Potenciometro

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Potenciometro

Mensagempor Paulo_P » 27 Nov 2009 16:34

Pessoal tenho uma placa com o PIC18F4620 usando o compilador C CCS, preciso fazer a leitura da posição de um cabeçote (eixo) de máquina de produção, onde o mesmo se movimenta tanto para cima como para baixo de forma horizontal, o movimento é milimetrico.

Pensei em fixar um potenciometro para localizar a posição exata do cabeçote, estou pretendendo usar este potenciometro:
http://www.soldafria.com.br/product_info.php?cPath=32_354&products_id=2753

Peço ajuda como fazer para conectar minha placa neste potenciometro e pegar a leitura dele ?

Pensei em usar o A/D do PIC, poderiam me dar alguma idéia ?

Desde já agradeço pela atenção de todos !

Obrigado e abraços,

Paulo
ppap@translate.com.br
Paulo_P
Bit

Re: Potenciometro

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 27 Nov 2009 17:22

Paulo_P escreveu: ... preciso fazer a leitura da posição de um cabeçote (eixo) de máquina de produção, onde o mesmo se movimenta tanto para cima como para baixo de forma horizontal, o movimento é milimetrico.

Esses Potenciômetros não tem Precisão e nem suportariam por muito tempo

Transdutor adequado pode encontrar em Automação Industrial.

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor vtrx » 27 Nov 2009 17:42

Queria entender como se movimenta para cima e para baixo na horizontal...não é na vertical?
Tem como voce postar uma foto deste 'cabeçote' para poder imaginar oque adaptar?
vtrx
Dword

Mensagempor Paulo_P » 27 Nov 2009 17:45

Obrigada pelo auxilio Djalma !

Quanto a precisão não teria problema, porque no display estaria mostrando um percentual tipo de 0% até 100%, não importa se eu tenha uma variação de +- 5%.

Este percentual seria apenas utilizado como uma simples referencia, nada tão critico a ponto de uma precisão de 1% a cada um 1%, nada disso.

Por isso pensei em usar um potenciometro comum e barato, mesmo que tenhamos que trocar de tempos em tempos, ele será muito mais economicamente viavel do que os industriais que são muito caros, e para uma função não tão critica como esta inviabilizaria totalmente o projeto.

Paulo
ppap@translate.com.br
Paulo_P
Bit

Mensagempor Paulo_P » 27 Nov 2009 17:57

Esta é a imagem do cabeçote (eixo), nele já está fixado uma caixa preta e dentro está o potenciometro, observem que sai da caixa preta um filete de metal, esse filete de metal está fixado ao potenciometro afim de seguir o movimento do cabeçote.

http://www.4shared.com/file/161000428/9862f40c/072909095719.html

Paulo
ppap@translate.com.br
Paulo_P
Bit

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 27 Nov 2009 19:18

Correto Paulo_P

É que
Código: Selecionar todos
 movimento milimétrico
me levou a pensar em precisão

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Beto_s » 28 Nov 2009 00:06

Entao usa pelo menos um potenciometro de precisao de fio , aquele azul multivolta , que o desgaste nao será tao rápido quanto o comum .

Beto.
Beto_s
Bit

Mensagempor Jozias del Rios » 28 Nov 2009 06:14

colegas, vcs acham muito dificil construir aquele encoder linear de impressoras que tem uma fita cheia de barras?
Os vencedores são aqueles que sabem o que fazer se perderem.
Os perdedores são aqueles que não sabem o que fazer se ganharem.
Jozias del Rios
Byte

Mensagempor Paulo_P » 28 Nov 2009 10:22

Djalma, desculpe a confusão com relação ao "movimento milimétrico" que eu informei, na verdade o cabeçote (eixo) se movimenta com esta precisão, más para eu fazer essa leitura da posição não a necessidade de tamanha precisão.

Paulo
ppap@translate.com.br
Paulo_P
Bit

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 28 Nov 2009 10:35

Então mãos a obra rs

Existem Potenciômetros Deslizantes de diversos tamanho e Varor de R

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Paulo_P » 28 Nov 2009 10:40

Beto, talves esse de voltas também possa servir, embora tenho que ver se não ficamos limitados quanto ao número de voltas.

Então Djalma, mas esse é a questão do problema, como fazer a ligação fisica do PIC direto no Potenciometro e como fazer a leitura de informações geradas pelo Potenciometro, esse é X da questa, rsrsrs...

Nunca trabalhei com potenciometros.

Paulo
ppap@translate.com.br
Paulo_P
Bit

Mensagempor vtrx » 28 Nov 2009 12:32

Jozias,se não me engando,implementar esse sistema de fitas vai requerer uma 'inicialização' da posição,talvez isso não seja desejavel.
vtrx
Dword

Mensagempor Beto_s » 28 Nov 2009 16:13

Outra sugestao que já vi em alguns projetos é utilizar uma mini cremalheira e um encoder incremental que pode ser até construido com um disco perfurado e um acoplador otico.
Essas peças mecânicas podem ser encontradas em sucata de impressora.
Tudo depende do curso que vc precisa.
Pode utilizar tambem um sensor indutivo contando os dentes da engrenagem acoplada a cremalheira , se exister espaço pra isso .
Beto_s
Bit

Mensagempor Jozias del Rios » 28 Nov 2009 16:14

vtrx, sim, você deve estar certo quanto a isso.

Paulo, se vc tem um PIC com conversor AD, pode começar fazendo as coisas mais simples possíveis: compra um Potenciometro LINEAR (quanto à escala, não quanto ao tipo de movimento) de uns 4K7. Conecte os terminais que tem a resistencia constante de 4K7 à sua fonte, 5V e GND. O terminal central, cuja tensão é vista entre 0 e 5V vc pode ligar direto no pino do conversor AD do PIC.
Os vencedores são aqueles que sabem o que fazer se perderem.
Os perdedores são aqueles que não sabem o que fazer se ganharem.
Jozias del Rios
Byte

Mensagempor _blackmore_ » 28 Nov 2009 19:03

Paulo_P

bixo ... um colega fez a algum tempo um trabalho muito bacana para posicionamento ... e fez simples ... um motor DC, um encoder incremental, e fuzo comum ... pronto ...simples e bunito ...muito eficiente ... só para tu ter uma idéia .. o bixo trabalhou quase 5000 horas ininterruptas para que fosse necessária a primeira manutenção ... graxa nos mini rolamentos ...
_blackmore_
Dword

Próximo

Voltar para PIC