A/D DSPIC

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

A/D DSPIC

Mensagempor Bardelli » 11 Abr 2010 19:30

Olá Caros amigos...

Alguem sabe se existe algum CI como o LM741, só que seja alimentado sem o uso de fonte simétrica?

Pergunto isso pois eu tentei utilizar o conversor A/D do dspic para ler a tensao induzida em um resistor de shunt (utilizando uma corrente modulado por PWM), no entanto o conversor a/d do Dspic é tao rapido que eu simplesmente nao conseguia uma media, conseguia valores maximos e minimos , nao estou afim de utilizar um filtro ou algo do genero, seria mais interessante utilizar o LM741 para comparar o pico da tensao induzida com uma tensao de referencia, no entanto eu quero fugir de uma fonte simetrica..., alguem ai conhece algum CI assim, ou tem alguma ideia melhor?

abracao
Bardelli
Byte

Re: A/D DSPIC

Mensagempor andre_luis » 11 Abr 2010 19:57

Bardelli,

Idéia por idéia, depende do quanto voce se dispôe a quebrar a cabeça.
Acho que seria recomendado implementar um filtro PB digital.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor MOR_AL » 11 Abr 2010 20:32

Se você estiver monitorando um sinal PWM em um resistor, ou vai ler 0V (ou quase 0V), ou vai ler +Vcc (ou quase).
Para obter o valor médio teria que usar um filtro PB mesmo.
Ou filtrando o sinal sobre o resistor, ou filtrando digitalmente, como o André informou.
Agora cuidado. Se esse sinal fizer parte de um controle (um loop fechado), pode provocar oscilações no sistema.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Bardelli » 11 Abr 2010 21:48

Vamos dizer que o LM741 seria a saida mais facil, mas nao quero complicar demais meu hardware fazendo uma fonte simetrica.

Vcs tem ideia de algum comparador que nao precisa ser alimentado com uma fonte simetrica?

Se vcs souberem de algo que funcione entre 0 e 5 V seria muito bom...
Bardelli
Byte

Mensagempor fabim » 12 Abr 2010 07:39

linha MCP6XXX da uxip..
tem um de 1mhz..

Na geral é rail to rail, de 2.5 a 5.5V de alimentação, e low noise.. muito baratos...
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Andre_Cruz » 12 Abr 2010 17:56

Bardelli,

O LM358 o CA3140 podem ser alimentados com 0V e 5V dispensando a fonte simétrica.
Mas em sua saída você perde um pouco em relação a alimentação.
Caso você precise da tensão negativa apenas para alimentar o amp op, pode usar o CI TCL7660 que converte a tensão positiva em negativa.

Abraço

André Cruz
Andre_Cruz
Word

Voltar para PIC