Comunicação PIC x Celular

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Comunicação PIC x Celular

Mensagempor neto_e_khelen » 03 Abr 2010 20:57

Já li muita coisa sobre os comandos AT , até já testei pelo hyper terminal do windows e funcionou, só que agora quero ir mais além, quero ligar meu pic, o 16f877a em um celular. Para comunicar com o celular o o pc eu tive que instalar um drive que criou um modem, atraves desse modem peguei a porta com dele enviei os comandos AT, até ai deu tudo certo, mas e com o pic?? Tenho que ter um adptador USB-SERIAL ?? AI é só ligar o pic no adaptador + no celular que vai funcionar?? Sem drivers nenhum??
neto_e_khelen
Bit

Mensagempor chrdcv » 04 Abr 2010 18:14

Amiguinho, se o teu celular (ops, telemóvel como diria os portugas) for um que suporte um padrão físico EIA232, basta usar um transceiver EIA232 acoplado diretamente a interface serial assíncrona (UART) do PICles (caso o mesmo não tenha uma, emule utilizando dois timers - um no modo de captura e outro no modo de comparação). Caso negativo, a situação é mais complicada e exige que o teu uC/solução host tenha uma interface USB host ou OTG para que possa conectar ao dispositivo (no caso o telemóvel). lembre-se que no caso USB há de ser necessário a escrita de todo o stack de comunicação, dependendo obviamente da solução host que disponha atualmente.

christian
chrdcv
Dword

Mensagempor chrdcv » 04 Abr 2010 18:20

Ah, já ia me esquecendo, faça uma procura no google, especialmente nos foruns edaboard e encontrará muito material, inclusive documentação do fabricante dos celulares detalhando os comandos ATs suportados pelos aparelhos.

Lembro que fiz algumas discadoras para a empresa 2com (www.2com.com.br) utilizando justamente a solução descrita no teu primeiro e-mail. O interessante é fazer com que teu host possa suportar tanto SMS (que nos casos dos celulares estão no formato PDU) quando uma pilha UDP para comunicação por GPRS (assim é possível utilizar "velhos" celulares em uma variedade de aplicações tais como: monitoramento de alarmes comerciais/ residenciais, acionamento de carga remotamente, acompanhamento de dispositivos remotos, etc). Mas para isso, talvez seja interessante escrever tb. um DNS e um PPP, assim por um preço de um celular "capenga", vc terá "quase" um modem GSM/GPRS vendido a $30/$40 doletas e que atende a maioria das aplicações...

that's all and have a lot of fun!
chrdcv
chrdcv
Dword

Mensagempor neto_e_khelen » 05 Abr 2010 10:15

Ok, hoje liguei meu Motorola W180 no pc pela usb, ele pediu um driver, eu instalei, e abriu a com3. Consegui fazer a comunicação pelo hiperterminal, mas e no pic??? Como funciona??, esse cabo que usei tem o RX e TX ?? Que consigo ligá-lo em um Max 232 ???
neto_e_khelen
Bit

Mensagempor chrdcv » 05 Abr 2010 13:52

Leia novamente os dois post's que escrevi... se tem cabo USB e o NO cabo NÃO está montado um translator USB device/EIA232 (nesse caso teria um cabo que seria um simples translator físico c/ usb device integrado no translator) significa que o telemóvel possui já uma interface usb device já integrada, o que quer dizer que terá que ter um host para comunicar com o mesmo.
chrdcv
Dword

Mensagempor neto_e_khelen » 05 Abr 2010 13:59

E quanto a essas saidas:
Imagem
Posso usa-las para comunicar com a serial ??
neto_e_khelen
Bit

Mensagempor chrdcv » 06 Abr 2010 01:35

Vou te dar o maior conselho do mundo: PROCURE NO GOOGLE!!!...
veja só, com menos de 1 minuto o que achei:
http://pinouts.ru/pin_CellularPhones-A-N_Motorola.shtml

christian
chrdcv
Dword

Mensagempor neto_e_khelen » 06 Abr 2010 10:29

Ok, vi lá, só que não tem a pinagem nem para o Nokia 1208 nem para o Motorola W180. Mas vou seguir um conselho de um colega do msn. Vou fazer para testar, se der certo beleza. Posto os resultados aqui.
neto_e_khelen
Bit

Voltar para PIC