Modulo receptor infra vermelho

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Modulo receptor infra vermelho

Mensagempor RobL » 07 Set 2008 18:10

Adquirí uma centena de módulos receptores de infra vermelho IRM-8751 para 38kHz Everlight.
Esses módulos não vem escrito nada neles, portanto, não sei se vieram corretam ente.
Os módulos que conheço, ao alimentar com 5Vcc, a saída vai para 5Vcc e ao aplicar um sinal de IR com 38kHz a saída fica baixa, enquanto durar o sinal, ou seja, se deixar o sinal por 1minuto terei a saída baixa por esse tempo.

Ao alimentar o módulo IRM8751 a saída vai para 5Vcc mas ao receber o sinal de 38kHz vem a zero e sobe, rapidamente e permanece em 5Vcc com sinal atuando.
Retiro o sinal, saida alta, coloco o sinal, gera um pulso, desce e sobe e fica fixo em 5Vcc com sinal aplicado (deveria permanecer em zero).
No datasheet do IRM8751 não vejo nada que me diga que funciona desta forma. Todo o lote tem esse comportamento (por amostragem).
Alguém conhece se existe algum receptor que se comporte desta forma?
Ou se esse modelo tem esse comportamento?
RobL
Dword

Mensagempor fabim » 08 Set 2008 08:45

sinhor, esses módulos RX de IR.
São os melhores que existem. porrrrque?
Porque são imunes a disturbios de lampadas e afins.
Observe no datasheet, que ele informa qual a maxima largura de pulso e a minima tambem.
If menor faz nada
If maior volta pra 5 volt´s.
Imagine você pegar um TSOP1838, e colocar em um aparelho sem proteção negra, perto de uma calha florescente de 2* 40W.
Liga o osciloscopio na saida do TSOP proce ver..
Pode até acontecer de ele ficr em 0V direto, e quando voce colocar a mão pra tampar ele voltar a 5V.
Só purrissu.
Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor RobL » 08 Set 2008 09:30

Fabim, valeu mesmo, obrigado.

Não sabia mesmo que um módulo desses não aceitava uma modulação contínua. Tenho um modelo aqui, que não sei qual é (só tem um número 38 e possível marca OS), que aceita modulação contínua, em 38kHz, e trabalhei com ele até o fim do estoque, pois não estou transmitindo pulsos (barreira optica). Usei o módulo devido as seguranças do mesmo.

Por outro lado, fiquei abrindo dezenas de manuais e até ví o tempo mínimo e máximo High Level Pulse Width e Low Level Pulse Width min 400us e max 800us. Ví isso lá mas não conseguí associar ao fato, pois quando colocava uma modulação contínua o pulso gerado levava uns 20ms!!!

Por outro lado, deveria desconfiar que isto é feito para decodificar pulsos modulados e sem dúvida, esse comportamento é uma boa defesa. Mas a prática com o receptor que aceita modulação contínua me deixou embotado e o Fabim mais uma vez "pow"!!!
Mais uma vez, valeu mesmso, cara.
RobL
Dword

Mensagempor tcpipchip » 16 Set 2008 23:06

O IRM8751 tem este diagrama ?

Imagem

Se sim, tenho interesse em comprar para testes...

Onde voce comprou ?

Achei algo aqui...mas nao sei se eh o mesmo :(
http://blucolor.locaweb.com.br/pesquisa ... ualizar=16

Eu estou fazendo um circuito que le um controle remoto de tv e manda via serial...
tcpipchip
Dword

Mensagempor RobL » 17 Set 2008 07:56

O IRM8751 tem um esquema um pouco diferente a única realimentação está no primeiro estágio.
Ele tem blindagem como esse do link mas com um desenho também diferente. O do link não é ele.
O resistor de saída do IRM8751 é de 22Kohm.
Mas creio que façam a mesma coisa.
No meio de uma compra com mais componentes adquirimos na ACP.
Tem outros modelos na Displaymax em torno de R$3,00. Se for quantidade o preço na ACP é muito bom, menor que R$1,00, para certa quantidade.
Para teste, não vejo problema em usar qualquer um. Há, é claro, diferença no alcance, devido ao ângulo e sensibilidade de cada modelo.
RobL
Dword

Mensagempor tcpipchip » 17 Set 2008 09:26

Obrigado pela informacao ROBL...
T+
TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor geraldomelo » 05 Out 2008 06:56

pessoal , ia abrir outro post só pra perguntar onde acho o datasheet desses aqui , mas acho que pode ser aqui mesmo .. são esses modulos receptores de IR .. são 2 :
-1B28 54A
-19 317 1840 3V

abs

geraldo
geraldomelo
Byte

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos