GLCD Display Grafico - Qual usar?

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

GLCD Display Grafico - Qual usar?

Mensagempor jeancarlocancado » 03 Abr 2008 14:31

Ola pessoal,

Bem, estou fazendo um projeto que consiste num display lcd que ficara no volante de um veiculo, tipo kart (formula SAE), e ira exibir dados como velocidade, rpm etc...
Para isso gostaria de utilizar display grafico, soh que nunca trabalhei com GLCD antes, tenho mais experiencia com os PICs, gostaria que me indicassem algum que seja grande o suficiente e seja facil de se trabalhar, se puderem indicar apostilas ou tutoriais especificos para tal LCD seria ainda melhor.

Bom, agradeco desde ja a colaboracao de todos vcs.
jeancarlocancado

Mensagempor mastk » 03 Abr 2008 17:34

KS107/108 maminha em termos de soft, alguns querem que vc gere tensão negativa para eles, que para uso como o meu, equipamento portatil chateam bastante.

Um KS108 que a farnell vende:
http://www.farnell.com.br/data_sheets/AGT0019.pdf

Codigo: AGT0019
mastk
Dword

Mensagempor andre_luis » 04 Abr 2008 08:42

Jean,

Muito comum também são aqueles baseados no chipset T6963.
A SpectrumLCD comercializa varios tipos.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor xultz » 04 Abr 2008 08:55

É bom levar em conta que o kart pode (eu suponho) ser usado durante o dia, sob o sol, o que pode tornar inviável o uso de LCD gráfico comercial.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor fabim » 04 Abr 2008 09:03

só uma dica.

Um conhecido meu aqui de orlandia tem um cart com motor de 250cc 2T.

Ele queria fazer algo do tipo, após eu dar uma estudada e ele também, chegamos a conclusão que LCD ou GLCD na direção não daria certo.

1° pelo chamaris, tiraria a atenção do cara toda hora, ao invéz de bizoiar pra frente ficaria olhando a direção do bixim.
2° LCD, GLCD, de dia é fróid, não encherga corretamente muito reflexo do sol, dependendo da temperatura que ele atingir ficaria manchado e impossibilitando a visualização
3° maior trabalhão.

Optamos pelo seguinte.
Centado no banco , observando os retrovisores e a visibilidade frontal.
Atentamos que o melhor lugar para que o menino ficasse, é na frente da direção um pouco ao lado, que desse visão total as 3 informações que ele pediu. Fizemos com display 7 seguimentos vermelho e sobre o aparato uma chapinha de inox pra fazer um pouquinho de sombra. Com um breve desvio no olhar e sem perder o foco frontal, foi possivel observar as informações.

Fica aí a dica.

Abraços

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Fábio Pereira » 04 Abr 2008 12:37

Já trabalhei com diversos displays e diversos controladores, mas digo o seguinte: a única coisa que presta quando exposto ao sol é um display LCD daqueles onde o segmento ativo assume a cor negra (como a maioria dos displays sem controlador, módulos LCD alfanuméricos e displays de celulares mais antigos como aqueles dos Nokia monocromáticos).

Qualquer outro display, quando recebe luz direta do sol fica simplesmente ilegível (inclusive displays LED).

Alguns parâmetros dos displays têm influência direta nestes quesitos, especialmente o ângulo de visão e a tecnologia (reflexivo, transmissivo, etc.).

T+
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor cmte » 04 Abr 2008 21:35

Sobre o que o fabim postou, deve ser o mesmo motivo pelo qual os carros de fórmula 1 se utilizam apenas de barras de leds. O negócio é feito para ser visto com a visão periférica somente, e não chamar a atenção do piloto.
Mas eu já vi projeto pronto com display LCD customizado com todas essas informações. Infelizmente não me "alembro" onde ví. Mas era específico para o uso em kart, no volante.

Não era exatamente este, mas era bem parecido:

http://www.aimsports.com/products/mychron4/index.html

Página com outros tipos:

http://www.aimsports.com/products/karting.html
cmte
Byte

Mensagempor jeancarlocancado » 07 Abr 2008 16:26

obrigado pela ajuda de vcs, eu to pretendendo usar um que o fundo eh azul e os caracteres brancos bem forte, tipo o do new civic (so que ele n eh um display grafico) e o que vcs falaram realmente pode prejudicar, o sol, eh pra ser usado de dia, sera q o display azul tambem ficaria ruim?
seria mais ou menos como esse, que a equipe SolidEdge projetou

Imagem
jeancarlocancado

Mensagempor jeancarlocancado » 14 Abr 2008 09:13

Pessoal, vcs conhecem o motorola f3? vi o de um amigo, ele usa um display diferente, acho que nao eh LCD, e nao tem problema nenhum ao sol, eh bastante visivel, alguem sabe o que eh aquilo e se eh vendido comercialmente?
jeancarlocancado

Mensagempor phophollety » 17 Set 2008 22:43

jeancarlocancado escreveu:Pessoal, vcs conhecem o motorola f3? vi o de um amigo, ele usa um display diferente, acho que nao eh LCD, e nao tem problema nenhum ao sol, eh bastante visivel, alguem sabe o que eh aquilo e se eh vendido comercialmente?

O motorola F3, pelo que eu vi, são dois displays prensados, normais, nada de especial..

Como alguns joguinhos eletrônicos da china, são vários displays, alguns até 3 deles
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos