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Controle válvula borboleta

MensagemEnviado: 19 Jan 2009 21:12
por ELFS
Boa noite pessoal,
Estou precisando de umas dicas para desenvolver um circuito analógico para controle de uma válvula tipo borboleta, onde a abertura será por um motor de corrente continua e o retorno na posição fechada por mola, ou seja o motor irá girar algumas voltas e a válvula através de redução somente 1 / 4 de volta. No eixo da válvula teremos acoplado um potenciômetro para referência de posição .

Se alguém tiver um circuito ou algum CI para indicar tipo o CI mc33030 mas que controle até 8A de pico.
Obs. O motor deverá girar e desenvolver um torque capaz de entrar em equilíbrio com a mola conforme a posição de um potenciômetro de controle.
Qualquer opinião será bem vinda
ELFS

MensagemEnviado: 20 Jan 2009 07:22
por brasilma
ELFS será que pode explicar melhor como será o controle (como será dado o comando da abertura desejada da válvula), e qual a relação desta mola com o sistema?

MensagemEnviado: 21 Jan 2009 06:07
por andre_luis
Elfo,

Uma sugestão, talvez "deselegante", mas provavelmente funcional.
Se voce está querendo um controle gradual da vazão, poderia colocar algumas válvulas solenóides distribuídas em tubulações em paralelo, e assim controlar digitalmente esse fluxo.

Creio que seja mais simples e rápido do que a solução do motor.

+++

MensagemEnviado: 21 Jan 2009 06:21
por EDSONCAN
Nunca vi muita alternativa para isso, mas controlar 8A de pico não é grande problema, voce pode construir um sistema de ponte H com mosfet usando drives de varios fabricantes.
Quanto ao feedback por potenciometro nada que um processador com AD que controle a ponte não faça tranquilamente.
Resumindo não vejo alternativas para isso é ponte H com processador.
Edson

MensagemEnviado: 24 Jan 2009 22:41
por ELFS
brasilma

Explicando melhor quero substituir o cabo do acelerador por motor cc e um potenciômetro no pedal do acelerador, de um motor de carro com carburador .
O motor CC deve ser controlado por um circuito analógico, sem motor de passo e processador.


Elfs

MensagemEnviado: 25 Jan 2009 14:52
por andre_luis
Elfs,

Sem querer cortar o barato, mas...

O motor-de-passo permite um controle gradual do movimento.
Se voce colocar um motor DC - mesmo com redutor - terá de vencer a inércia do movimento, o que fará o sistema mecânico oscilar tentando achar o ponto de equilíbrio (supondo que voce irá usar um controle em malha fechada).

O que voce pode tentar, seguindo a sua idéia de usar um motor DC, seria acoplar um mecanismo de rosca sem-fim, como aquele usado para acionar vidros elétricos. Me parece que tem um torque razoável.

+++

MensagemEnviado: 26 Jan 2009 05:19
por geraldomelo
usa um servo de aeromodelo , tem uns bem robustos . .. pulso de 1ms ele vai pra posição 0 e um pulso de 2ms ele vai para 90º , então pulsos entre 1ms e 2ms , vc controla a posição dele ..

abs

Geraldo

MensagemEnviado: 26 Jan 2009 08:27
por brasilma
Minha sugestão é a mesma da do Geraldo: um sistema de servo operando pelo mesmo princípio dos radiocontrolados.

Porem é preciso verificar se há algum destes servos de radiocontroles, que sejam fortes suficiente para acionar o carburador. Sei que tem uns modelos especiais mais fortes com engrenagens de metal.

Caso não sejam suficientes, poderia-se fazer um híbrido, com um motor DC com redução mais forte e o sistema de controle um servo normal.

Uma dica é que no sistema de polarização de antenas parabólicas (mcânicas antigas) há um servinho que usa inclusive o mesmo CI da Futaba.

MensagemEnviado: 26 Jan 2009 11:09
por EvandroPic
Existem servo-motores de altissimo torque... como motores brushless...
Devem ser caros mas... :lol:

Um abraço.

http://www.geocities.com/automaticas/brushless.htm

MensagemEnviado: 26 Jan 2009 16:37
por lgobbo
E se aproveitar o próprio conjunto do motor atuador de um corpo de borboleta de injeção de carro ? o interessante é que normalmente a peça já possui um controlador integrado e na internet encontra as informações sobre circuitos da injeção e os sinais de controle, e ainda existe a possibilidade de tambem usar a parte do pedal do acelerador que possui duplo potênciômetro para reduzir o risco de falhas.

MensagemEnviado: 26 Jan 2009 16:43
por brasilma
É Lobo, sabe que vc realmente está com a razão, Brasileiro gosta de ficar reinventando a roda, e geralmente ela não fica bem rodonda, rs, rs

MensagemEnviado: 26 Jan 2009 20:36
por ELFS
No inicio a roda era quadrada de tanto puxar a carroça ela arredondou.

O que estou querendo aproveitar é o sistema utilizado no Clio da Renault com acelerador eletrônico.
O funcionamento mecânico é exatamente com descrevi, porem não consegui o esquema eletrônico de controle do mesmo, esta incorporado no modulo de controle.
O corpo de borboleta possui uma saída de tensão dupla acho que espelhada ou seja quando uma aumenta de 0 a V1 a outra diminui de V2 para 0, fornecidas por um sensor HALL instalado no eixo da válvula.
Devem ser as referencias para comparação com os potenciômetros citados Igobbo.
Só para confirmar o retorno da borboleta é por mola para garantir que na falha do sistema o motor não fique acelerado.
Estou querendo somente um circuito simples para controle do acelerador.

ELFS

MensagemEnviado: 27 Jan 2009 07:12
por brasilma
E a questão da redundância (fato de haverem dois potenciometros no acelerador, dois retornos de referência da borboleta) é por segurança.

O primeiro veículo de carburador eletrônico (de linha) que conheci foi o Passat Pointer 1.8 (modelo esportivo de luxo da Volks, o sucessor hoje deve ser o Golf), além do carburador sofisticado, ele tinha direção e embreagem hidraulica.

Me lembro que se você engatasse, deixasse o freio de mão puxado e fosse soltando devargarzinho a embreagem o bixo saia queimando freio, rs, rs

MensagemEnviado: 28 Jan 2009 08:38
por lgobbo
ELFS

A borboleta eletrônica trabalha semelhante a um servo, normalmente tem os sensores de fim de curso da borboleta quando aberta e fechada, os potenciometros são dois e ligados de uma forma que na abertura um aumenta a resistencia e outro diminui.
As informações técnicas sobre os franceses é mais difícil comparado com outras marcas, tenho um peugeot e sei da dificuldade...
Esse site tem algumas informações que pode ser útil, os sistemas independente de marcas o principio de funcionamento são muito parecidos.
http://www.injetronic.com.br/dicas/dica.php?dica=72
http://www.injetronic.com.br/dicas/dica ... 6&lm=&cd=2

MensagemEnviado: 05 Fev 2009 00:05
por MOR_AL
Olá ELFS.
Você precisa de algo assim:
Imagem

Este é um sistema de controle de uma antena. No seu caso substitua a antena pela válvula borboleta.
Repare que o acelerador é o "Control knob". Ele altera a tensão através do potenciômetro mecanicamente acoplado. Esta tensão é subtraída da amostra do ângulo da borboleta, implementada pelo potenciômetro da direita. Quando a tensão dos dois potenciômetros forem iguais, o erro "e" será nulo, pois fazem parte de uma subtração. Ora, zero vezes o ganho do amplificador de tensão, dá zero, ou seja. O motor está com o ângulo correto e não recebe tensão de correção.
Se a tensão do acelerador for maior que a do motor (center tape dos potenciômetros), o erro "e" dá positivo, que multiplicado pelo ganho, dá uma tensão de correção positiva, levando a um erro nulo (aumenta o teta do motor e diminui o erro "e").
Se a tensão do acelerador for menor que a do motor (center tape dos potenciômetros), o erro "e" dá negativo, que multiplicado pelo ganho, dá uma tensão de correção negativa, levando a um erro nulo (diminui o teta do motor e diminui o erro "e).
Em tempo. O "motor drive circuit" pode ser apenas um amplificador de potência. Neste caso a dissipação é alta.
O "motor drive circuit" pode ser um bloco PWM. Entra tensão de controle e sai pulsos de potência. A dissipação é bem menor.
O "motor drive circuit" pode ser um bloco de controle de aeromodelo. A tensão de entrada modula o período entre 1ms e 2 ms.
Já existe o motor? Para aumentar o torque do motor, já usei um motor de parabrisa. Tem um senhor torque. O problema é como fazer o retorno mecânico com a mola, no caso de pane no sistema.
MOR_AL