Página 1 de 6
Sensor nivel de agua maquina lavar roupa

Enviado:
15 Nov 2006 11:04
por Nightcrawler
Olá pessoal,
Estou tentando desenvolver um controlador para maquina de lavar roupas, mas queria saber, como controlo o nivel da água??
No site
http://www.pablin.com.ar/electron/circu ... /index.htm , o projetista usou um pressostato. As maquinas novas usam isso tb ou existe outro recurso??

Enviado:
15 Nov 2006 11:57
por __JEREK__
Olá Nightcrawler
Eu não sei qual o circuito que as maquinas de lavar usam, mas tem esse circuito de indicador de nivel de água, talvez você tire algum proveito.
Build A Water Level Indicator
está nesse tópico junto com outros projetos
http://www.asm51.eng.br/phpbb/viewtopic.php?t=421
valeu

Enviado:
15 Nov 2006 12:51
por Wagner de Queiroz
Crawler !
Todas as máquinas de lavar que vi até hoje tem um pressostato xelelento Vagabundo para medir se esta cheio ou Vazio ou Cheio/Metade/Vazio.
Deve ser bastante barato ou confiável não acham ? Pra que complicar, Deixa Explodir ! Abri a minha agora a pouco e tem um pressostado.

Enviado:
15 Nov 2006 17:18
por proex
Infia do dedo lá dentro, se sair molhado é porque esta cheia.

Enviado:
15 Nov 2006 17:52
por Wagner de Queiroz
Proex e seu senso de humor aprumado

Enviado:
15 Nov 2006 18:01
por Nightcrawler
Wagner, como é a saida desse pressostato, contato seco ou saida analógica?

Enviado:
15 Nov 2006 18:22
por Wagner de Queiroz
Segundo que apurei temos contatos secos. Imagine um diafragma, conforme vai inflando, fecha contato numa chave, quando chega ao nivel maximo, fecha o contato da segunda chave.
O timer mecanico nem sabe ler nada analogico, é aberto/fechado e acabou.

Enviado:
15 Nov 2006 18:35
por fenix3
Mas tambem tem com sensores de pressao, Honeywel ou Freescale, nao fica tao barato mas mede com muito mais precisao!

Enviado:
15 Nov 2006 19:03
por Wagner de Queiroz
Creio que os sensores usados sao apenas para saber, se a agua chegou a um nivel X ou Y apenas. Chegou, desliga a bomba dagua e continua o programa de lavagem. No Forum antigo estavamos comecando um projeto. Como fiquei quase como cordenador e estou muito atarefado neste fim de ano, o projeto ficou meio parado, se alguem ai estiver com um tempinho para cordenar um grupo de estudo, deverá sair até um site com tudo que precisamos saber para automatizar uma maquina de lavar. Eu estava pensando em colocar aqueles transmissores/receptores rf para permitir que remotamente eu saiba como ta indo a lavagem da roupa. Tipo coloco a roupa na lavadora, deixo tudo pronto, programo ela para comecar a lavar uma certa hora, sabendo que horas vai terminar o servico, e dai posso ser informado a quantas esta a maquina. Ja que vai ter microcontrolador, pq nao fazer algo decente. Quem sabe até sai um produto comercial.
Minha patroa costuma reservar um dia da semana para lavar roupa, secar, passar e cuidar das crias. A todo momento ela tem que ver se a maquina enguiçou ou se ja comecou uma certa parte do ciclo de lavagem. Com o sistema que eu pensava fazer, a maquina vai informando a ela cada estagio que ela se encontra. Se houve algum defeito ou coisa e tal. com isso ela poderia fazer outras coisas e esquecer a maquina lá trabalhando.
Agora o sensor de nível de água acima, até onde sei a agua não é condutiva, talvez quando a água da piscina tem produtos quimicos, dai sim podemos usar esta condutividade da agua para usar um sensor. Estou com os neuronios trabalhando num clock baixo para nao gastar.

Enviado:
15 Nov 2006 19:22
por Nightcrawler
Tenho alguns sensores de pressão aqui, da Freescale. Posso usa-los. Wagner, já chegaram a fazer alguma coisa?? Posso dar uma ajuda tb.

Enviado:
15 Nov 2006 19:45
por Wagner de Queiroz
Diego, Toda e qualquer ajuda será bastante bem vinda.
A principio o meu plano era deixar um conteúdo decente pelo menos para uma apostila ou um site. Deixar o projeto para ser usado microcontroladores, entretanto, não se ater a nenhum microcontrolador em Particular.
Alguns usam PIC, outros Odeiam PIC
Alguns usam 8051, a maioria nao quer ver mais isso
Alguns outros usam hc08, Muitos outros não conhecem.
E alem do mais, deixar no maximo os diagramas de como fazer as rotinas de software num pseudo assembler RISC e CISC ou C. Para evitar que certos espertinhos usem nosso trabalho para venda e avacalhar o projeto. Ja pensou algum malandro pega todo nosso trabalho e bota pra vender no MercadoLivre ? Por isso nao quero deixar algo assim pronto do tipo: Faz esta placa assim assim assado, solda os compontentes X,Y,Z e carrega o Hexa ABC. Tá pronto sua maquina. Tem muitos espertinhos que pegam isso ja mastigadinho e botam no ML como se fosse um produto dele. E isso me irrita profundamente.
A ideia é aprontar todo o conhecimento necessario, se voce quer fazer uma maquina do zero usando pecas de uma Brastemp ou Continental, atualizar sua maquina de lavar caseira ou até fazer um servico de personalizacao de maquinas de lavar, tudo bem. A ideia é fazer tudo sob uma licenca de software livre de forma que ninguem pegue um pdf pronto e venda como se fosse seu.
Cada especialista em uma área monta sua parte, o resto da turma da ideias e ajuda no conteúdo. Podemos fazer muita coisa. Um profissional pode usar este conhecimento em sua area de atuacao, mesmo que nao seja maquinas de lavar. Um sensor de nível de água pode ser usado em diversas areas e assim vai.

Enviado:
15 Nov 2006 21:30
por BOTTINO
Crawler os níveis das máquinas são medidos pelo pressostato... esse pressostato tem uma mangueirinha que fica presa numa altura no tanque da maquina conforme o tanque enche essa pressão dentro na mangueira varia, conforme a pressão aumenta vai se fechando os contatos ...esses contatos são como chaves mesmo de liga e desliga só que comandadas pela pressão... o funcionamento é bem simples mesmo. Tem alguns modelos de pressostato que tem alguns terminais que possuem um nível de segurança para a lavadora não transbordar...
Terminais 1-2 fechados -> nível baixo acionado
3-4 fechados -> nível médio acionado
5-6 fechados -> nível alto acionado
7-8 fechados -> nível de transbordo correto maquina funciona normalmente
agora se tivermos a configuração :
Terminais 1-2 fechados -> nível baixo acionado
3-4 fechados -> nível médio acionado
5-6 fechados -> nível alto acionado
7-8 abertos -> nível de transbordo errado maquina não funciona aí alguma coisa é feita tipo uma interrupção para o micro, por exemplo a maquina liga a bomba até fechar os terminais 7-8 ou pode ser também a válvula de entrada de água é desligada e a lavadora entre em pausa .....

Enviado:
15 Nov 2006 22:28
por Wagner de Queiroz
É isso ai Compadre. Chegou a Voz da Experiência !

Enviado:
15 Nov 2006 22:42
por Nightcrawler
Wagner, vc tem algum material sobre isso, que possa me enviar??
Eu tenho uma semi-maquina(conheçida como tanquinho). Ela tem um rotor que gira somente para um lado e acaba enrolando toda a roupa. Será que o motor aguenta ficar invertendo a rotação, como nas maquinas grandes??

Enviado:
15 Nov 2006 22:52
por Nightcrawler
Bottino, isso é padrão de que marca??