Sensor de alta precisão para medição de nivel de agua

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Sensor de alta precisão para medição de nivel de agua

Mensagempor Francys Reymer » 02 Abr 2010 00:17

Pessoal alguem sabe de algum sensor que mede com muita precisão (até menos q 1 mm) a variação do nível de água, eu tinha pesquisado e achei uns sensores ultrasonicos com resolução de 1mm, mas são caros e preciso de uma alternativa barata, tinha pesquisado também sobre sensores capacitivos e vi q são muito precisos mas ñ sei quanto é a precisão e o preço também, se alguem puder me ajudar.
Francys Reymer
Byte

Mensagempor edison » 02 Abr 2010 00:41

Precisão com baixo custo .......sei lá.
Se for aplicação industrial justifica um investimento decente ,mas se for algo menos "nobre" acho que uma boia atuando sobre um potenciômetro de precisão resolveria.
Explique melhor a sua aplicação.

Té mais.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor Francys Reymer » 02 Abr 2010 00:50

é o seguinte, é um projeto de iniciação cientifica pra faculdade q ta me arrancando os cabelo, é um estudo sobre ondas, funcionara assim:

um braço mecatronico ira cutucar uma cuba de agua (cerca de 7cm de profundidade, e uns 40cmx30cm de comprimento) gerando ondas na agua, eu precisaria de cerca de uns 4 sensores. Eles teriam q perceber quando a pico da 1ª onda passou ativando um timer e quando o pico dessa onda passar pelo 2º sensor ele tera q desativar o timer guardar o tempo e ativar o timer de novo até chegar ao 3º sensor, terá q fazer tudo de novo até chegar no 4º sensor e mandar os tempos armazenados via spi para outro microcontrolador.

Socorro já ñ sei mais o q faço!!!
Francys Reymer
Byte

Mensagempor edison » 02 Abr 2010 04:44

Creio que sensor ótico resolva.....comercial ou "made in home".
Aqui no forum tem gente mais entendida que eu nessas partes, vamos aguardar os experts de plantão.
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor die6o » 02 Abr 2010 11:01

Eai Francys... tranquilis...
Então entra no site da Freescale e veja os componentes pressure sensor
Um amigo da Facu pediu uma sample eles enviaram 2 ou 3 sensores na faixa abaixo tem APN lembro que a precisão e estabilidade do sensor no ciruito era muito boa talvez possa te ajudar.

www.freescale.com/files/sensors/doc/app_note/AN1516.pdf
die6o
Nibble

Mensagempor MOR_AL » 02 Abr 2010 13:04

Francys Reymer.
Pelo que você está informando, não precisa medir o valor absoluto da altura da onda e sim o relativo, quando ela alcaça o pico superior.
Você não precisa de muita precisão. Basta ir medindo os valores das alturas, pegar o maior e registrar o instante que ocorreu.

Por outro lado, a precisão do sensor de ultrasom depende da frequência de oscilação natural dele, ou mais precisamente do comprimento de onda.
Seu sensor deveria possuir ressonância em torno de 2MHz.
Outro detalhe importante é que o sinal de retorno é mais de 1. Além do principal, existirá os refletidos nas paredes do seu tanquinho. Para evitar estas reflexões indesejáveis, você deve colocar nas paredes um material absorvente do ultrasom naquela frequência. Os submarinos modernos possuem este material em sua superfície externa. Já tive problemas com essas reflexões indesejáveis. Fui experimentando muitos materiais. Cheguei àquele material que forra o interior dos carros para evitar ruídos. Parece um tapete feito de muitos fiapos de linha, com cerca de 1 cm de espessura.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Francys Reymer » 02 Abr 2010 15:45

die6o escreveu:Eai Francys... tranquilis...
Então entra no site da Freescale e veja os componentes pressure sensor
Um amigo da Facu pediu uma sample eles enviaram 2 ou 3 sensores na faixa abaixo tem APN lembro que a precisão e estabilidade do sensor no ciruito era muito boa talvez possa te ajudar.

www.freescale.com/files/sensors/doc/app_note/AN1516.pdf

Então die6o o problema q esse sensor é de pressão e meu recipiente ficará aberto...

MOR_AL escreveu:Pelo que você está informando, não precisa medir o valor absoluto da altura da onda e sim o relativo, quando ela alcaça o pico superior.
Você não precisa de muita precisão. Basta ir medindo os valores das alturas, pegar o maior e registrar o instante que ocorreu.

Sim MOR_AL esse tratamento eu já fiz no software para saber o pico,mas o sensor de ultrasson ficaria inviavel,pois é um projeto de baixo custo.
Francys Reymer
Byte

Mensagempor KrafT » 02 Abr 2010 16:29

Ideia (talvez) ridicula:

Providencie que a água tenha alguma condutividade. Nos pontos desejados coloque eletrodos na lateral do recepiente, paralelos entre sí e meça a resistencia entre os mesmos. A altura da agua será proporcinal à resistencia medida.

Depois segue a dica do MOR_AL, de ver a maior altura. Voce vai perder um tempo para saber se a altura anterior foi a efetivamente a maior, mas esse erro se compensa naturalmente.
KrafT
Dword

Mensagempor MOR_AL » 02 Abr 2010 17:33

Francys Reymer escreveu: ... Sim MOR_AL esse tratamento eu já fiz no software para saber o pico,mas o sensor de ultrasson ficaria inviavel,pois é um projeto de baixo custo.

Acompanhe o meu raciocínio ...
Um sensor de ultrasom (US) é um dispositivo que possui uma impedância com ressonância série e outra paralela. Ambas ocorrem em frequências bem próximas.
Um cristal piezoelétrico, desses que se usa em osciladores de uC, possui essa característica. Acho que é possível pegar um desses (daqueles um pouco mais altos) e retirar o encapsulamento metálico. Taí o seu sensor de US por cerca de R$2,00.
Você poderia até sofisticar (para evitar que os contatos elétricos no cristal se deteriorem em contato com a água). Pegue o cristal e fure-o. Cerca de 0,8mm, próximo à base. Introduza, com uma seringa, vaselina líquida. Encha-o. Tampe o furo com alguma cola.
A finalidade do líquido, além de impedir a corrosão dos contatos, melhora a transmissão (e recepção) do sinal de US.
Nunca testei essa idéia, porém a física não está errada. Talvez seja necessário usar outro líquido ao invés da vaselina, mas tenho a convicção de que não.

Os pulsos de transmissão devem possuir a metade do período de oscilação do cristal.
O mesmo cristal também pode ser usado como sensor na recepção.
O nível do sinal refletido está por volta de alguns mV e seu formato não é uma onda quadrada e sim uma senóide com um ciclo grande e os outros (poucos) com um abrupto decaimento.
Terá que fazer um amplificador para a recepção que responda aos 2MHz ou mais. Vai depender da sua precisão.
Saiba que a onda de US percorre a água (do mar) com cerca de 1450m/s. Essa velocidade varia com a temperatura.
Se você realmente precisar "medir" alguma distância, deve fazer um experimento com uma distância conhecida e obter a velocidade correta.
Observe que a onda de US percorre 1 mm em cerca de 0,7us.
Para um cristal em 2MHz, o comprimento de onda fica em 0,75mm. Para obter precisão de 1mm, a frequência do cristal pode ser maior ainda. Como a distância a ser medida deve estar próxima a 10 cm (5 de ida e 5 de volta do sinal), o fator atenuação do sinal não seria importante.
Procure um tópico que trata do assunto, aqui mesmo no fórum. Lá vai encontrar mais informações.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor die6o » 02 Abr 2010 19:42

Entao ...o projeto que meu meu amigo fez media em um reservatorio aberto o que ele fez foi o seguinte colocou um tubo plastico transparente na vertical fixado na lateral do reservatorio... o tubo plastico ficava a 0,5 a 1 cm do final do reservatorio e na outra extremidade do tubo plastico era colocado o sensor de pressão OBS: deixe o tubo plastico alguns cm maior que o reservatorio para nao ter perigo de dar um banho no sensor kkkkk.
Depois disso colocava o liquido no reservatorio como o tubo esta na vertical é fomado uma coluna de ar onde a pressão do ar no tubo é proporcional a quantidade de liquido no reservatorio isso o liquido nunca chegaria ao sensor pois se o mesmo chegasse podeira danificar o sensor a figura 3 do APN ilustra + - o que ele fez.
die6o
Nibble

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos