por xultz » 14 Mai 2010 16:06
Nestor, você está misturando as coisas.
Deixe-me te perguntar uma coisa: você entende de computadores? Sabe reinstalar um Windows, Office, instalar anti-vírus, configurar o hardware, configurar internet, essas coisas? Muito provavelmente sim.
Você já fez esse tipo de coisas para amigos, parentes, etc? Pela amizade, sem cobrar por isto? Provavelmente também.
Você alguma vez já se encheu o saco, de ser o "cara que entende de computador", que onde quer que vá te pedem para "dar uma olhadinha", verificar por que o computador está lento, e acharem que deve fazer isso de graça por obrigação? Eu perdi a conta. E provavelmente todo mundo que frequenta este fórum já passou por isso. Eu tive um caso extremo de um vizinho, passei uma tarde de sábado inteira formatando e configurando o computador do maldito. Na noite ele fuçou tanto que acabou com a instalação. No domingo de manhã cedo, estava frio, ele me chamou para arrumar de novo o computador, porque ele precisava acessar a internet. Não tive outra reação senão mandar ele pros quintos do inferno.
Então veja só, o pessoal aqui é calejado. Ninguém (com exceção de um ou outro) se acha o bom da boca, e muita gente está disposta a ajudar. Só que é muito comum aparecer gente que entende pouco de eletrônica (não sei se este é o teu caso, porque não te conheço), que precisa de um circuito para resolver algum problema específico, e pede um projeto, descrevendo-o em uma única linha, e espera que alguém faça o serviço, da mesma forma que aquele cunhado pentelho espera que você arrume o computador dele.
Assim, alguns conselhos, para usar aqui e em qualquer outro fórum: seja mais específico. Mostre o que você já fez do projeto, o que você sabe fazer, e onde está a dúvida. Não espere a solução pronta, mas o caminho das pedras. No teu post, você sequer explicou o que quer mostrar no display.
Por exemplo, você sabe como fazer a fonte do circuito? Sabe como ligar o PIC, o cristal, o ICSP? Já desenhou alguma coisa do teu circuito? Eu poderia, por exemplo, até dizer para você: leia o capítulo X da página Y até a página Z do livro do Fábio Pereira, se ficar com dúvida volte aqui e pergunte, eu faço isso o tempo todo e com o maior prazer.
E para finalizar, o link que você postou não é um fórum, é de um blog. Alguém fez um circuito, e decidiu colocar no site. Não foi o caso de alguém pedir um circuito, e ele projetar e disponibilizar, assim, você está completamente equivocado. Tome este tipo de cuidado antes de sair atirando para todos os lados.
E só prá fechar: o circuito que você mostrou é horrível e não funciona, ele só dá certo no simulador. Por quê? Me pergunte que te respondo, mas pergunte com jeito.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.