Ola zazulak.
Impressão minha ou você usou um motor Nema, o mesmo usado nas impressoras Emilia?
Neste video em questão sim.
Em teoria, a função do snubber é amenizar a variação de corrente/tensão em função do tempo, o famoso dv/dt. Mas, parece que não é bem isso que está fazendo os seus IRF540 fritarem.
Bom como disse anteriormente, minha eletronica é capenga, então pensei que fosse extamante esta
variação que estivesse causando isso.
Presumo que este motor que você usou aí seja de 4 bobinas, correto?
Correto.
Se for este mesmo, podes fazer um 'clamp', assim ó: No dreno de cada fet ligue o anoto de um diodo, pode ser um 1N4937. e junte os catodos todos e ligue num resistor em paralelo com um capacitor, ligados ao +VCC. O valor ideal do resistor e do capacitor podem ser encontrados por experimentação. Eu começaria com um eletrolitico de 100uF/100V e um resistor de 2K2/5W.
Quando aos diodos já o fiz e tive uma melhora consideravel, porem sem o resistor e o capacitor.
Outra opção seria um zenner de 100V/5W em série com um diodo, para cada FET. Inclusive, em algumas impressoras, é este o metodo usado para proteger os transistores que chaveiam as bobinas da cabeça, e do motor do papel (o do carro geralmente é de 2 bobinas)
Isso já me passou pela cabeça, é uma idéia que gosto muito e acho que irei tentar.
E, eu particularmente jogaria fora estes IRF540 e colocaria logo IRFP264....
Sim já pensei neste sujeito tambem "250V / 38A " o problema é mais o preço, $19 magos na farnell. E como a intenção é usar componentes BBB, bom bonito e barato, isso modifica o contesto da proposta. Mais se for o caso!
Ah, mais uma.. para girar um motor desses tão rápido, pode-se reduzir a largura de pulso, não mantendo a bobina energizada durante todo o passo. O motor, os FETs e a fonte agradecem. Terá uma diminuição do torque mas, o próprio peso do rotor ajuda a reduzir esse efeito.
De certa forma isto já é feito pelo pic, pois ele trabalha como chopper para controlar a corrrente. Não vou tentar explicar isso pois acho que você sabe como funicona.
Ola _blackmore_ Lei de Lenz
Essa não conheço, tenha certeza que procurarei por ela.
eu engordo as sugestões dos colegas de colocar diodos nos drenos dos FET´s ajudando a bloquear esta provável corrente reversa que acredito ser a causa da passagem dos transistores desta para outra dimensão.
Como já disse, já foi feito, mais vez e outra um
tadinho ainda morre.
Mais melhorou significativamente.
Abraço a todos.
Ivan
"Mesmo o objeto mais inanimado tem movimento suficiente para ficar na sua frente e provocar um acidente."
"Even the most inanimate object has enough movement to stand in your way and cause an accident."