda de tensão de 418mV sobre o fusível em questão (0,19 x 2,2 = 0,418V), o que implicaria num erro não desprezível para a leitura do amperímetro; e era o que estava acontecendo no meu caso!
O multímetro em questão, para quem quiser saber ou tiver um igual, é o modelo ET-2082B da Minipa. Nas demais escalas e medições, o instrumento está perfeito.
Pask
Word

Mensagempor ffcprog » 04 Jan 2009 18:13

sim sim meu querido..
OS PTC, PPTC, Termomecanicos..!!
Todos tem resistência própria e não é "parasitica"rsrs.

Existem PPTC/PTC de alguns ohms até algumas dezenas.

OBS.: o PTC utilizado para medição de temperatura não é o mesmo desenvolvido para proteção.
Funciona, mais bem mal, e ainda com linearidade impossivel de ser determinada..rsrs

ffcprog
ffcprog
Byte

Mensagempor Pask » 04 Jan 2009 18:31

Sim, mas de qualquer maneira, esse tipo de componente não é adequado para ser usado como fusível de amperímetros. O bom e velho fusível comum de vidro é o mais apropriado ainda.
Pask
Word

Mensagempor ffcprog » 05 Jan 2009 08:17

o que mais que chocou !!
Foi o PPTC ter sido colocado na configuração em série com o shunt, so invés de ter sido colocado antes!!,,,, ou seja o multimetro pegar a tensão apenas sobre o shunt e não shunt mais pptc.
Apesar que!!, o material utilizado em alguns shunt´s tende a diminuir a resistencia com o aumento da temperatura, se for este o caso. O projetista calculou tipo um contrabalanço da resistência de shunt+pptc..
E provavelmente esta variação se dá ao fato da qualidade do multimetro ou alguma calibração má regulada na linha de fabricação.
Bem, close the speak.
Ja entendeu ta bem intão.
byby baby.

ffcprog
ffcprog
Byte

Mensagempor Pask » 05 Jan 2009 08:29

O que chocou foi que não houve realmente uma compensação do acréscimo da resistência do PPTC no circuito, ou seja, na calibração ou no projeto do instrumento, deveria ser feita a correção dessa resistência adicional de 2,2 ohms que ele acrescentaria no circuito para que a indicação final ficasse correta mesmo com o seu uso! Já que não é possível eliminar a resistência interna do PPTC, pois trata-se de uma característica intrínseca do mesmo, então o projetista deveria compensá-la pelo circuito externo para eliminar este erro de medição que estava ocorrendo.
Pask
Word

Mensagempor Peters » 05 Jan 2009 10:05

Qual o modelo desse seu multímetro?
Tenho alguns Minipa aqui, com fusível de auto-restauração, e medem corretamente a corrente.
Peters
Byte

Mensagempor Pask » 05 Jan 2009 13:05

O modelo é o ET-2082B conforme já informado acima.
Pask
Word

Mensagempor Peters » 05 Jan 2009 13:20

Hehe não tinha prestado a atenção no modelo...

Os multímetros da Minipa que temos aqui são o 2042 e o 2082 com fusível de auto-restauração e o 2075 que não o tem.
Não tenho reclamação nenhuma deles.

Uma coisa pra prestar atenção nesse modelo, mas que não deve afetar tanto assim:
- Coeficiente de Temperatura: 0,1 x (Precisão Especificada) por °C, < 18°C ou > 28°C
Peters
Byte

Mensagempor Pask » 05 Jan 2009 13:24

Independentemente de quaisquer outros fatores, removando o PPTC ou fusível de auto-restauração do 2082, a leitura de corrente na escala de 200mA ficou normal.
Pask
Word

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos