Brocas p/ furação em PCI

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor rocknroll » 30 Jul 2007 15:15

Boa tarde andre_teprom,

Você pode especificar das duas formas, tanto polegadas quanto milimetros. Normalmente os fabricantes se viram para conseguir fazer o furo dentro das suas especificações.

No nosso caso que estamos acostumados a lidar com milimetros, é comum nossas placas estarem com esta definição ao invés de polegadas. Não se preocupe que os furos feitos ficam dentro das margens especificadas por cada um dos fabricantes, margem essa da tolerancia do tamanho do furo.

Flw
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor Renato_mcl » 30 Jul 2007 22:26

Boa noite gordomlm,

Gostei da sugestão, andei procurando por lojas de material odontológico na web e encontrei apenas a Dental que vende só para dentistas, você conhece alguma loja na região central de SP?

Obrigado

Renato
Renato_mcl
Byte

Mensagempor gordomlm » 31 Jul 2007 03:10

Desculpe, sou de POA/RS.

Aqui as lojas se concentram numa rua do centro, Gen. Vitorino. Umas dez.

Abraços
gordomlm
Bit

Mensagempor andre_luis » 31 Jul 2007 12:08

Rocknroll,

Meu grande medo é justamente em dar esse grau de liberdade pros caras.
O que me motivou à criar esse tópico, foi que eu vi 2 placas que meu cliente me apresentou : 1 furada por CNC numa boa empresa de SP, e 1 feita numa pequena empresa aqui do RJ, sendo a 2a furada "à mão". A qualidade ficou boa, mas visualmente, alguns furos pareceram ter um diametro diferente da 1a placa, usada como referencia.

Por isso, se eu pudesse já especificar brocas padrao, isso já me tranquilizaria, pois já tive serios problemas com um lote de 100 placas cujos terminais Faston soldados ficaram "frouxos", e acabaram se soltando durante a montagem do equipamento. Isso porque o Layoutista especificou uma furacao fora de padrao.

No caso dos 0,8mm que mencionei, obviamente não será realizado trabalho de esforço mecanico nos CI,s, mas é bom saber do que o fabricante de PCI dispõe ( eles dizem que fazem qualquer furo. Isso nao é respota pra mim ) .

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor andre_luis » 31 Jul 2007 14:58

rocknroll escreveu:Ai no caso você tem um problema incomum. Nunca ouvi falar que existiam empresas fabricantes de PCI que furassem as placas a mão...

Quando eu digo "furar na mao", me refiro à realizar o furo por furadeira-de-bancada com o centro do furo baseado no mapa de furação gerado pelo CAD. Isso é comum nas pequenas empresas de fabricantes de PCI, pelo menos aqui no RJ.

rocknroll escreveu:...se você for ficar se adaptando a métodos de fabricação, você irá ter grandes problemas

Na verdade, isso é uma prática saudável do ponto-de-vista financeiro, pois uma vez que voce nivela "por baixo" as regras de confecção da PCI isso te possibilita cotar a fabricação com um maior número de empresas, nao acha ? ( Obviamente, quando suas limitacoes mecanicas dao folga para isso ).

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor andre_luis » 31 Jul 2007 15:04

Alguem me explica como consegui postar a resposta antes da pergunta do rocknroll ?
andre_luis
Dword

Mensagempor rocknroll » 31 Jul 2007 15:55

Ai no caso você tem um problema incomum. Nunca ouvi falar que existiam empresas fabricantes de PCI que furassem as placas a mão... Justamente pela CNC se virar para fazer o furo no tamanho que você quiser, fica difícil determinar tamanhos padrões para os furos.

Até um tempo atrás, muitos componentes tinham espessura de pinos parecidas, hoje em dia não é bem assim... Já tive problemas com componentes de fabricantes diferentes.

Eu quando faço layout para terceiros, costumo passar as especificações para que não ocorra problemas. Isso porque já tive um cliente que enviou a placa a um empresa que não conseguia fazer trilhas na espessura em que estava na placa e muito menos naquela distancia entre trilhas, nesta empresa o pessoal do CAM dava um jeitinho na placa para que eles pudessem fabricar... Ai já viu, tivemos sérios problemas até que um dia eu resolvi fazer um teste minucioso e percebi as modificações.

Ai você é que tem que decidir, que dizer, se você for ficar se adaptando a métodos de fabricação, você irá ter grandes problemas.

flw
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Anterior

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )