Schottky Diode X Ultra Fast Recovery Diode

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Schottky Diode X Ultra Fast Recovery Diode

Mensagempor MTC » 19 Nov 2008 13:14

Andei percisando entender um pouco mais sobre diodo schottky, e acabei me deparando com os tar dos diodos de recuperacao ultra rapida.

É a mesma coisa??? No inicio eu achava que sim, agora ja nao sei!!! Alguem pode divagar sobre o assunto?

ta lendo: http://www.mspc.eng.br/eletrn/semic_210.shtml

e a duvida permanece: um diodo schottky pode ter recuperacao ultra rapida, mas um diodo de recuperacao ultra rapida pode nao ser schottky, certo?

[ ]`s
MTC
Byte

Mensagempor MOR_AL » 19 Nov 2008 15:46

Olá MTC.

Alguem pode divagar sobre o assunto?

Até onde eu sei são as aplicações:
1 - Diodos Schottky normalmente possuem comutação mais rápida que os diodos Fast Recovery.
2 - A corrente reversa dos diodos Schottky são maiores que a dos Fast recovery.
3 - A tensão reversa de bloqueio dos diodos Schottky são menores que nos diodos Fast recovery. Aliás, em fontes chaveadas com especificação da tensão da rede possuindo uma faixa grande (Vca máximo - Vca mínimo), o diodo do secundário pode ficar com uma grande tensão reversa. Isso leva a escolha de diodor Fast recovery.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MTC » 20 Nov 2008 09:20

Mor_al,

tem ideia qual deles tem menor valor de queda de tensao na junção ?
MTC
Byte

Mensagempor albertorcneto » 20 Nov 2008 09:54

Vamos la. Juntando o conhecimento de cada um podemos fazer uma boa analise.

O que eu sei eh so dos diodos Schottky. Eles sao feito com juncao metal-semicondutor dopado tipo N (ou P, nao me lembro bem), ao inves da famosa juncao PN. E eh isso que faz a queda de tensao dele ser menor (em torno de 0,3V). Agora, se eles sao a mesma coisa, ai eu ja nao sei dizer.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor MTC » 20 Nov 2008 10:28

albertorcneto escreveu:Vamos la. Juntando o conhecimento de cada um podemos fazer uma boa analise.

O que eu sei eh so dos diodos Schottky. Eles sao feito com juncao metal-semicondutor dopado tipo N (ou P, nao me lembro bem), ao inves da famosa juncao PN. E eh isso que faz a queda de tensao dele ser menor (em torno de 0,3V). Agora, se eles sao a mesma coisa, ai eu ja nao sei dizer.

Sempre acreditei q os Schottky tinham a queda de juncao em torno de 0,3V, mas acabei me deparando com alguns diodos montados em circuito - que deveriam ser schottky mas apresentavam 0,6V de junção. Conclui que assim deviam ser os fast recovery, ai veio a duvida, quando uso um e o outro ????
MTC
Byte

Mensagempor MOR_AL » 20 Nov 2008 20:47

Olá MTC.

Para uma mesma corrente, o diodo Shottky possui menor queda de tensão.

Um circuito equivalente SIMPLES de um diodo, é uma fonte de tensão em série com um resistor de baixo valor, e com um diodo ideal (tensão e resistência nulas). Tudo em paralelo com um resistor de valor alto.
Na polarização direta tem-se uma tensão em série com a resistência. A queda total seria a tensão somada a R*I. Daí a variação do valor em função da corrente.
Na polarização reversa, fica apenas a resistência de alto valor, simulando a corrente de fuga, já que o diodo ideal bloqueia a corrente em seu ramo.
Quando usar um ou outro.
Reveja os ítens que eu coloquei na minha postagem anterior, e acrescente o fator custo. Compare o preço dos dois diodos para uma mesma aplicação. Com todos estes parâmetros, a escolha recai em função do seu projeto. Depende do custo, rapidez de comutação e tensão reversa necessária.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos