por albertorcneto » 18 Out 2008 05:34
tcpipchip,
So uma dica. Eu pretendia fazer isso, mas como meu tempo ta bem corrido, nao vejo porque nao passar a ideia pra frente. Pode ate ser que ja exista produto similar, mas nao encontrei, pelo menos a preco acessivel.
Eu trabalho em um laboratorio e minha sala fica a uns 50 m dele. Tenho que salvar formas de onda no osciloscopio e, toda hora, ir pra minha sala pra descarregar tudo. Mas esse mesmo osciloscopio descarrega forma de onda em RS232.
Que tal se voce bolasse algo pra transmitir via wireless e simulasse uma COMport no PC. Exemplo do meu caso. Eu plugaria um adaptador RS232-wireless no osciloscopio, que poderia ser alimentado a pilha ou da rede mesmo, e plugaria no meu computador um USB stick que faria o computador enxergar o osciloscopio como se ele tivesse conectado por cabo no computador.
E nao eh so isso (propaganda do 1406)!!! Se voce precisasse conectar mais equipamentos no mesmo computador, bastaria plugar o adaptador que o USB stick reconheceria imediatamente e abriria outra COM virtual. E com o desenvolvimento das redes wireless, seria bem facil extender a distancia com redes de sensores que retransmitiriam esses dados ate o destino.
Ele poderia ate pegar o stream e comprimir usando algoritmos lossless, tipo o ZIP, pra economizar banda.
Acho que essa aplicacao seria interessante talvez porque, principalmente na industria, comunicacao serial eh mais usada. E EMI por EMI, o cabo sofre do mesmo jeito (ou quase).
Mas teria que ser algo um pouco robusto, com descarte de pacotes corrompidos e/ou um algoritmo de correcao de erro, o que nao eh tao dificil.
Agora a pergunta pro resto do pessoal: sera que a minha ideia pegaria?