xultz escreveu:Olá Tico.
Se você estiver aberto a sugestões, aqui vão algumas. Se não estiver, não leia.
Primeiro, procure exportar a imagem do diagrama ao invés de usar uma screenshot, apesar do Eagle ser meio cretino, ele deve conseguir exportar prá alguma coisa, tipo pdf. Fica muito melhor de ver o diagrama.
No diagrama, use ao máximo símbolos de alimentação. A linha de 5V que sai do 7805 pode ser substituída por símbolos de Vcc, teu diagrama fica muito mais limpo e claro usando isso.
As ligações perto do PIC estão um emaranhado difícil de entender. Use netnames ao máximo possível. Por exemplo, as ligações do PIC ao display podem ser eliminadas, colocando netnames de mesmo nome na saída do PIC e na entrada do display. Isso deixa o esquema mais limpo e claro também. O mesmo pode ser feito no comando do relé, nas linhas do teclado, etc. Usar netnames mesmo em linhas conectadas é uma boa idéia, porque ajuda a identificar a função daquela linha.
Lembre-se: a função principal de um esquema NÃO é gerar uma netlist para você desenhar uma placa, isto é uma mera consequência. A função principal é servir de documentação para uma pessoa olhar o desenho e compreender rapidamente o que ele faz. O mesmo para um código-fonte.
Sobre teu circuito, eu fiquei preocupado com o fato de não ter nenhum resistor limitando a corrente do backlight, ele deve estar meio que torrando...
Outra coisa, o circuito com o 555 é completamente desnecessário, afinal você poderia fazer a mesma temporização no firmware, e assim diminuindo teu circuito.
No geral, parabéns pelo fato de ter levado o projeto até o final e feito funcionar, esta satisfação só entende quem faz as coisas acontecerem, pode ficar orgulhoso.
E ai xultz...
Nossa estou 100% aberto a novas opnioes e ajudas!!!
antes de mais nada muito obrigado pelos comentarios...
Vou confessar para vc que essa foi a primeira vez que eu fiz um projeto deis do zero... digo construir o esquema e o pcb e de fato nunca tinha pensando em usar o netlist... O que eu fiz foi bem o que vc disse mesmo..
Eu simplesmente fiz um esquema para o gerar o pcb e acabei nao me preocupando com a organizacao.. Concordo que ficaria infinitamente melhor mesmo... é que eu nao sabia usar netlist, mas vou dar uma pesquisada..
Em relacao ao LCD eu me esqueci mesmo de colocar um resistor, sinsaramente nem tinha pensado nisso... Liquei como se fosse um VCC de um CI... Vacilei, mas acho que isso da facilmente para colocar. Sera que um Resistor de 1K ja é bom?
Entao eu usei um 555 por dois motivos...
a ideia de fazer esse backlight acender e apagar sozinho foi uma ideia que eu tive no final do projeto.. quando o codigo ja estava completo...
ai para mudar eu iria precisar mudar bastante a estrutura do codigo, e tava com preguissa..
ai ja tava querendo usar o 555 (pois nunca tinha usado entao queria usar para aprender).... entao resolvi colocar o 555 pois assim precisei mudar uma linha no codigo

!!!
Poo mais uma vez muito obrigado pelas dicas os meus proximos esquemas prometo que ficaram melhor e muit omais organizados!!!
Um Abracaooo