LED alto brilho

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

LED alto brilho

Mensagempor Paulo » 17 Set 2008 09:21

Pessoal,

Estou iniciando uma pesqusia sobre leds de alto brilho, alta resolução e gostaria que vcs me indicassem alguns links de fornecedores, materiais de estudo sobre esses leds ou qq outra informação sobre eles.

Desde já agradeço por qq ajuda.

Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Mensagempor eletroinf » 17 Set 2008 17:58

Bueno, eu não sei qual é a aplicação sua ou se é simplesmente pra brincar com eles. Hoje chegou meu superledão de 10W, comprei com dissipador já montado (é um baita dissipador mesmo). Quero fazer uns experimentos, e no final, a idéia é fazer uma super-lanterna pra pescarias, caçadas, coisas do tipo. não sei bem que bateria usar, mas vai ser uma li-po 11.1V ou talvez uma bat de chumbo 12 V já que esse LED trabalha com aproximadamente 8V (pelo que vi no databosta é formado por 4 LEDs, dois a dois em série). Depois posto aqui o resultado. Hoje a noite já vou ver quanto ele clareia, rsrs.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor Milhoci » 17 Set 2008 18:32

Opa, eu estou brincando com alguns leds também, o que eu pude perceber é que esses leds de alto potência esquentam bastante, a ponto de queimar a mão, então um bom dissipador é essencial. Outra coisa é o foco dele, que é muito aberto, principalmente os que não tem lente acoplada nele.
Eu ja brinquei com os P4 da seoul semiconductors que são os que tem maior eficiência do mercado. A philips e a osram tem alguns modelos interessantes também, nos respectivos sites tem alguma informação sobre eles.

Milhoci
Milhoci
Byte

Mensagempor Milhoci » 17 Set 2008 18:40

ops, faltou os links

esse é o catalogo da osram:
http://catalog.osram-os.com/catalogue/c ... owBookmark

esse daqui é muito bom, mas também é bem caro
http://catalog.osram-os.com/catalogue/c ... owBookmark

esse eh o led mais eficiente do mundo
http://www.seoulsemicon.com/en/product/ ... rLEDp4.asp e tem na farnell

Milhoci
Milhoci
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 17 Set 2008 20:28

Milhoci escreveu:o que eu pude perceber é que esses leds de alto potência esquentam bastante, a ponto de queimar a mão, então um bom dissipador é essencial.

Então PWM neles , mesmo porque o aumento de temperatura diminui o brilho. Com pulsos estreitos a Intensidade de Corrente pode ser 10 ou mais vezes maior.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Paulo » 18 Set 2008 07:51

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:
Milhoci escreveu:o que eu pude perceber é que esses leds de alto potência esquentam bastante, a ponto de queimar a mão, então um bom dissipador é essencial.

Então PWM neles , mesmo porque o aumento de temperatura diminui o brilho. Com pulsos estreitos a Intensidade de Corrente pode ser 10 ou mais vezes maior.

Pessoal,

Valeu pelos links e pelas dicas.

Djalma,

Talvez vc possa me ajudar. Estou precisando de um material que explique sobre como funciona a percepção humana em relação as cores emitidas pelos leds, como alimentar esses leds de uma forma mais eficiente. Por exemplo eu ouvi dizer que tem alguns leds que vc pode por exemplo dar um pulso bem alto de corrente nele por 10%t e ficar 90%t sem alimentar, depois vc repete isso. Estou querendo algum material confiável que fale sobre isso, assim como sobre as cores, quais são as cores mais agradáveis para os olhos, informações assim.

Agradeço por qq dica.

Até +...
Paulo D.
"Se o teu sonho for maior que ti, Alonga tuas asas, Esgarça os teus medos, Amplia o teu mundo, Dimensiona o infinito, E parte em busca da estrela... " (Trecho de Voa - Ivan Lins / Leda Selma)
Paulo
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 18 Set 2008 13:20

Paulo escreveu:... quais são as cores mais agradáveis para os olhos, informações assim.
Isso é uma coisa subjetiva, depende do gosto pessoal, depende da cultura etc.
Em teoria da TV a cores você pode encontrar muita informação. Consulte o
"Onisciente" Google.

PWM:
Qualquer Led pode (e deve) ser acionado por pulsos. Esta técnica se baseia na
conservação de energia. Vamos pegar um simples LED de 30mA alimentadoo contínuamente. Faço minha unidade de tempo = 1seg.
Então a quantidade de energia durante um segundo seria igual a 10 vezes essa energia em 0.1 seg. Ou Pulso de 300 mA com duração de 100 milisegundo certo ?

Agora bem explicadinho:
A razão disso é que quando você liga seu Led de Potência ele esta frio depois vai aquecendo devido a sua capacidade térmica e também a capacidade térmicado dissipador de calor. Então temos o Fluxo de calor como um Resistor e a Capacidade térmica como um Capacitor.
Se no instante em que liguei ele esta frio então aplico uma alta intensidade de corrente quando ele coméça a aquecer desligo a corrente, ele volta a baixar a temperatura repito a alta corrente.
Fica então a temperatura defasada do Pulso de corrente, do mesmo modo como o Capacitor defasa a tensão, quando uma atinje o
máximo a outra esta a zero. Certo ?

Então posso aplicar um pulso de corrente 1 000 000 de vezes maior durante um useg ?
Eu pergunto e eu mesmo respondo. Há limite. É preciso saber se o componente (LED) suporta, ou se vai 'abrir' igual a um fuzível.
.
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 18 Set 2008 13:54, em um total de 2 vezes.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor fabim » 18 Set 2008 13:28

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Agora bem explicadinho:
A razão disso é que quando você liga seu Led de Potência ele esta frio depois vai aquecendo devido a sua capacidade térmica e também a capacidade térmicado dissipador de calor. Então temos o Fluxo de calor como um Resistor e a Capacidade térmica com um Capacitor

óia, datasheet de led, sheet e não xit..

Nos campos de discriminação eletrica tem uma coisa assim.

Código: Selecionar todos
Ipmax       duty cicle 1/10   T/max         =XA ou XmA

deem uma zoiada..
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 18 Set 2008 13:41

Pô Fabim você fica 24 horas On line , só no meu pé, igual ao Marcelo também com a vantagem
que ele ENSINA, E ENSINA BEM. e não me corrige. Não dá tempo nem deu Editar minha msg.

Já coméço a desconfiaaaaar .... . :D :D :D

Brincadeira. Obrigado Fabim

Fabim = Corretor ortográfico

(pode continuar com a marcação, sei que sua especialidade é prevenção e
eliminação de "Surtos" rsrsrs).
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor RobL » 18 Set 2008 17:45

Estou querendo algum material confiável que fale sobre isso, assim como sobre as cores, quais são as cores mais agradáveis para os olhos, informações assim.

Cor mais agradável aos olhos, nunca soube, mas a de maior sensibilidade está na faixa do amarelo, o pico, cai para os dois lados, ou seja, vermelho e violeta. Em outras palavras, com a mesma irradiação (W/m2) o amarelo nos parecerá muito mais "forte".

Cores agradáveis, segundo estudos em psicologia, biofísica, o amarelo, vermelho, são estimulantes, agitam. O verde, acalma, deve ser devido ao pasto ser verde por milhões de anos.
O azul também acalma, mas pode ser depressivo para alguns. Procure em psicologia das cores.

Não querendo ser chato, mas sendo, os olhos funcionam como antenas (ondas eletromagnéticas). Temos células ciliadas que entram em ressonância, de acordo com o comprimento de onda da luz emitida e geram impulsos elétricos.
Espero que sirva para algum início.
RobL
Dword

Mensagempor fabim » 18 Set 2008 19:40

O verde, acalma, deve ser devido ao pasto ser verde por milhões de anos.
Você esta querendo dizer o que com isto ???
Ta sabendo de alguma coisa que eu não estou ??
Alguém te falou algo ??

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Paulo » 19 Set 2008 07:47

Pessoal,

Valeu pelas dicas. Vou continuar meus estudos, qq coisa volto a postar aqui.

Djalma,

Com relação a acionar os leds por pwm, isso eu já sabia e faço. O que estou precisando é de algum material que diga "formalmente" que isso deve ser feito ou a utilização de algum pulso de corrente por um período de tempo como vc mesmo disse, mas tudo de forma documentada, pois preciso colocar isso em um documento científico para uma empresa, daí precisa estar embasado em algum material desses.
Vc sabe se eu acharei essas informações nos ds dos leds??

Espero ter sido claro.

Mais uma vez, mto obrigado pela ajuda.

Até +...
Paulo D.
Paulo
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 19 Set 2008 10:33

Paulo
No Datasheet do LED deve ter, já que Diodos, Transistores, Mosfet... Consta
inclusive gráficos.

Você deve fazer a análise da intensidade de corrente pulsada do LED de forma mais científica, claro.
Então a Integral da Intensidade de Correntedo pulso será igual a Intensidade máxima
da Corrente Contínua expecificada para o LED

Abraço e bom trabalho.

P. S. IR tem driver ISR2540PbF e IRF2541PbF 200 V e 600 V respki
-----------------------------------------------------------------------------------------

Para outros que estejam acompanhando:
Em minha primeira mensagem parti de uma unidade de tempo de um segundo
mas, lógico que não fica legal um intervalo tão longo entre dois pulsos.
:idea: Então vamos aumentar a freq. de repetição dos pulsos de maneira que a vista não perceba que o LED esteja piscando.
Mais de 30 vezes por segundo já esta de "bom tamanho".
.
Nota: Da preferência da cor em função da cultura, geralmente pessoas incultas
(nada contra, algumas até muito inteligentes) gostam de cores saturadas, especialmente o Azul.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor eletroinf » 20 Set 2008 21:40

Eu fiz uma placa "al facòn" mesmo, um conversor buck com um MCU QD4 pra teste. Esse LED é demais! Quero ver se ajeito um refletor, porque ele não concentra nada de luz, espalha tudo, e o dissipador não ajuda no direcionamento... Por enquanto só meti 800 mA nele.

[img][img]http://img212.imageshack.us/img212/2109/img0387we6.jpg[/img][/img]
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor phophollety » 21 Set 2008 15:58

Imagem

Sensibilidade do olho a cores, se quiser se apronfundar, é interessante ler documentações de monitores e etc, onde há artigos a respeito de correção de gama, este fator, pelo que me lembre era exponencial e, fundamental para uma mudança de cor de uma maneira que ao olho, pareça linear...
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Próximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos