por MOR_AL » 22 Mar 2010 11:53
Olá Daniel.
Pelo que estou percebendo, no seu lugar eu iniciaria o projeto com uma carga de baixa potência. Só para reduzir os riscos.
No seu circuito, você alimenta o led continuamente. Aliás, está faltando um resistor limitador da corrente no led do MOC. Vamos supor que a ensão de condução do Diac do MOC3021 seja de Vcondução, ou Vc.
O seu triac vai SEMPRE disparar quando a tensão da rede for cerca de + Vc, ou -Vc. Você não vai ter controle, uma vez que o disparo do triac será sempre fixo.
Com lâmpadas halógenas ocorre um detalhe. Enquanto estiverem frias (antes de acender), a resistência delas é bem menor. Sendo assim, a corrente será bem maior (posso estar errado, mas acho que da ordem de 20 vezes). Para reduzir este fato, pode-se começar diminuindo o ângulo de disparo, a partir dos 180º elétricos. Isso faz a lâmpada acender mais lentamente, reduzindo a corrente no triac.
Colocar triacs em paralelo somente, não resolve. O que ficar com uma tensão de condução menor vai conduzir com mais corrente. Esse é um processo tipo "bola de neve". A tendência é de queimar um dos triacs e depois o outro. Costuma-se colocar resistência de pequeníssimo valor em série com cada triac. Por exemplo. A tensão de condução máxima nesses resistores ficaria por volta de 0,5 a 1V. Isso já equilibraria, em parte, as correntes sobre eles.
Provavelmente será necessário colocar dissipadores de calor nos triacs.
O filtro formado por 1k2 e 0,2uF só limpa, um pouco, as frequências mais altas que 600Hz (o filtro está com o polo em 663Hz).
Navegue um pouco mais na net, que você vai encontrar outros circuitos.
Boa sorte.
MOR_AL
Editado pela última vez por
MOR_AL em 22 Mar 2010 11:57, em um total de 1 vez.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain