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SEGREDO DA PONTE H

MensagemEnviado: 07 Fev 2010 10:35
por Pask
Amigos, observo que as pontes H (full-bridge) não podem ser acionadas diretamente, ou seja, os mosfets não funcionam recebendo pulsos diretos em seus gates. Isto se dá, porque os mosfets montados na parte superior esquerda e direita da ponte ficam com seus terminais source em flutuação e não conseguem conduzir. Já aqueles montados na parte inferior esquerda e direita, tem seus sources conectados diretamente ao terra do circuito.
Acho que é isto que justifica a utilização de drivers especiais como o IR2110 para acionamento desse tipo de circuito.
Estou certo?
Se alguém puder me confirmar esta "suspeita" agradeceria muito, pois estou tentando acionar um sistema em Ponte H e ainda não consegui acho que devido a isso!

MensagemEnviado: 07 Fev 2010 10:46
por fabim
não resisti...

PAsk ? cadê o segredo agora ? Fiquei curioso..
isso que disse eu ja sabia,,, agora quero saber do segredo... vamu desembuxa @@@!!!!

MensagemEnviado: 07 Fev 2010 11:55
por RobL
Descobriram o segredo.
O segredo está em não existir PMos que atenda potência e voltagem.
Já canal N tem aos montes em todas as faixas.
Mas canal N não tem como ligar direto em uma porta, no caso da ponte H.
Daí a necessidade de um circuíto qualquer elevador de tensão posto no gate.
Portanto, não é preciso ser em ponte só não, em um único Nmos vamos ter que usar um elevador de tensão. Outra vez, com Pmos não precisa elevador de tensão, mas não se encontra para uma larga gama de aplicações e seu preço é muito mais alto.

MensagemEnviado: 07 Fev 2010 12:17
por xultz
Usei o IR2110 numa ponte num projeto há menos de um ano, e eu precisei dele porque a ponte ia chavear uma tensão de 50V, sintetizando uma senóide com PWM. Para acionar o gate do FET, precisava de 50V + 4V pelo menos, e o IR faz exatamente isto, bombeia a tensão num capacitor para ter uma tensão mais alta no gate.
Se a ponte estiver na mesma tensão do circuito, precisa de um IR prá ter uma tensão mais alta no gate. Prá facilitar, o IR gera dead time entre acionamento dos canais da ponte, prá garantir que o lado de cima não acione junto com o lado debaixo.

MensagemEnviado: 07 Fev 2010 13:09
por Pask
Bem. Quando eu digo "segredo", estou me referindo, evidentemente, ao fato de encontrarmos esquemas elétricos de pontes H sendo acionadas diretamente, ou seja, recebendo pulsos de acionamento diretamente nos gates ou bases de transistores como se isso fosse possível. Em revistas de eletrônica isso é muito comum.
Acontece que, montando esses circuitos mais simples e diretos, a ponte simplesmente não funciona pela razão já explicada acima.
Isso quer dizer que "o segredo" de como fazê-la funcionar, na realidade, não é mostrado!

MensagemEnviado: 07 Fev 2010 13:18
por jorgeluiz
ja tive alguns problemas com essas pontes H-H, quando todos transistores conduzem ao mesmo tempo, e torram que nem pipoca. A soluçao que eu achei, foi colocar cada gate em uma saida do PIC (estamos falando em pics, nao e'? ) Nos Fets canal N, dobrador de tensao com simples diodos e capacitores. O tempo morto, calculado no firmw. E resistor pra tudo quanto e' lado, pra garantir os estados logicos.

MensagemEnviado: 07 Fev 2010 13:25
por proex
Pask escreveu:Bem. Quando eu digo "segredo", estou me referindo, evidentemente, ao fato de encontrarmos esquemas elétricos de pontes H sendo acionadas diretamente, ou seja, recebendo pulsos de acionamento diretamente nos gates ou bases de transistores como se isso fosse possível. Em revistas de eletrônica isso é muito comum.


Bem, tem situações em que isso é possivel sim. Mas onde vc ja viu esses esquemas?

Não seriam apenas diagramas em blocos simplificados?

.

MensagemEnviado: 07 Fev 2010 13:36
por Orcino
O que acontece é que os transistores MOSFETs, precisam de 10V em relação ao SOURCE p/ plena condução. Por exemplo, em uma ponte-h controlando um motor DC de 12V, temos no SOURCE dos MOSFETs da parte alta 12V, isso quer dizer que precisaremos de 22V no GATE deles, caso contrário eles estaram trabalhando na região LINEAR. O que esses drivers, como o IR2110 faz é SENTIR a tensão no SOURCE dos transistores e assim fornecer a tensão necessária ao GATE, o que p/ a grande maioria dos FETs não pode exceder os 20V em relação ao SOUCE.

Orcino

MensagemEnviado: 07 Fev 2010 15:19
por guest2003
Pask,

O Robl ja contou o segredo... acho que vc nao prestou atenção.

Dependendo do requisito do seu circuito, você pode utilizar dois mosfets canais P na parte superior da ponte, ou seja, eles ficam referenciados ao VCC e nao a parte flutuante do motor... e na parte de baixo utiliza dois canais N que ficam referenciados ao terra.

Seria a mesma ideia se voce fosse montar com transistores bipolares... teria que ter 2 PNP na parte de cima e 2 NPN na parte de baixo.

[]'s

PS: Vale lembrar que dependendo da aplicação o driver não é so necessario apenas pelo motivo da tensão, e sim pela corrente de gate tambem.

MensagemEnviado: 07 Fev 2010 21:28
por Pask
Valeu pelas dicas amigos. Na verdade, eu já havia entendido sim. Estou fazendo uns testes com o IR2110 e depois conto para vocês como foi tudo. Valeu.

MensagemEnviado: 08 Fev 2010 11:22
por Pask
Amigos, infelizmente, não consegui fazer a ponte funcionar com o driver IR2110 e 4 mosfets IRFZ48 de canal N.

Mas, eu precisaria que a ponte funcionasse exatamente assim. Então, se alguém puder me ajudar com este circuito, eu agradeceria muito.

Se você puder me passar o seu endereço de e-mail, te mando a figura com o circuito que estou tentando "fazer funcionar". Obrigado.

Help me !!!

[/img]

MensagemEnviado: 08 Fev 2010 11:24
por proex
Publica o esquema eletrico dela aqui pra gente ver e analisar, fica mais facil assim.

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MensagemEnviado: 08 Fev 2010 12:24
por Pask
Como eu faço para publicar o esquema aqui? Me mande um e-mail e enviarei o esquema elétrico em questão.