Suporte para bateria de Li-iron

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Suporte para bateria de Li-iron

Mensagempor MOR_AL » 02 Jul 2013 11:01

Todos nós temos algum celular sem uso. Funcionando ou não.
Eu estou com algumas baterias de celular. Tenho as mais comuns de 3,7V.
Como parece que estas baterias vieram para ficar, ou pelo menos esta tensão, pensei que poderia utilizá-las em meus projetos. A espessura da bateria é fina, o que ajuda na espessura do aparelho. O carregador se encontra em qualquer camelô e o fio de ligação com o carregador é conector USB.
O único empecilho seria o suporte para estas baterias. Nos celulares, este suporte é o próprio corpo do aparelho.
Alguém já viu suportes dedicados apenas para essas baterias?
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Re: Suporte para bateria de Li-iron

Mensagempor KrafT » 02 Jul 2013 11:49

A Richco deve ter algo que te agrade:

http://www.richco-inc.com/

O ruim, como sempre, é ter o item no Brasil.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor MOR_AL » 02 Jul 2013 14:21

KrafT escreveu:A Richco deve ter algo que te agrade:

http://www.richco-inc.com/

O ruim, como sempre, é ter o item no Brasil.

Dei uma olhada. Parece que não é esse o caminho.
Queria algo do Ebay.
Pesquisei por Li-ion battery pack, socket, holder, etc., mas retorna as baterias e não o soquete.
... Deixa para lá, foi apenas um pensamento.
[]'s
MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 02 Jul 2013 21:23, em um total de 1 vez.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor ELFS » 02 Jul 2013 17:43

baterias de Li-iron ou Li-ion, erro de grafia ou to por fora?
ELFS
Byte

Mensagempor KrafT » 02 Jul 2013 19:01

MOR_AL, a intenção não era ter um suporte específico, mas algo que servisse. Esses caras fabricam cada item sinistro...

Pq vc não cola com velcro?
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 02 Jul 2013 20:10

Ou
você poderia comprar o case de um celular e cortar a caixa de baterias fora. Ele já deve vir com o conector junto, creio eu. Pra hobbie é a melhor solução...
Se fosse pra colocar em um equipamento sem fazer gabinete injetado, eu faria algo como um compartimento onde a bateria fosse colocada com pressão por conta de uma fica esponjosa e soldaria fios nela com um conector na ponta. Dentro desse compartimento o macho estaria exposto para ligar esse conector que foi soldado.
Sempre seguindo a regra de ouro, conector macho não tem potencial.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor MOR_AL » 02 Jul 2013 21:24

ELFS escreveu:baterias de Li-iron ou Li-ion, erro de grafia ou to por fora?

Foi um lapso de memória. Já corrigido!
Parece que ainda não foi inventada.
"to por fora" ou "estou" por fora? "erro" de grafia ou "Erro" de grafia? :lol: Desculpe. Sei que pode ter sido uma dúvida real, mas não consegui me segurar.
Abraço.
MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 02 Jul 2013 21:51, em um total de 2 vezes.
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 02 Jul 2013 21:30

KrafT escreveu:MOR_AL, a intenção não era ter um suporte específico, mas algo que servisse. Esses caras fabricam cada item sinistro...

Pq vc não cola com velcro?

Parece ser uma boa ideia.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 02 Jul 2013 21:46

Aquino escreveu:Ou
você poderia comprar o case de um celular e cortar a caixa de baterias fora.
Não sei não... Aí o case de celular já começaria a ficar mais caro.
Ele já deve vir com o conector junto, creio eu. Pra hobbie é a melhor solução... Isso é verdade.
Se fosse pra colocar em um equipamento sem fazer gabinete injetado, eu faria algo como um compartimento onde a bateria fosse colocada com pressão por conta de uma fica esponjosa e soldaria fios nela com um conector na ponta.
Com o tempo a esponja fica melequenta e eu evitaria soldar os terminais. Pensei em colocar na própria PCI. Uns pinos com alguns mm coincidiriam com os terminais da bateria. Do lado oposto outros dois pinos (em "L" invertido) para manter os conectores fixos nos pinos. Em cada lateral um pino para a bateria não mover para os lados. Mas essa ideia também tem o inconveniente de exigir mais área de PCI. O ideal seria colocar, de algum modo, a bateria no lado das soldas da PCI. Claro que se preocupando com a parte elétrica. Algumas caixas de plástico para PCI, possuem altura suficiente para isso. Mas talvez isso ainda não seja uma boa, pois estarei competindo com o case para duas pilhas AAA, a US$0,99 no Ebay e ainda sem gambiarras.
Dentro desse compartimento o macho estaria exposto para ligar esse conector que foi soldado.
Sempre seguindo a regra de ouro, conector macho não tem potencial.

Valeu.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor KrafT » 02 Jul 2013 21:50

Bom, o MOR_AL sabe disso muito melhor que qualquer um de nós, mas cabe lembrar que esse tipo de bateria tem a fama de ser bem temperamental, exigindo cuidados na carga.

Bons tempos das baterias de NiCd que dissipavam o excesso de carga em calor e não explodiam (desde que conseguissem dissipar o calor,é claro).
KrafT
Dword

Mensagempor MOR_AL » 02 Jul 2013 21:55

KrafT escreveu:Bom, o MOR_AL sabe disso muito melhor que qualquer um de nós, mas cabe lembrar que esse tipo de bateria tem a fama de ser bem temperamental, exigindo cuidados na carga.

Bons tempos das baterias de NiCd que dissipavam o excesso de carga em calor e não explodiam (desde que conseguissem dissipar o calor,é claro).

Tem razão! Mas tem tanto aparelho com essas baterias, que ... Mais uma explosão, menos uma, não faria diferença (desde que eu não estivesse perto). Até agora não explodiu nenhuma que eu estivesse presente. Espero que continue assim.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor edison » 03 Jul 2013 17:50

KrafT escreveu:......cabe lembrar que esse tipo de bateria tem a fama de ser bem temperamental, exigindo cuidados na carga.

Quem monitora a "qualidade "da carga das bat's de celular ,o aparelho ,o carregador ou a própria bateria ???
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor MOR_AL » 03 Jul 2013 19:53

edison escreveu:
KrafT escreveu:......cabe lembrar que esse tipo de bateria tem a fama de ser bem temperamental, exigindo cuidados na carga.

Quem monitora a "qualidade "da carga das bat's de celular ,o aparelho ,o carregador ou a própria bateria ???

Pelo que eu sei, o carregador é uma fonte do tipo flyback (abri um). Esta fonte possui a característica intrínseca. Sem a regulagem, ela age como uma fonte de corrente com seu valor limitado. Pode-se até curto circuitar a saída que ela não deve queimar. Já fiz isso diversas vezes.
Sem carga e sem o regulador, a tensão tende a aumentar muito. Nestas condições, geralmente queima o capacitor de saída. Esse sim explode por excesso de tensão.
Com a regulagem, quando a saída alcança uma tensão, determinada pelo circuito de realimentação, um outro circuito (um transistor) corta o chaveamento e a fonte deixa de alimentar a carga.
Então, dificilmente a bateria explodirá por excesso de corrente de carga, ou por excesso de tensão de alimentação.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor edison » 05 Jul 2013 22:07

MOR_AL escreveu:.......................Sem carga e sem o regulador, a tensão tende a aumentar muito. Nestas condições, geralmente queima o capacitor de saída. Esse sim explode por excesso de tensão....................MOR_AL

Então se o carregador ficar ligado e sem a carga (bateria) corre-se o risco de queima ?
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor MOR_AL » 06 Jul 2013 12:19

edison escreveu:
MOR_AL escreveu:.......................Sem carga e sem o regulador, a tensão tende a aumentar muito. Nestas condições, geralmente queima o capacitor de saída. Esse sim explode por excesso de tensão....................MOR_AL

Então se o carregador ficar ligado e sem a carga (bateria) corre-se o risco de queima ?

"Com a regulagem, quando a saída alcança uma tensão, determinada pelo circuito de realimentação, um outro circuito (um transistor) corta o chaveamento e a fonte deixa de alimentar a carga. "
Sem a bateria e com o celular conectado no carregador e este à rede, é uma roleta russa. E nem seria uma condição de normalidade. Eu não faria isso!! :?:
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos