Configuração de Módulo GPRS SIM300

Telecom em geral

Moderadores: andre_luis, 51

Mensagempor mamga » 30 Set 2008 18:43

Os meus foram na Tato...
mamga
Nibble

Mensagempor marram28 » 30 Set 2008 19:40

Mamga.
A listagem dos comandos que vc postou foi show de bola!!!
Eu também consegui enviar mensagens do Hyperterminal (que controla o modem) para um outro rodando em outra máquina, porém configurado para receber conexões de entrada via TCP.
Agora com o PDF que o Sergio postou que mostra outras formas de manipular as conexões tanto como cliente como servidor vai ficar melhor ainda.
A questão da discagem realmente ainda é um mistério, mas será que ela não seria usada quando se quisesse acessar a internet via browser como numa conexão dial-up? No manual da SIM na página 173 há um comentário sobre essa possibilidade. Também seria bem legal poder acessar a internet via web browser.
Márcio
marram28
Bit

Mensagempor marram28 » 30 Set 2008 19:57

Mamga.
Encontrei algo curioso na sua listagem de comandos.
Não encontrei no meu manual (peguei no site da Tato, SIM340_AT_V1.00) o comando AT+CREG. O mais próximo que vi foi o AT+CGEREP.
Por curiosidade, onde você achou esse comando?
Bom, o que importa é que o meu modem, mesmo sendo o SIM300, aceitou e funcionou.
Valeu!
Márcio
marram28
Bit

Mensagempor marram28 » 30 Set 2008 19:58

Mamga.
Corrigindo:
O comando mais próximo que encontrei foi o AT+CGREG
Márcio
marram28
Bit

Mensagempor mamga » 30 Set 2008 20:33

Marram,

Deu trabalho mais funcionou eheh, então esse comando ta na pagina 62 do manual baixado no site da tato...

Agora vou tentar receber dados também pelo modem, vamos ver se da menos trabalho... volto a postar se funcionar... vlw
mamga
Nibble

Mensagempor marram28 » 30 Set 2008 23:24

Mamga.
Fiz uma tentativa de conexão dispensando os comandos AT e AT+CREG e funcionou normalmente.
Agora quero testar uma transmissão saindo do modo comando e estando no modo transparente como descrito no manual que o Sergio postou. Outra coisa interessante será usar a resolução de nome por DNS, pois nesse caso posso criar um servidor com IP dinâmico, mas utilizando o serviço NO-IP que me permite atribuir um nome de domínio, mesmo estando com um IP dinâmico.
Márcio
marram28
Bit

Mensagempor Jorge_Francisco » 30 Set 2008 23:35

Pode usar o no-ip para redirecionar portas caso queira. Ou resolver o dns,ehhehe.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor marram28 » 01 Out 2008 00:31

Prezado Jorge.
Para resolver o nome de domínio o NO-IP não quebra um galho, mas sim uma tora!!!...rsrs
Márcio
marram28
Bit

Mensagempor Sergio38br » 01 Out 2008 09:15

bom dia a todos, fico feliz com o sucesso, o meu terminal ainda não entregaram...... :cry: :cry: :cry:

marram28, veja o item 3.2.34 do manual o +CREG esta la.

qto ao at+cgdcont, acredito que seja mesmo para fazer uma conexão dial up pelo micro, o comando direto pela serial seriam dois????

1) AT+CSTT=”APN”, ”USER NAME”, ”USER PASSWORD”

2) AT+CIPCSGP=1,”APN”,”USER NAME”,”USER PASSOWRD”

O primeiro pelo manual de aplicação seria para informar os dados para a rede gprs e seriam complementados com:

AT+CIICR
AT+CIFSR

e o segundo aparentemente seria mais completo e permite salvar na flash os dados, podendo, vejam não mais precisar a ser digitado antes de enviar o

AT+CIPSTART=”TCP”,”REMOTE SERVER”,”PORT”

o comando para salvar na flash as configurações seria:

AT+CIPSCONT (Save the configuration to flash memory)

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor Jorge_Francisco » 01 Out 2008 09:36

marram28 escreveu:Prezado Jorge.
Para resolver o nome de domínio o NO-IP não quebra um galho, mas sim uma tora!!!...rsrs

Verdade, estou testando um servidor caseiro e usei o no-ip, inclusive os roteadores já vem com uma aba para mandar o IP diretamente para o servidor, evitando a instalação do programa deles.

Uma duvida me surgiu, como é que o modem gprs irá mandar o IP para o no-ip? Depois eu sei como funciona, quando quiser "achar" o modem gprs é só colocar o "host" criado no site,tipo "meumodemgprs.no-ip.com".

Vlw
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor marram28 » 01 Out 2008 19:22

Sérgio.
Fiz um teste com o AT+CIPSCONT e realmente foi salvo na flash o conteúdo do AT+CSTT. Após reiniciar o modem as configurações do APN, user name e password estavam lá.
Como nesse caso não será mais necessário digitar o AT+CSTT para entrar com o APN, nome senha, também não será mais necessário entrar com o AT+CIICR e AT+CIFSR em sequência, pois esses só funcionam se o AT+CSTT for executado antes. Porém nesse caso, basta entrar direto com o AT+CIPSTART que a conexão é estabelecida logo de "prima"! Após a conexão se estabelecer, se quiser verificar o IP aí pode-se entrar com o AT+CIFSR. O legal de salvar na flash é que depois com apenas um comando já se consegue a conexão.
Márcio
marram28
Bit

Mensagempor marram28 » 01 Out 2008 19:33

Jorge.
O meu roteador ADSL já vem com essa possibilidade e funciona muito bem pois faz tempo que não utilizo mais o programinha deles.
Quanto ao fato do modem GPRS se registrar no NO-IP, acho que isso não deve ser possível, pois precisaria de um programa residente capaz de realizar a troca de todas as "figurinhas" de protocolo necessárias para se estabelecer esse tipo de registro no servidor do NO-IP .
Porém no caso ao contrário, onde um modem GPRS precise achar uma aplicação rodando em um coputador servidor (que já foi registrado através do roteador ADSL ou daquele software cliente), então ao invés de se utilizar um endereço IP será usado um nome de domínio como explicado no tópico 9 do Application Note que o Sérgio postou.
Márcio
marram28
Bit

Mensagempor Jorge_Francisco » 01 Out 2008 21:50

No caso contrário(GPRS-PC) eu sei.Pensei que no outro sentido(PC-GPRS) existiria saida.

Pensando bem, tem solução, é o modem gprs enviar para um servidor(com IP fixo ou dinamico com no-ip) o seu IP, depois é facil estabelecer uma conexão com qualquer outro modem,PC ou outro servidor.

Vlw
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor mamga » 09 Out 2008 11:34

Olá...

Voltei a fazer testes com os módulos essa semana e me surgiu uma duvida... a situação é a seguinte... Configuro meu módulo como server, ou seja ele fica esperando conexão em uma determinada porta, do meu pc me conecto ao módulo usando essa porta e envio dados, até ai tudo ok, os dados chegam perfeitamente ao módulo, mas eu gostaria nessa mesma situação enviar dados do server (módulo) para o Client (pc). O comando at+cipsend não funciona quando o módulo está como server. Alguem sabe qual comando utilizo para fazer isso?

Obrigado

[]´s
mamga
Nibble

Mensagempor Jorge_Francisco » 09 Out 2008 11:53

Imagino que se ele é um server, só pode servir. Então não manda se não pedirem.

Por exemplo, se fosse requisitada uma página, um microcontrolador acoplado usará HTTP para enviar, se quiser enviar os dados de um ADC deste microcontrolador tb poderá enviar por HTTP. Pode-se também, enviar dados diretamente por socket através do TCP.

Não entendo muito ainda destes módulos, tive um G24, mas o envio se dava de um PC para a internet através de um programinha. Devo comprar este mês o mesmo modelo que estão usando e provavelmente serei mais um com muitas dúvidas.
Jorge_Francisco
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Telecomunicações